Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gilbertofsa
Registrado: 02/07/07 Mensagens: 49 Localização: Feira de Santana-BA
|
Enviada: Dom Abr 20, 2008 10:01 pm Assunto: Correção de cicatriz em Ficus |
|
|
Ola a todos. A um tempo atrás eu postei a foto de um ficus que eu achei jogado fora. E me orientaram a corrigir a cicatriz existente devido ao corte. Como eu nunca tinha feito tal operação ai vai um antes e o depois. Caso eu tenha feito algo de errado me corrijam e me orientem na direção certa. O trabalho foi realizado com uma Dremell.
Ficus logo após a coleta:
após um tempo depois:
Retirarei este pedaço de raiz a esquerda:
 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Abr 20, 2008 10:58 pm Assunto: |
|
|
Gilberto,
você já pensou em algum estilo para esse fícus?
As podas ficaram boas, acho que agora é limpar e aplicar uma pasta cicatrizante. A madeira na ferida de cima parece estar morta, talvez fosse o caso de desbastar um pouco mais antes de aplicar a pasta.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
gilbertofsa
|
Enviada: Seg Abr 21, 2008 1:09 pm Assunto: |
|
|
Edson eu ainda não pensei qual estilo para este Ficus. Primeiro quando se é principiante nós olhamos e não conseguimos ver o desenvolvimento do mesmo. Para isso eu vou querer a colaboração do pessoal daqui. E quanto a parte de cima eu desbastei até chegar na parte viva. E como não tenho pasta cicatrizante eu utilizei creme dental. Abração Edson. |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Seg Abr 21, 2008 2:18 pm Assunto: |
|
|
Amigo.
Tomando como base a sexta foto, eu reclinaria a planta para a direita. Acho que ajudaria a vislumbrar um futuro moyogi.
Claro, ficaria faltando todo um trabalho com as ramificações para consolidar o estilo.
Boa sorte.
Franz |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Seg Abr 21, 2008 6:45 pm Assunto: |
|
|
Diego , para saber mais sobre cicatrização de cortes muito grandes como é o caso deste teu ficus , acessa este link aqui do forum. É o trabalho do grande mestre Charles num Acer que tambem possui um corte grande que esta prejudicando a estetica da arvore.
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=9174
Espero que te ajude , pois me esclareceu bastante.
Valeu
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
gilbertofsa
|
Enviada: Seg Abr 21, 2008 7:35 pm Assunto: |
|
|
Franz como eu iria reclinar a planta para a direita? Pela foto abaixo quais os galhos que eu deveria inutilizar?
Joel será que a técnica do durepox serve para Ficus? Vai ser uma páreo duro para um principiante transformar este Ficus em um bonsai. Mas vamos ver no que dar. |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Seg Abr 21, 2008 8:11 pm Assunto: |
|
|
Gilberto , acredito que o ficus aceita bem o durepox e sua cicatrização deve ser ate mais rapida , pois é uma planta de metabolismo muito rápido _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 21, 2008 9:26 pm Assunto: |
|
|
Amigo,
Não seria mais possível a inclinação do tronco por tracionamento, pela espessura do mesmo. A melhor maneira seria transplantá-la inclinada (+ ou – 45°).
Em seguida, trabalharia as ramificações (que ainda estão finas) com aramagem para a composição de um futuro Moyogi.
Vai uma projeção (muuuito tosca rsrsrs), na tentativa de visualização deste estilo.
Mas outros caminhos são possíveis.
Boa sorte.
Franz Johansen
 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Abr 21, 2008 11:28 pm Assunto: |
|
|
Gilberto,
quanto à pasta cicatrizante, eu uso limpar a ferida com uma solução de sulfato de cobre + própolis, espero secar e aplico massa de modelar. Também já usei pasta de dente... Acredito que a vantagem sobre o Durapox é que a massa de modelar não adquire a rigidez do Durapox, permitindo que a casca vá ocupando o espaço da massa...
Abraços...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
gilbertofsa
|
Enviada: Ter Abr 22, 2008 8:51 pm Assunto: |
|
|
Franz agora deu para entender. Agora vou estudar como irei fazer isso. e Edson então eu terei que chegar na parte viva das bordas da cicatriz e em seguida fazer a limpeza e colocar a massa de modelar e com o crescimento a nova casca irá tomar o lugar da massa. Correto? Vai ser um trabalho demorado. Tendo em vista a cictriz ser enorme. Vou seguir os conselhos dos nobres colegas. Abração. e se alguém mais tiver mais idéias que postem. |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 23, 2008 10:22 am Assunto: |
|
|
Aproveite para realizar as aramagens enquanto a planta possui os galhos finos ainda. Facilita bastante. Tome cuidado para não apertar muito...
Franz Johansen |
|
|
 |
gilbertofsa
|
Enviada: Qui Abr 24, 2008 12:09 pm Assunto: |
|
|
Valeu Franz Irei fazer isso. E tentarei seguir a projeção feita por ti. Abração. Quando tiver novidades postarei aqui. |
|
|
 |
|