Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 19, 2008 11:11 pm Assunto: Ajuda com estilo-Ficus |
|
|
Preciso de uma ajuda com esse ficus.Qual é o melhor estilo a seguir? Pretendo que ele fique baixo, o ponto em que ele sofreu a poda drastica tem +ou- 11 cm e tem uma excelente conicidade. Será que os primeiros galhos devem sair da lateral do tronco ou do topo, onde sofreu a poda? Agradeço se alguem puder fazer uma projeção.
parte de trás?
 |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 20, 2008 2:01 am Assunto: |
|
|
Mais uma coisa: esse meu ficus esta ficando com algumas folhas amarelas mas o aspecto geral é bom. Sera que é normal? O tempo esfriou e isso começou a acontecer. No local onde ele esta há outro ficus, um variegata que tambem esta postado aqui, que não está com nenhum problema. |
|
|
 |
Luca
|
Enviada: Dom Abr 20, 2008 10:34 am Assunto: |
|
|
Pode assim:
Pode os galhos novos pela metade para formar uma boa estrutura de copa e arame .Ele pode ficar assim :
 _________________ Errar é melhor do que conseguir de primeira.
Aniversário: 20/10 |
|
|
 |
Rapha
|
Enviada: Dom Abr 20, 2008 11:02 am Assunto: |
|
|
Adorei a projeção |
|
|
 |
Fernando Andrade

|
Enviada: Dom Abr 20, 2008 1:11 pm Assunto: |
|
|
por aí mesmo.... _________________ "E por não estar competindo, ninguém no mundo podia competir com ele"
São José dos Campos - SP |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 20, 2008 11:21 pm Assunto: |
|
|
Luca, valeu pela projeção, Rapha e Fernando obrigado pelos comentários. Eu só não tenho certeza de uma coisa: os galhos que estão a esquerda estão na mesma altura do nebari eu estou em duvida se eu os podo e espero novas brotações mais altas e depois as traciono para baixo para compor a copa ou se o primeiro galho da esquerda pode ficar ali mesmo. Acho que esse ficus é um Boni, os galhos são muito quebradiços um deles rachou enquanto eu tentava ver qual era a melhor posição para ele e isso dificulta a aramação.
Obrigado pela ajuda. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Abr 21, 2008 11:34 am Assunto: |
|
|
A projeção ficou boa, excelente. Aí com as novas brotações e formação da copa você pode até pensar em um mame. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Abr 21, 2008 6:25 pm Assunto: |
|
|
Olá Marco!
Vc tem uma excelente muda em mãos!
Eu gostei da projeção do Lucca. Para atingir esse objetivo, sugiro podar o tronco entre a axila do primeiro galho da esquerda, até a axila do galho mais grosso da direita.
Pode, rente ao tronco, aquela raiz aérea da direita.
Estou fazendo um ficus assim. Se quiser tiro e posto foto.
Ah, é um Ficus retusa.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Seg Abr 21, 2008 6:30 pm Assunto: |
|
|
Marco estas com uma linda arvore , seu nebari é fantastico.
Deixa engrossar mais seus galhos antes de aramar.
Parabens _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Abr 21, 2008 9:18 pm Assunto: |
|
|
Marco,
vou dar a minha opinião de iniciante: um MOYOGI com esta forma:
Até mais...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 23, 2008 2:16 am Assunto: |
|
|
Elio, obrigado pelas sugestões. Realmente a poda daquela raiz pode deixa-lo mais harmonioso. Seria bom ver as fotos do seu ficus.
Joel, eu vou fazer o que você disse, deixar engrossar os galhos, até porque a altura da planta não vai permitir uma grande quantidade de galhos e os galhos que ficarem vão ter que sustentar uma copa mais densa.
Edson, gostei da projeção. Um apice mais à direita dará mais equilibrio em relação ao nebari. Não dá para ver muito bem na foto, mas a poda drastica está a direita, vou tentar virar o apice para lá, mas se não ficar bom, no futuro, eu substituo com uma nova brotação que nascer à direita da poda.
Obrigado a todos . |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 23, 2008 2:23 am Assunto: |
|
|
Quanto a estrutura de galhos, acham que deve ser um moyogi ou hokidachi . |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Abr 23, 2008 9:00 am Assunto: |
|
|
Marco,
a minha tosca projeção sugere um MOYOGI, inclinando a muda para a esquerda num próximo reenvase; mas um HOKIDASHI também é viável e talvez seja o mais natural neste caso. Eu quis lhe dar uma outra possibilidade
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Abr 23, 2008 1:19 pm Assunto: bonsai |
|
|
Perdoem minha humilde intromissão, mas esclareço que as duas projeções visam formar um ficus estilo MOYOGI.
Para ser um HOKIDASHI, é necessário que o caule seja reto. No caso, mesmo mudando o angulo de plantio/envase, continua a ter movimento singular, compatível com o que caracteriza o ereto informal (MOYOGI).
Eu, particularmente, prefiro a primeira projeção, por priorizar uma ótima estruturação aerea, graças a densificação. Há que cuidar apenas de, antes de mais nada, replantar em um vaso um pouco maior que essa bacia, atentando para o posterior desenvolvimento. O vaso é melhor que escorredor, pois o caule está formado, há um ótimo nebari a ser explorado, e a copa será trabalhada visando o refinamento.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Abr 23, 2008 3:08 pm Assunto: |
|
|
Olá Marco!
Só para dar uma idéia do que propus acima.
Espero que ajude.
Essa é uma planta que estou trabalhando.
A muda bruta era assim:
Preservei o galho da direita e apenas um galho mais fininho da esquerda e inclinei a planta um pouco para direita.
O Galho da direita já está do porte que eu quero. Agora é deixar crescer livremente o da esquerda, o de fundo e o ápice.
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|