FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticabeira FUKINAGASHI
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 27, 2008 12:16 pm    Assunto: Jabuticabeira FUKINAGASHI Responder com citação

Amigos,
aí está a minha primeira tentativa de fazer um "varrido pelo vento" . Sei que este é um dos estilos mais difíceis de se conduzir (para mim todos são!!) mas vou me atrever...
Esta muda tem uns três ou quatro anos no máximo. É para presentear a namorada de um grande amigo. Seguem as fotos:

Foto 01: Suposta frente

Foto 02: Detalhe frente

Foto 03: Vista de lado

Foto 04: Vista de costas

Foto 05: Costas

Sugestões e críticas como sempre são bem-vindas...
Um abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 27, 2008 12:38 pm    Assunto: Responder com citação

Edson sou fã de carteirinha das jabuticabeiras. Para mim todas sempre são lindas. Na primeira foto o galho da direita está aramado para frente. Acho que na próxima aramação, poderia curvá-lo para trás, colocando mais hamonia ao estilo da Jabu.
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 27, 2008 3:28 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Edson,

Pensei nessa possibilidade, exposta nesta projeção.

Tomando como base a última foto, retirando todo o galho da esquerda da árvore e reclinando mais o tronco para a direita.

Espero ter ajudado. Wink

Abraços.

Franz Johansen

darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 27, 2008 3:46 pm    Assunto: Responder com citação

Edson,

para o hokidachi o tronco precisa de mais retidão. Ele tem algum movimento e por isso pode ser estranho. Os galhos estão com grossuras diferentes, o que não é muito interessante e é difícil corrigir, mesmo com podas sucessivas, já que ocorreria um aumento da densidade em um lado mais do que outro. A opção do franz é boa. Colocando para engordar um pouco e crescer fica melhor ainda.

T+
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 28, 2008 2:38 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Edson, a projeção sugerida pelo Franz melhora muito o trabalho até agora executado por vc. Observe que, seguindo-o, vc terá uma aproximação exata do estilo FUKINAGASHI. Very Happy

Aliás, observando a figura que vc usa como AVATAR, tem ali uma ótima fonte inspiradora para a continuidade de seu trabalho de estilização nessa jabu. Repare como o corte sugerido pelo Franz se encaixa perfeitamente dentro dessa linha. Very Happy

Quanto a presentear alguem, eu sugiro formar a estrutura primeiramente, para só depois vc fazer isso. A não ser, claro, que a pessoa a quem será dada a jabu, for uma bonsaista consumada, que saberá proporcionar a essa planta o que ela virá necessitar no futuro, para manter a estruturação ora pretendida por voce. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 28, 2008 8:15 pm    Assunto: Responder com citação

Agradeço a todos os amigos pelas observações; em particular ao Franz pela sugestão da poda.
Uma das coisas que gosto muito no fórum é a troca de experiências; sempre tem alguém que enxerga algo que nos passou despercebido.
No mais um abraço a todos...
Edson.
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 28, 2008 8:55 pm    Assunto: Responder com citação

Não precisa agradece amigo...

Estamos aqui para nos ajudarmos e aprendermos mutuamente. Very Happy

A observação que você faz quanto ao fato de outros sempre enxergarem algo que não percebemos é bastante pertinente. Tenho sempre essa mesma sensação... Por isso da importância de espaços como este. Onde tenho aprendido muito.

Abraços e boa sorte com a Jabu.

Espero que quem vá recebe-la de presente, goste muito. Wink

Franz Johansen
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: