|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Jan 25, 2009 9:20 am Assunto: Bela Desconhecida |
|
|
Olá amigos, tenho esta planta no meu quintal. A muda foi trazida de Brodowski-SP pela minha mãe numa das visitas à minha tia, mas não é difícil de ser encontrada. Aqui mesmo na feira tem mudas para vender. A estrutura das "flores" são folhas modificadas assim como a Primavera [it]Bougainvillea sp[/it].
Sei que em Ribeirão Preto-SP tem uma avenida arborizada com ela, sendo que lá foram intercaladas as variedades ROSA, VERMELHA E BRANCA. Seguem as fotos:
FOTO 01 Vista geral da planta
FOTO 02 Detalhe das "flores"
FOTO 03
FOTO 04 Detalhe das folhas e tronco
Gostaria de saber se algum dos amigos tem ou já viu bonsai desta espécie.
Abraço a todos.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Daniel.Viterbo 1.o PASSO

Registrado: 17/01/05 Idade: 53 Mensagens: 150 Localização: Santa Rosa de Viterbo/SP
|
Enviada: Seg Jan 26, 2009 11:35 am Assunto: |
|
|
Caro amigo,
Esta é uma Mussaenda. Realmente é uma especie bastante usada em jardinagem. Segue alguns dados técnicos da planta:
Nome Científico: Mussaenda alicia
Sinonímia: Mussaenda erythrophylla rosea
Nome Popular: Mussaenda-rosa, mussaenda-rosa-arbustiva, mussaenda-arbustiva
Família: Rubiaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: África e Ásia
Ciclo de Vida: Perene
Arbusto vigoroso do tipo semi-lenhoso e de aparência compacta. Pouco tolerante ao frio, é uma planta indicada para regiões tropicais. Produz muitas inflorescências, com flores pequenas, discretas e amarelas e sépalas grandes de cor rósea e salmão. Pode ser cultivada em vasos, isolada ou em grupos no jardim. Seu porte pode atingir 2 a 3 metros.
A mussaenda-rosa aprecia solos ricos em matéria orgânica e irrigados regularmente. Deve ser cultivada a pleno sol. Multiplica-se por estacas postas a enraizar em locais potegidos. Não é resistente ao frio.
Particularmente nunca vi cultivada como bonsai.
Sds, |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Jan 27, 2009 12:18 pm Assunto: |
|
|
Daniel,
obrigado pela dica.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|