|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mauro Kugler Filho 1.o PASSO

Registrado: 15/06/06 Mensagens: 136 Localização: Ponta Grossa - Paraná
|
Enviada: Dom Maio 18, 2008 9:12 pm Assunto: Semi horizontalis |
|
|
Esta planta, eu fiz de estaca há 4 anos. Comecei a entortar seu tronco com arame e modelar um moyogi, na época era inexperiente e ansioso. Claro, ficou muito feia, o tronco ainda era muito fino e resolvi abandoná-la por um tempo. Mantive seus galhos podados para as brotações ficarem próximas ao tronco e deixei um galho de sacrifício. Hj, depois de 2 anos, resolvi tentar novamente uma nova planta. E ai está o resultado.
Antes:
Depois do trabalho:
Plantei em um vaso mais baixo contendo uma maior porcentagem de pedriscos, para "treinar a raiz" e resolvi deixar mais um pouco o galho de sacrifício, nem que seja por mais um ano, acho que ainda da para melhorar a base dela assim.
Ela ficou com 15,5 cm de altura e 4 cm de base de tronco. No futuro pretendo colocá-la em um vaso oval.
Espero q gostem e comentem.Abraço a todos! |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Maio 19, 2008 12:05 pm Assunto: Re: Semi horizontalis |
|
|
Oi Mauro, tudo bem?
Ficou muito bonita sua planta!... É um shimpaku, certo?...
O movimento tá bárbaro e seu trabalho de aramação enfatizou muito bem os pontos fortes dela...
Gostei também da transformação do 1o. galho em jin!
Na minha opinião, penso que o galho de sacrifício já poderia ser eliminado, por 2 motivos...
1- o nebari já me parece bastante bom, mais ainda em se tratando de uma conífera, que muitas vezes prescindem deste ítem como ponto forte...
2- se for mantido por mais um ano, talvez o galho de sacrifício te faça perder um pouco da conicidade do topo da árvore, uma vez que também haverá engrossamento do tronco naquele ponto!...
Acho que ela ficaria muito bem num vaso oval, menor que o atual, de preferência sem esmaltação...
Abraço,
Charles |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 19, 2008 12:21 pm Assunto: |
|
|
olá Charles
Pensando melhor, acho q vc tem razão sobre o galho de sacrifício. Não é o Shimpaku (Juniperus chinensis)não, é um junípero de cor azulada que o pessoal chama de Juniperus horizontalis, muito comum dos jardins feitos aqui no Brasil. Ele não tem a brotação tão compactada como a do Shimpaku, são bem mais espaçadas e seu crescimento é bem vigoroso, ao contrário do Shimpaku. Eu Já vi da cor verde escura, verde clara e azul. Teria que ver ao certo o verdadeiro nome científico. Pode ser q seja as variedades Bar Harbor, Grey Owl ou o Wiltoni.
Abração Charles! |
|
|
 |
araldi 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 19, 2008 4:05 pm Assunto: |
|
|
Olá Mauro
Gostei bastante de sua planta, compacta, e com uma distribuição de galhos harmoniosa, apenas o Jin do primeiro galho pense na posibilidade de diminuir ele, acho que mais curto ficaria melhor.
Parabéns pela planta e pelo trabalho.
Gerson Araldi _________________ Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Maio 20, 2008 11:26 pm Assunto: |
|
|
Oi Mauro
Belíssimo trabalho
Pensei na possibilidade de reduzir um pouco do comprimento dos galhos. Gostei do jin assim!
Tomei a liberdade de projetar...
Espero que goste. _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 21, 2008 7:37 pm Assunto: |
|
|
Alexandre, tudo bem?
Gostei muito da sua projeção, principalmente do vaso que vc colocou na planta, vc saberia me dizer de qual ceramista é?
Então, quanto a redução do tamanho dos galhos, eu gostei muito, deixa a sensação do tronco ficar mais robusto, já cortei o ápice, o que me resta é ter coragem p fazer esta redução hehe.
Salvei esta projeção na pasta desta planta, farei um tratamento com hormônios para prepará-la melhor. Muito obrigado pelo projeto.
Abração! |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Maio 24, 2008 11:48 am Assunto: |
|
|
Mauro,
Este vaso é de foto que copiei em site internacional... não lembro . Sempre que vejo algo bonito, salvo para usar nas projeções
Como relatei antes, com ou sem as alterações é um belíssimo trabalho!!! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|