|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 24, 2008 9:50 pm Assunto: caco de telha não aumenta a drenagem? |
|
|
Citação: | 1/3 de cada está bom. O caco cerâmico talvez não seja necessário. Tem uma retenção de água muito grande, pode ficar uma umidade exagerada. O pedrisco talvez sirva melhor nesse caso. O caco cerâmico seria mais para o escorredor, tendo mais efeito. |
Acho que fiz uma grande besteira, pois coloquei caco de telha em vez de areia grossa numa mamadeira, achando que ele aumentava a drenagem.
Ou seja, queria diminuir a umidade e acabei aumentando...
Tem solução??
Ana |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 24, 2008 11:48 pm Assunto: |
|
|
Cara Anaestela muito prazer!
O caco de telha realmente aumenta a drenagem porem so deve ser ultilizado na composição do substrato em grânulos pequenos e homogénicos.So pra corroborar com o que ja foi muito bem colocado pelos amigos que me antecederam.o fundo da mamadeira deve ser todo perfurado com furos + ou - da grossura de lápis ai voce pode usar os cacos no lugar da tela e ficar com boa drenagem sem perder terra e nem
embaraçar as raizes na tela.Ta certo.
G abraço.
Pv |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 25, 2008 8:05 am Assunto: |
|
|
Obrigada!.
Mas eu estava falando do caco menorzinho, aquele de 2mm. No fundo da mamadeira eu coloquei pedra de brita pequena, tamanho 1.
O caco de telha menor eu misturei no substrato...
Ana |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Abr 26, 2008 10:10 pm Assunto: |
|
|
Ana,
não é que ele atrapalha a drenagem. Ela continua a mesma. A diferença é que se colocá-los na mamadeira ele pode reter umidade em excesso. Como a mamadeira tem uma quantidade de matéria orgânica muito alta pode acarretar em exesso, prejudicando as raízes. Lembro que o substrato da mamadeira não tem muito contato com o sol e por isso seca muito pouco. Mas não se preocupe, a maioria das espécies não se importa com isto. Com certeza a sua planta não se ressentirá, mas como vai tentar outra mamadeira, aproveite para colocar mais drenante.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 27, 2008 9:50 am Assunto: |
|
|
Darkaso, muito obrigada. Vc sempre tem palavras encorajadoras! Para falar a verdade, eu o considero meu "padrinho" no bonsai, porque vc respondeu às minhas primeiras dúvidas quando´só o que eu tinha era uma muda raquítica de falso cipreste, há uns dois anos.
Bem, não tenho muito mais que isso agora, mas já são quatro mudas de espécies diferentes, e todas na mamadeira!!
Valeu!
Ana |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Abr 27, 2008 3:23 pm Assunto: |
|
|
Ana,
fico honrado por essa consideração, mas pode ficar tranquila que aqui todos tentam ajudar uns aos outros. Com certeza veremos boas plantas por conta de sua persistência busca em saber.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|