|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mauricio marussi
|
Enviada: Sáb Abr 19, 2008 10:24 pm Assunto: acer palmatum |
|
|
amigos , esse é um acer palmatum deshojo, alguem tem alguma idéia de estilo pra ele, outra coisa não me lembro onde eu li a respeito de uma solução pra deixar as folhas alaranjadas no outono/inverno se alguem souber me fala por favor, valeu!!!
 _________________ BONSAI UMA ARTE!!! |
|
|
 |
Rapha
|
Enviada: Dom Abr 20, 2008 11:06 am Assunto: |
|
|
que nebaris em, agora eu nem imagino algum estilo com esse tronco bifurcado |
|
|
 |
mauricio marussi
|
Enviada: Dom Abr 20, 2008 11:17 am Assunto: |
|
|
é rapha, troncos duplos sempre quebram a minha cabeça, vamos esperar algumas outras opiniões dos amigos do forum!! _________________ BONSAI UMA ARTE!!! |
|
|
 |
Fernando Andrade

|
Enviada: Dom Abr 20, 2008 1:13 pm Assunto: |
|
|
Daria pra arrancar um dos troncos e aramar o outro para compensar a falha?(trazendo mais movimento para o mesmo) _________________ "E por não estar competindo, ninguém no mundo podia competir com ele"
São José dos Campos - SP |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 21, 2008 12:05 am Assunto: |
|
|
mauricio, o que você acha de deixar o tronco da esquerda mais curto, o do direita mais alto e na formação da copa trinangular as duas copas como se fossem uma só? |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Abr 21, 2008 11:14 am Assunto: |
|
|
Daria para seguir o estilo Hokidachi estilo vassoura. Mais ao invés de usar um tronco só como o estilo citado, você utilizaria todos so troncos. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Abr 21, 2008 6:40 pm Assunto: |
|
|
Olá Maurício!
Essa muda tem opções para vários estilos:
1. Hokidachi com 2 troncos (ou seriam 3?) porém mais baixo. Teria que podá-los e aguardar novas brotações. Poda na Primavera.
2. Neagari, expondo mais as raízes, porém não fica muito natural pelo fato dos troncos serem retos.
3. Moyogi, deixando apenas 1 tronco e inclinando a planta e esconder um pouco as raízes expostas.
Quanto às cores outonais é o seguinte:
No final do verão desfolhar toda a planta, assim quando chegar o outono as folhas serão novinhas e irão adquirir aqueles tons amarelo/avermelhados. Se deixar as folhas primaveris, no verão elas sapecarão um pouco com o sol e quando chegar o outono elas estarão feias, meio queimadas.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
mauricio marussi
|
Enviada: Seg Abr 21, 2008 6:52 pm Assunto: |
|
|
amigos acho que vou no estilo hokidashi 2 troncos, querido elio e amigos sempre desfolho meus acer no verão, mas eu não me lembro onde eu li sobre uma soluçao com cobre ou enxofre que prolongava e dava cores outonais mais vivas, pois onde eu moro o clima é muitro quente e as folhas não dão esses tons, mas valeu pelas opiniões, abraços!! _________________ BONSAI UMA ARTE!!! |
|
|
 |
Rapha
|
Enviada: Seg Abr 21, 2008 11:49 pm Assunto: |
|
|
Pq vc não faz SOKAN???? é perfeitamente viavel
não precisa sacrificar o tronco, nem fazer um pseudo-hokidashi
se a bifucação estiver alta demais, serape um pouco ela, para melhorar a estetica desse estilo, muito comum em ACER
 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Abr 22, 2008 1:59 am Assunto: |
|
|
Amigos,
o estilo SOKAN caracteriza-se por dois troncos que nascem de um mesmo sistema radicular:
Neste estilo (SOKAN), de um mesmo sistema radicular nascem dois troncos, pois se trata de apenas uma árvore e não de duas árvores separadas. É muito importante que os dois troncos sejam desiguais em tamanho e grossura, e que nasçam desde a base das raízes. Os galhos são tratados em conjunto, como única árvore, isto é, na parte interna dos troncos não existirão ramificações. Existem ainda os estilos Sankan (três troncos), Gokan (cinco troncos) e Sichichikan (sete troncos). Quando o número de troncos é superior a sete, chamamos de Kabudachi (tronco múltiplo).
Dos três exemplos postados pelo amigo Rapha, os dois primeiros de fato são SOKAN mas o terceiro, assim como o Ácer postado pelo Maurício é um tronco bifurcado, o que não diminui a sua beleza nem invalida as sugestões apresentadas pelos amigos...
Espero ter ajudado...
Abraços.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
mauricio marussi
|
Enviada: Ter Abr 22, 2008 1:38 pm Assunto: |
|
|
RAPHA, OBRIGADO PELAS IDEIAS COM FOTOS MUITO BOM
ELIO É VERDADE ESSE ACER ESTA COM OS DOIS TRONCOS MUITO IGUAIS PRA SER UM ESTILO SOKAM, C TEM ALGUMA IDÉIA? _________________ BONSAI UMA ARTE!!! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Abr 22, 2008 4:01 pm Assunto: bonsai |
|
|
Tres opções: cortar antes da bifurcação, aguardar nova brotação, visando formar com ela uma planta estilo HOKIDASHI. Claro que, nesse caso, o nebari deverá ser melhorado, forçando-se as raízes para baixo, no reenvase.
segunda, eliminar o caule mais grosso, via alporque, mantendo o mais fino, para fixar uma melhor conicidade. No caso, a planta obtida por alporque redundará em outra igualmente boa. a que ficar será conduzida no estilo moyogi.
Por ultimo, via alporque, reduzir o caule mais fino, adequando uma estruturação firmada sobre galhos nascidos em nova brotação, educando a planta num trabalho que vise uma formação de duas copas que se complementem.
O tronco duplo, como bem esclarecido, só ocorre a partir do solo, e não na meia altura existente nessa planta.
Um esclarecimento: como vc diz que a região em que mora (?) é muito quente, pode esquecer a cor outonal que pretende. Ela precisa de um clima extremamente favorável para ocorrer. No Japão, onde o clima é bem fixado, essa variedade sofre alterações à medida que o ano transcorre e as estações mudam, passando do verde, para o amarelo, laranjado, vermelho intenso e vermelho vivo, quase roxo. Observe que as folhas da sua planta mantêm o verde, e ainda queimam nas extremidades.
Alguns bonsaistas mais emperdenidos, desejosos de ter em mãos as cores outonais do acer japones, apelam para estufas climatizadas, mas ainda assim, não conseguem obter tal resultado 100%. Geladeira e Frezer só queimam ainda mais as folhas, acabando por matar a planta.
Em razão disso, acredito que, se morar no sul do país, pode até conseguir alguns tons de vermelho em seu acer. Mas se não for o caso, faça como eu: cultive o acer tridente, ou kaede, que é muito mais prazeiroso e satisfatório.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
mauricio marussi
|
Enviada: Qua Abr 23, 2008 1:14 pm Assunto: |
|
|
AMIGO NIKFURY, É VERDADE O ACER KAEDE, TRIDENTE É MUITO MELHOR PRA SE TRABALHAR, TAMBÉM TENHO ALGUNS AQUI, MAS É QUE EU SO MEIO TEIMOSO , E TENHO DOIS ACER PALMATUN PRATICAMENTE IGUAIS COMO ESSE TRONCO COM BIFURCAÇÃO, MAS OBRIGADO PELAS OPINIÕES. _________________ BONSAI UMA ARTE!!! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|