FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estilo Ficus
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Abner Figueredo

MensagemEnviada: Seg Maio 05, 2008 11:56 pm    Assunto: Estilo Ficus Responder com citação

Amigos,

Depois de uma experiência frustrante com um cipreste, resolvi seguir os conselhos do amigo Nickyfury e tentar espécies mais fáceis de criar. Portanto, adquiri recentemente este Ficus e gostaria de saber a opinião dos foristas e idéias p/ este aprendiz de bonsaísta.

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 07, 2008 1:17 pm    Assunto: Responder com citação

Abner eu sugiro que você cortasse ele na junção dos galhos. Assim surgiriam novas brotações mais baixas e ficaria melhor para trabalhar.
Bonsairei

MensagemEnviada: Qua Maio 07, 2008 1:27 pm    Assunto: Responder com citação

Abner, eu seguiria a sugestão do Marcos, para encolher a arvore e a colocaria em um vaso grande com o escorredor e tudo, pois normalmente só colocamos a arvore em um escorredor após a conclusão do trabalho, ou seja, o estilo desejado. Para depois voce transplanta-la para uma bandeja, no inicio mais profunda e depois para a bandeja desejada.
Obs: procure podar os galhos após atinguirem 6 pares de folhas no minimo.

Parceiros: www.shizenbonsai.110mb.com
www.bonsaicarvalho.110mb.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Abner Figueredo

MensagemEnviada: Qui Maio 08, 2008 1:28 am    Assunto: Responder com citação

Amigos

Pensei inicialmente em fazer dois alporques dos ramos maiores (esquerda e direita) a dúvida é se eu posso fazer ao mesmo tempo (isso vai estressar a planta?) Quando eu tirei ela da terra, perdi algumas raízes. Existe uma época certa para fazer um alporque na planta???
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 08, 2008 9:59 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Abner, uma alporquia pode ser feita a qualquer tempo, desde que vc tome os devidos cuidados em sua manutenção, isto é, a area deve estar sempre úmida (não encharcada). Entretanto, para garantir maior sucesso, aguarde até a chegada da primavera, pois isso irá garantir um enraizamento mais rápido e aumentar as chances de sucesso. Very Happy

Num mesmo caule vc pode fazer o numero que julgar necessário de alporques, sem que isso prejudique ou estresse a planta, ok? Certa feita fiz oito alporques em uma aceroleira do meu quintal, todos no mesmo galho aliás, que renderam bem, pois fiz na primavera, como indiquei a vc. Very Happy

Enquanto aguarda a melhor época, aproveite para aramar toda a planta, principalmente os galhos a serem alporquiados, dando-lhes movimentos levemente sinuosos. Isso permitirá a vc retirar um material de qualidade superior, ao invés de apenas caules retos, ok? Wink

Fique atento para o arame não marcar demasiado os galhos ou caules aramados, pois o ficus é uma planta de crescimento rápido. Very Happy Se retirar o arame e perceber que não ficou bem do jeito que planejou, arame novamente. Use fio grosso de cobre, que é mais duro e sustenta melhor aramação em caule que o de aluminio. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: