Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rapha
|
Enviada: Sáb Abr 12, 2008 11:40 am Assunto: Eucalipto é bom pra bonsai? |
|
|
eu vo ganhar uma muda de um amigo meu, gostaria de saber como são os cuidados que devo ter com essa planta. |
|
|
 |
Rapha
|
Enviada: Dom Abr 13, 2008 7:35 pm Assunto: |
|
|
ninguem? |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Abr 14, 2008 11:21 am Assunto: |
|
|
Rapha,
o eucalipto pode resultar num bonsai interessante e pouco comum. Entretanto, muitas são as dificuldades na educação da muda:
1 - Os ramos tem uma dominância apical muito intensa
2 - brotos laterais demoram a sair
3 - podar ramos sem deixar folhas verdes a muda tanto pode secar e morrer ou rebrotar na vase do tronco
4 - crescimento muito vigoroso; pode crescer 2 metros em 6 meses se não for podado
Estas informações foram retiradas da revista Como Cultivar Bonsai edição 08, páginas 62 e 63. O texto é do agrônomo e bonsaísta João Chaddad Junior. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Rapha
|
Enviada: Seg Abr 14, 2008 3:59 pm Assunto: |
|
|
nuss, não imaginava q era uma planta tão complicada, não se se topo o desafio ou deixo de lado.
Muito obrigado Edson  |
|
|
 |
Fernando Andrade

|
Enviada: Seg Abr 14, 2008 9:08 pm Assunto: .......... |
|
|
Na boa....
Vai fundo, com um crescimento acelerado assim vc pode ter várias possibilidades para trabalhar (para um iniciante quanto mais trabalho melhor)
No pior vc só vai perder uma planta e ganhar experiência......
Abraço _________________ "E por não estar competindo, ninguém no mundo podia competir com ele"
São José dos Campos - SP |
|
|
 |
Erik Wroblewski

|
Enviada: Seg Abr 14, 2008 9:45 pm Assunto: ... |
|
|
Só tenho um pedido a fazer: se não for fazer bonsai com ela, não plante por aí.
O eucalipto é uma planta muito invasiva e que por estar num ecossistema diferente do seu habitat original, degrada violentamente o solo enquanto se desenvolve. _________________ O Forte entrega-se às suas paixões, mas apenas o fraco se deixa dominar por elas.
Érik Wroblewski |
|
|
 |
Rapha
|
Enviada: Qua Abr 16, 2008 6:33 pm Assunto: |
|
|
ja falei para meu amigo não trazer o eucalipto  |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Abr 17, 2008 12:19 am Assunto: |
|
|
Rapha, não desiste não.
É um desafio mas olha que pode dar um lindo bonsai.
Pena que não encontrei a outra foto de bonsai de eucalipto que é lindo, mas olha só este:
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Rapha
|
Enviada: Qui Abr 17, 2008 4:32 pm Assunto: |
|
|
bonito sim, vo pensar a respeito  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Abr 17, 2008 5:14 pm Assunto: bonsai |
|
|
Rapha, algumas variedades de eucalipto têm folhas menores, o que ajuda bastante. Há tempos, observei num site que no momento não me recordo, um tronco de uns 35cm de base, por uns 45 de alto, escavado, com parte da frente (madeira) morta. O bonsai era formado por um unico galho que saía por detrás.
No caso de uma muda nova, creio que o ideal é aramar, fazendo movimentos levemente sinuosos no tronco, ou, quando não, forçando "quebras" mais acentuadas, visando com isso uma estruturação no estilo literati, que pela excassez de galhos, facilita melhor sua condução como bonsai, que um moyogi como esse da foto.
Apenas uma ressalva: algumas variedades exalam um forte odor (muito apreciado pelos fabricantes de detergentes e produtos de limpeza), que causa transtorno em aves e outros animais. Observe que dificilmente verá alguma ave fazer ninho em eucaliptos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rapha
|
Enviada: Sáb Abr 19, 2008 4:02 pm Assunto: |
|
|
Eu tenho cachorro, sera que que o odor vai atormentar ele? planta muito peculiar. |
|
|
 |
|