|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MASTERSON
Registrado: 02/11/04 Idade: 52 Mensagens: 33 Localização: Estrela RS
|
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 07, 2008 3:38 am Assunto: |
|
|
Belas fotos... um dia eu chego lá...  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Maio 07, 2008 12:25 pm Assunto: bonsai |
|
|
Olha, acho que vc esqueceu de postar fotos dos bonsaistas brasileiros, muitos deles de renome internacional, inclusive. Caso não saiba, há plantas desses cultivadores em sites internacionais como o Bonsai Europe, e o Art of Bonsai, por exemplo.
Deixando nossos patricios de fora, fica-se com a impressão de que não temos, aki mesmo em nosso país, plantas de qualidade impar tambem.
Alguns outros bonsaistas, como Francisco Lustosa, compete de igual para igual com trabalhos desses e de outros "nomes" internacionais:
Enchem os olhos a beleza das plantas alienigenas, mas enche, igualmente, as das nossas nativas. Não acham?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Jefferson Paulo 1.o PASSO

Registrado: 14/12/07 Idade: 42 Mensagens: 145 Localização: Trindade - Goias
|
Enviada: Qua Maio 07, 2008 12:59 pm Assunto: |
|
|
Grande Nick,
Concordo plenamente com suas palavras, temos otimos bonsaistas que não perdem em nada na qualidade de suas obras para os bonsaistas de fora...Belas fotos dessas primaveras, o Lustosa realemente é um expert nessas especie.
Parabens meu amigo.
Jefferson. _________________ Jefferson Paulo
Associação Goiana de Bonsai
www.agb-bonsai.com.br
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 07, 2008 1:24 pm Assunto: bonsai |
|
|
Jefferson, o Lustosa na verdade é expert não só nessa espécie, mas em outras, nativas ou não, com que executa belissimos trabalhos em sua residencia. Algumas outras plantas dele, que atestam essa minha afirmação, vc e outros foristas podem apreciar clicando no link do nosso clube, na aba fotos dos associados.
Aliás, no mesmo endereço há fotos de outras plantas e seus cultivadores/bonsaistas, com igual qualidade de desempenho.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
marcoeng2008
|
Enviada: Qua Maio 07, 2008 3:03 pm Assunto: |
|
|
Pessoal estou começando a gostar de bonsai, e estou intrigado com essa postagem. Não consigo compreender como é possivel os bonsais desse pessoal da posta do masterson ser comparado com os bonsais postados pelo Nickyfuri. Aos meus olhos tem uma diferença grande, mais deve ter algum criterio. alguem pode me esclarecer isso? Já li sobre estilos, será essa a diferença de superioridade?
Marco |
|
|
 |
MASTERSON
Registrado: 02/11/04 Idade: 52 Mensagens: 33 Localização: Estrela RS
|
Enviada: Qua Maio 07, 2008 7:08 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Olha, acho que vc esqueceu de postar fotos dos bonsaistas brasileiros, muitos deles de renome internacional, inclusive. Caso não saiba, há plantas desses cultivadores em sites internacionais como o Bonsai Europe, e o Art of Bonsai, por exemplo.
Deixando nossos patricios de fora, fica-se com a impressão de que não temos, aki mesmo em nosso país, plantas de qualidade impar tambem.
Alguns outros bonsaistas, como Francisco Lustosa, compete de igual para igual com trabalhos desses e de outros "nomes" internacionais:
Enchem os olhos a beleza das plantas alienigenas, mas enche, igualmente, as das nossas nativas. Não acham?  |
prezado nick:
vc está coberto de razão temos bonsaistas excepcionais, desculpe a minha GAFE . Gosto muito dos trabalhos dos nossos bonsaístas. breve postarei algumas fotos só com trabalhos realizados pelo nosso pessoal, para poder redimir-me aguardem! _________________ Os livros não mudam o mundo.
Os livros mudam as pessoas.
As pessoas mudam o mundo!
"MÁRIO QUINTANA" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 08, 2008 9:14 am Assunto: bonsai |
|
|
Marco, vc me perdoe, mas não consegui apreender com exatidão qual é sua dúvida. Por gentileza, poderia ser mais explicito?
A comparação que vc não compreende, entre as plantas dos bonsaistas estrangeiros e as plantas do Lustosa reside, basicamente, na qualidade e perfeccionismo dos trabalhos de todos eles. Apenas a titulo de exemplificação, e sem querer denegrir o trabalho de ninguem, vc poderia comparar todas as plantas mostradas nessas fotos (daqui e de lá) com alguns "bonsai" nacionais, mostrados em alguns sites nacionais e mesmo em outras postagens aqui do forum:
compare a qualidade do trabalho nessa piracanta, à venda em um site nacional, com a qualidade de trabalho mostrada nas fotos acima e talvez vc consiga entender:
Ficus retusa, à venda num site nacional:
Percebe a diferença? Os trabalhos mostrados pelo Masterson e por mim, apresentam qualidade superior similar, enquanto que os das fotos que agora posto, retratam o contrário. Não se trata de um estilo ser superior a outro. Estilo, no caso, não tem nada a ver, aliás. Para ter uma idéia mais precisa do que é uma piracanta trabalhada com qualidade, visite nosso site: http://www.brasiliabonsaiclube.com.br e veja outras plantas do Lustosa. Aliás, aproveite para ver a qualidade do bonsai brasiliense, que vem melhorando cada vez mais, a exemplo do que bonsaistas de todo o país tem feito, igualmente, no mesmo sentido.
A busca pela qualidade do trabalho é o norte para muitos de nós, bonsaistas. O dom para realizar ótimos trabalhos não está adstrito a alguns poucos, pois todos podemos, com esforço, estudo, aprendizado, chegar a alcançar essa qualidade tambem.
Aproveito para sugerir a vc que visite o site do Sergivaldo Costa, Nativos do Nordeste; do Rock Junior, Terra Bonsai; do Fernando Magalhães, Bonsai Morro Velho; alem de outros, muitos outros bonsaistas nacionais, que mostram excelencia e qualidade em seus trabalhos. Verá que nosso bonsai está no mesmo nível, ou até mesmo, em alguns casos, em nível superior ao mostrado.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
marcoeng2008
|
Enviada: Qui Maio 08, 2008 7:21 pm Assunto: |
|
|
Nickyfuri tentarei ser mais claro, como falei antes estou recem entrando em contato com o bonsai e termos tecnicos usados no bonsai me faltam por isso fico perdido e não consigo dizer o que quero, mais vou tentar novamente. É que li que bonsai tem que parecer ser mais velho e comparando esses bonsais achei que os do japones parecem mais velhos, então achei que seriam os outros pres bonsais ou coisa assim, agora comparando com plantas de brasileiros acho que realmente são as melhores que já vi. Peço desculpas se fui mau entendido, acho que tenho que ler muito mais e obsaervar mais antes de me meter no que ainda não consigo entender bem.
obrigado pela explanação, e olhei os sites que vc recomendou e realmente são lindas plantas me empolguei mais ainda.
valeu |
|
|
 |
lucasdlbr
|
Enviada: Sex Maio 09, 2008 12:02 am Assunto: |
|
|
Pessoalmente acho que nao tem comparacao os Trabalhos dos mestres Brasileiros e os mestres extrangeiros como o Daizo Iwasaki ou o Masahiko Kimura.
Ja Postei varias fotos de trabalhos de Bonsaistas famosos Brasileiros em Forums internacionais e muitas das fotos receberam criticas , um desses forums e o : www.bonsaitalk.com .
Eu dou muito valor ao trabalho dos Bonsaistas Brasileiros mas reconheco que nao se comparam aos trabalhos do Daizo ou do Kimura.Trabalhos do Mestre Kimura: http://www.shohin-europe.com/PHOTOS-japan2005kimura.html |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 13, 2008 3:45 pm Assunto: bonsai |
|
|
Lucas, concordo com vc quando diz que não há como comparar trabalhos de Kimura com os dos nossos bonsaistas nacionais. Mas vc há de convir que o tipo de trabalho que ele executa, mostrados em video e revistas, inclusive alguns editados pela grande empresa de bonsai MISTRAL, da Espanha, onde ele presta assessoria, é algo diferenciado em relação ao que temos aqui, inclusive quanto às plantas que geralmente aparece trabalhando.
Apesar disso, por diversas vezes pude ver mestre Kimura fazendo bonsai de uma maneira inusitada: ensinando a fazer estaquinhas com juniperus, aramando pequenas plantas, visando formar shohin e mame, ou montando bosques médios com acer palmatum. Aliás, tenho em casa uma revista de bonsai espanhola, Bonsai Actual, em que ele aparece fazendo um "quintaldori" de um marmeleiro japones, KARIN, com enxadão na mão e sujo de terra.
Nesse aspecto, então, podemos comparar sua "maestria" com alguns dos nossos bonsaistas, renomados ou não, não acha?
Mas é claro que ele foi "educado" no bonsai por mestres japoneses; foi agraciado com titulos outorgados pela nobreza japonesa, inclusive entregue a ele pelo próprio imperador; foi premiado não uma ou duas vezes no maior concurso de bonsai de que se tem noticia, o KOKUFO TEN. Então, realmente, fica dificil tecermos paralelos entre ele e os nossos, realmente.
Mas o que eu reafirmo é que temos sim, entre nós, bonsaistas de qualidade. O Carlos Eduardo Tramujas, por exemplo, igualmente a mestre Kimura, foi convidado a ir trabalhar na Mistral, onde ficou por dois ou tres anos, trabalhando ombreado com outros grandes, como Thierry, Benavente, Liporace e o próprio Kimura. Se o trabalho do Tramujas não fosse tão bom, acha que ele seria convidado a ir trabalhar nessa empresa?
Roberto Gerpe foi o ultimo bonsaista ocidental, brasileiro, a ser aceito pelo grande bonsaista JONH NAKA para ser seu discipulo. Permaneceu ao lado desse grande mestre até o final, aprendendo com ele. Mais recentemente, Marcelo Martins, conhecido entre nós por Marcelo Yamadori (visite o site dele na net) foi convidado a ir até os Estados Unidos, apresentar seu trabalho. Irá mostrar/demonstrar a qualidade do seu trabalho perante bonsaistas consagrados inclusive.
Isso, meu chapa, é o que eu chamo de qualidade do bonsai nacional. São poucos, é bem verdade, mas lembre-se que a arte ainda é incipiente em nosso país, se formos comparar com Europa, Estados Unidos ou mesmo o berço, Japão.
E digo mais: não são somente esses quem estão alcançando esse patamar, há outros, ainda não reconhecidos internacionalmente, é claro, mas que fazem bonsai de qualidade. Não temos as plantas alienigenas de 200 ou 300 anos, para serem trabalhadas, mas temos algumas nativas que vêem sendo conduzidas com esmero e capricho no sentido de deslancharem lá fora, atraindo os olhares de todos para a qualidade do nosso bonsai brasileiro.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Ter Maio 13, 2008 5:34 pm Assunto: |
|
|
marcoeng2008 escreveu: | Pessoal estou começando a gostar de bonsai, e estou intrigado com essa postagem. Não consigo compreender como é possivel os bonsais desse pessoal da posta do masterson ser comparado com os bonsais postados pelo Nickyfuri. |
O Amor e dedicação que têm umas e outras pode ser o mesmo
O aspecto é apenas o lado superficial da questão, ai nem sempre reside o Bonsai, mas sim apenas o "Ego" do tratador, que não poucas vezes tem como único objectivo, tentar tirar proveito/créditos disso.
Quanto maior for o poder de compra, melhor poderá ser o Bonsai adquirido,...quem se sentir feliz com isso, pode aproveitar, porque o mercado existe...inclusive proporcionado por muitos Mestres Internacionais.
Todos gostamos de ver um belo Bonsai, é certo...mas não menos importante é o caminho de um iniciante até aonde lhe for possivel, com todos os erros e acertos que lhe são inerentes...
Quem anda nesta vida á algum tempo, sabe que determinadas árvores como estas que se vêem no inicio do tópico, não se fazem de um dia para o outro, e aquelas que se tentam com trapaças ou "pós de magia" facilmente o denunciam...
Têm todas o seu tempo e trajecto, não há efectivamente como comparar uma coisa com a outra...são realidades distintas...não pretendendo fazer qualquer juizo de valores, basta olhar para o mundo que as rodeia para facilmente se perceber as diferenças.
Agora, acredito que também aquelas com o mesmo tempo de vida que as demais, caso tivessem tirado umas fotos na respectiva altura, seriam aproximadamente a mesma coisa que as representantes Brasileiras, ai sim talvez comparáveis, se é que isso é possivel..."o seu a seu tempo".
Apenas a minha opinião
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
marcoeng2008
|
Enviada: Qua Maio 14, 2008 7:21 pm Assunto: |
|
|
Antonio Castro, valeu por abrir meus olhos, valeu mesmo, entendi um pouco mais sobre bonsai.
Nickfuri, concordo com você em parte.(lá vou eu me metendo de novo)
Olhei os sites que você me recomendou, também olhei os sites do marcelo yamadori e achei algusn trabalhos do roberto gerpe, são ótimos!!
acho que o trabalho deles da pra comparar sim com bonsais de bonsaistas do exterior. Mais esses que voc~e postou e tirou a foto estão bem mais longe. mais não deixam de ser bonitos.
acho que o Lucas falou em relação a esses bonsais que voc~e postou.
mesmo assim aprendi mais alguma coisa. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|