|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Abner Figueredo
|
Enviada: Seg Maio 05, 2008 11:56 pm Assunto: Estilo Ficus |
|
|
Amigos,
Depois de uma experiência frustrante com um cipreste, resolvi seguir os conselhos do amigo Nickyfury e tentar espécies mais fáceis de criar. Portanto, adquiri recentemente este Ficus e gostaria de saber a opinião dos foristas e idéias p/ este aprendiz de bonsaísta.
[img] [/img]
[img] [/img]
[img] [/img]
[img] [/img]
[img] [/img] |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Maio 07, 2008 1:17 pm Assunto: |
|
|
Abner eu sugiro que você cortasse ele na junção dos galhos. Assim surgiriam novas brotações mais baixas e ficaria melhor para trabalhar. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Bonsairei
Registrado: 24/03/08 Mensagens: 22 Localização: São João del Rei - MG
|
Enviada: Qua Maio 07, 2008 1:27 pm Assunto: |
|
|
Abner, eu seguiria a sugestão do Marcos, para encolher a arvore e a colocaria em um vaso grande com o escorredor e tudo, pois normalmente só colocamos a arvore em um escorredor após a conclusão do trabalho, ou seja, o estilo desejado. Para depois voce transplanta-la para uma bandeja, no inicio mais profunda e depois para a bandeja desejada.
Obs: procure podar os galhos após atinguirem 6 pares de folhas no minimo. _________________ Visite:
www.bonsairei.110mb.com
Parceiros: www.shizenbonsai.110mb.com
www.bonsaicarvalho.110mb.com |
|
|
 |
Abner Figueredo
|
Enviada: Qui Maio 08, 2008 1:28 am Assunto: |
|
|
Amigos
Pensei inicialmente em fazer dois alporques dos ramos maiores (esquerda e direita) a dúvida é se eu posso fazer ao mesmo tempo (isso vai estressar a planta?) Quando eu tirei ela da terra, perdi algumas raízes. Existe uma época certa para fazer um alporque na planta??? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Maio 08, 2008 9:59 am Assunto: bonsai |
|
|
Abner, uma alporquia pode ser feita a qualquer tempo, desde que vc tome os devidos cuidados em sua manutenção, isto é, a area deve estar sempre úmida (não encharcada). Entretanto, para garantir maior sucesso, aguarde até a chegada da primavera, pois isso irá garantir um enraizamento mais rápido e aumentar as chances de sucesso.
Num mesmo caule vc pode fazer o numero que julgar necessário de alporques, sem que isso prejudique ou estresse a planta, ok? Certa feita fiz oito alporques em uma aceroleira do meu quintal, todos no mesmo galho aliás, que renderam bem, pois fiz na primavera, como indiquei a vc.
Enquanto aguarda a melhor época, aproveite para aramar toda a planta, principalmente os galhos a serem alporquiados, dando-lhes movimentos levemente sinuosos. Isso permitirá a vc retirar um material de qualidade superior, ao invés de apenas caules retos, ok?
Fique atento para o arame não marcar demasiado os galhos ou caules aramados, pois o ficus é uma planta de crescimento rápido. Se retirar o arame e perceber que não ficou bem do jeito que planejou, arame novamente. Use fio grosso de cobre, que é mais duro e sustenta melhor aramação em caule que o de aluminio.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|