FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pinheiro Negro
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 19, 2008 11:25 pm    Assunto: Pinheiro Negro Responder com citação

Ideias pra esse PN? Pensei em tirar os galhos mais baixos, aramar o tronco e deixa-lo retorcido. Não da pra ver direito mas há varios galhos saindo proximo aos primeiros galhos e tambem proximo ao apice.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 21, 2008 11:46 am    Assunto: Responder com citação

Aproveite Marco e faça a aramação agora pois estamos na época ideal para aramar os PN, que é no início do outono.
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 21, 2008 2:03 pm    Assunto: Responder com citação

Ótima aquisição amigo.

Mas recomendaria retirar deste vaso.

Utilize um vaso profundo ou escorredor com substrato drenante.

Cuidado nas regas. As coníferas não gostam de excesso de água. Wink

Boa sorte.

Franz
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 21, 2008 5:09 pm    Assunto: Responder com citação

Marco,

também concordo que vc efetuou uma boa compra.Como foi orientado, teu PN deve ser retirado do vaso plástico e ser transplantado para um com maior profundidade ou escorredor.Não corte nada por enquanto, prin cipalmente os primeiros galhos.Procure mais orientações de foristas ou em matérias de vários sites que dão várias dicas da espécie.Para se conseguir o PN mais baixo, suas raizes são cortadas aos 26-28 dias quando brotados a partir e sementes.

Um abraço - Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
tuchë gama

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2008 1:24 am    Assunto: Responder com citação

CONCORDO QUE ELE DEVE IR PARA A ENGORDA
EM UM VASO GRANDE
DEPOIS TERA MUITA OPCAO PARA ALGUM ESTILO Smile Smile
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 23, 2008 1:53 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado palas sugestões.
A respeito do vaso, eu já tinha planejado a mudança para o escorredor, mas eu adiei a mudança porque a planta cresceu muito em 2 meses, alguns galhos novos chegaram a crecer 6 cm. O que está me deixando preocupado é que não estou enchergando um estilo para ele. Não dá pra ver direito na foto, e também é dificil ao vivo, mas aquela concentração de agulhas no primeiro galho concentra uma grande quantidade de galhos novos e mais acima, no apice, tambem há essa concentração. Entre essas duas partes citadas há muito espaço vazio e não sei como direcionar para algum estilo...
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 23, 2008 2:05 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

A melhor sugestão, até agora, e a mais acertada, é replantar em um escorredor. O resto, deixe como está. Very Happy

O Pinheiro Negro é relativamente fácil de ser moldado, mas antes de definir estilo é necessário saber com que galhos irá trabalhar. Como diz que há muita brotação na parte mais baixa, então é por aí que irá formar seu futuro bonsai. Mantenha os dois galhos mais compridos, em crescimento vertical, eles é que irão puxar a força de crescimento e de engorda do tronco. São os famosos galhos de sacrificio, pois, tão logo a planta adquira a grossura de tronco que o cultivador deseja, serão então cortados. Very Happy

Num primeiro momento, ao fazer o transplante para o escorredor, busque um substrato ao mesmo tempo drenante, mas sem exageros. Uma boa composição: casca de pinus, carvão vegetal, pedaços de madeira desidratada, terra tipo bioplant ou plantax (usada por horticultores para germinação de sementes), caco ceramico (telha ou tijolo maciço). As proporções são iguais para todos os compostos. Forre o fundo do escorredor com a mistura, coloque o pinheiro, sem desfazer o torrão completamente e sem desembaraçar as raizes, e acrescente o restante do substrato. Very Happy

Um pinheiro estará bom para ser trabalhado quando seu caule tiver uma grossura razoável, e a casca estiver formada em camadas sobrepostas, como se fossem escamas. Antes disso, o que pode ser feito? Pinçagem das acículas ou agulhas, manutenção e condução dos galhos necessários, e aramação inicial. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 23, 2008 11:15 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury, obrigado pelas sugestões...
O substrato a que eu tenho maior acesso é pedriscos de rio de loja de aquario, será que é muito drenante?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 24, 2008 3:25 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Pedrisco, somente? O ideal é o substrato que descrevi. Não é tão dificil de obter, nem complicado para vc mesmo preparar e usar, ok? Usar apenas pedrisco é meio contrasenso. As raizes se fixarão, mas irão ficar um pouco soltas demais. Shocked

Se tiver só pedriscos, acrescente ao menos carvão vegetal (use aquele que vendem para churrasco) e caco de telha (quebre uns dois ou tres tijolos maciços). Use em proporções iguais. Wink

Eis uma ótima possibilidade para seu bonsai, num futuro não muito distante:

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 24, 2008 4:53 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky, não me expressei bem, o substrato tambem leva terra vegetal, cerca de 40%, eu tenho um acer e um junipero nessa mistura e parece que estão indo bem embora a drenagem seja grande. Estou um pouco preocupado com essa drenagem o substrato seca muito rapido... acho que vou procurar casca de pinus pois o tijolo eu tentei quebrar e só consegui um monte de poeira e uns cacos com mais de 1 ou 1,5cm, esses foram os menores que consegui o resto esta muito grande e com o carvão é possivel que eu consiga o mesmo resultado. O substrato de que eu falei e o mesmo desse topico: http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=9201 , eu não foquei o substrato na foto mais acho que da para ter uma ideia...

Obrigado pela foto, era isso que eu estava buscando, pois da maneira que o meu PN está crescendo eu não conseguia ver um estilo viavél, vou direcionar o meu trabalho dessa maneira e com uma futura alporquia talvez eu consiga dois parecidos com esse.

Você sabe se há alguma maneira de estimular as brotações no PN? Talvez podando o apice?
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 27, 2008 9:55 am    Assunto: Responder com citação

Marco,

revendo o Tópico se percebe que vc ficou em dúvida se corta ou não o galho máis alto "ápice".No momento é por em prática o que foi postado pelos foristas, principalmente as dicas do nicki e aguardar.

Abraço - Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: