FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori (opiniões)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Diego PG

MensagemEnviada: Dom Maio 04, 2008 8:31 pm    Assunto: Yamadori (opiniões) Responder com citação

Olá amigos,sou novo no fórum, este é o resultado do "Yamadori" que pratiquei hoje, é uma "érica" se não estou enganado, estou postando aqui algumas fotos para que vocês me deêm sugestões para a sua estilização.
Possível frente

Frente aproximada

Costas

Lateral esquerda

Lateral direita

Aguardo opiniões...
abraços!

Editado pela última vez por Diego PG em Dom Maio 04, 2008 8:42 pm; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
mauricio marussi

MensagemEnviada: Dom Maio 04, 2008 8:38 pm    Assunto: Responder com citação

diego, as fotos não estão abrindo!!!
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 04, 2008 9:24 pm    Assunto: Responder com citação

Diego,

sua érica é conhecida como falsa érica. Tem uma floração bem abundante e muito interessante. Mas para bonsai não é muito boa. A sua já está com um tamanho muito bom para a espécie. Ela tem uma grande possibilidade de ficar bonitinha no vaso de bonsai, mas não vai te dar um bonsai com todas as proporções e a estética apropriadas para que possa ser um bonsai. Acho que seria melhor usá-la como suiseki. Fica muito bom para acompanhar plantas como serissa que são de floração parecida, assim como outras.

T+
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 05, 2008 9:26 pm    Assunto: Responder com citação

Diego seja bem vindo ao forum.

Se voce coloetou ela recentemente , eu te aconselho a não trabalha-la nos proximos meses , deixa ela se recuperar da mudança , se adaptar ao novo solo.

Abraços

Joel
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Bonsairei

MensagemEnviada: Qua Maio 07, 2008 2:24 pm    Assunto: Responder com citação

Diego, em se tratando de uma "falsa" érica, não quero tirar suas esperanças, mas esta planta não é um bom material para se trabalhar como bonsai, pois é uma planta que após adquirido o estilo desejado costuma perder os galhos desestruturando todo estilo que vc trabalhou, desculpe a sinceridade.
Obs. Se eu fosse vc praticava com plantas mais resistentes(serissa phoetida mil estrelas, pitecolumbium, acerola, pitanga e até mesmo o buxus) para que vc não perca seu tempo e fique frustrado com a prática do bonsai.
Conselho: ao escolher uma espécie observe bem a planta em seu habitat natural, reparando se a mesma não possui galhos mortos em sua estrutura dando assim uma melhor visão do material que vc pretende adquirir.

Parceiros: www.shizenbonsai.110mb.com
www.bonsaicarvalho.110mb.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 07, 2008 4:08 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

A falsa érica é, na verdade, uma das 85 variedades de uma planta arbustiva, cujo crescimento máximo geralmente é em torno de 1,50m, chamada cientificamente de Leptospermum scoparium. A érica japonesa, muito usada pela bonsaista Regina Suzuki é outra variedade da mesma planta. Wink

Informações mais detalhadas podem ser obtidas no site:

http://fichas.infojardin.com/arbustos/lista-arbustos-nombre-cientifico.htm

Diego, tomando por base a frente que vc considerou como a melhor, faça cortes visando eliminar o máximo de galhos, principalmente os que brotam na base ou próximo a ela. Elimine, igualmente, os galhos e ramas que "enchem" a parte mais densa, pois eles impedem o acesso ao interior da planta de luz e calor solar. Very Happy

Um estilo interessante para sua planta, a meu ver, seria o literati. Escolha o galho da esquerda, a partir da bifurcação de onde despontam os dois galhos mais grossos, cortando o galho da direita, deixando apenas um toquinho para um futuro jin. Em seguida, buscando sempre a conicidade, vá eliminando os galhos desnecessários ao estilo, cuidando de manter apenas um ou dois, que irão ser educados (com aramação), para formar a estrutura necessária ao estilo literati. Wink

Quando observar novas brotações ocorrendo na base proximo da raiz e ao longo do caule, elimine, para não descaracterizar a planta, bem como para evitar o dispendio de energia de crescimento. Wink

Ao findar a estilização, busque uma base como uma laje de pedra irregular, ou um vaso organico de bordas irregulares e média, para replantar sua falsa érica. Essa espécie viceja bem em qualquer local e seu crescimento é super rápido. Wink

Prefira usar sempre adubação liquida, e não organica. Mantenha a planta em local sombreado (sob bancadas ou outras plantas maiores). Regue apenas uma vez ao dia, no final da tarde. Elimine o excesso de botões florais, para evitar a perda de galhos por ressecamento. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Diego PG

MensagemEnviada: Qua Maio 07, 2008 6:31 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos...
Seguem fotos da planta após a poda que realizei, troque a frente, acho que ficou bom, o que acharam???

Abraços!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 07, 2008 7:48 pm    Assunto: Duas coisas Responder com citação

Diego

Já que você perguntou, eu acho duas coisas:
1) Você exagerou na poda, pelo que conheço desta espécie;
2) Seu substrato parece de péssima qualidade.

Mas eu espero que seu yamadori consiga se recuperar e se torne um belo bonsai.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
hsp
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 07, 2008 8:54 pm    Assunto: Re: Duas coisas Responder com citação

Concordo com o excesso da poda, mas vamos acompanhar para ver se ela se recupera bem.
Eu tenho varias dessas no jardim e realmente chega uma epoca começa a secar um monte de galhos do nada. Deixei uma em separado e esta crescendo bem lentamente, quem sabe no fim deste ano eu envaso.
Boa sorte com a sua planta.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 08, 2008 10:03 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Mandou bem nessa poda radical. Se ainda não aplicou, passe uma pasta cicatrizante (se não tiver, use creme dental mesmo) nesses cortes. Reduza o comprimento desse toquinho para a metade, descascando-o para formar um jin, que é mais interessante. Very Happy

Tão logo sua planta reinicie a brotação, elimine todo o excesso como citei, e aproveite para aramar esse galho apical, dando-lhe um ligeiro movimento sinuoso, ok? Very Happy

Mantenha a planta em local sombreado, ventilado e com rega moderada, sem encharcamento. Adubo liquido nela daqui a 45 dias e a cada 15 dias depois disso. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: