FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvida - Descobrir Raizes
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 14, 2008 10:48 am    Assunto: Dúvida - Descobrir Raizes Responder com citação

Sempre vejo alguns bonsaístas trabalhando com vasos de treinamento altos com a intenção de criar plantas ao estilo neagari e sekijoju, mas tenho dúvidas e tb um certo receio de como proceder no momento de descobrir partes dessas raízes...

-Qual é a maneira correta de proceder?
-Qual a época ideal?
-Deve ser feita junto ao transplante ou posso fazer aos poucos, lavando a parte superior do substrato por exemplo?

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 14, 2008 5:01 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

FrK, isso irá depender, quase sempre, da espécie utilizada e do que vc pretende formar. Very Happy

Vejamos, por exemplo, um ficus. Ao acomodar adequadamente as raízes por sobre uma pedra, geralmente escolhemos dentre muitas raízes as mais grossas, eliminando então parte das que não irão servir para firmar o estilo pretendido. Passamos então a segunda fase, que é enterrar o conjunto formado por pedra e raizes. No caso do ficus, geralmente um ano, ou dois, é suficiente para formar a estrutura mais adequada. Very Happy

Para retirar, vc corta o vaso plastico utilizado, cuidando de não danificar as raizes grossas, transplantando o conjunto para um vaso de bordas baixas, que poderá ser o definitivo, ou apenas para treinamento, se ainda houver necessidade (formação da estrutura aerea, galhos, raizes aereas, etc). Very Happy Não se lava as raízes nem se elimina, de vez, o substrato agregado a elas. Essa eliminação irá ocorrer aos poucos, por ocasião das regas diárias, até restar apenas o raizame principal. Claro que as raizes capilares estarão imersas no substrato contido na bandeja. Very Happy

Para formar um nebari interessante, visando uma formação estilo NEAGARI, ou raizes expostas, numa piracanta, o mais recomendado é fazer uso de uma garrafa de refrigerante, tamanho grande (PET). Após certo tempo de cultivo, em que a planta é deixada crescer livremente, as raízes estarão prontas quando começarem a sair pelos orificios de drenagem previamente feitos no fundo da embalagem. Very Happy

Nesse caso, corta-se a embalagem no sentido do comprimento (altura), não removendo o torrão. Trabalha-se no sentido de acondicionar as raízes que saiam pelos orificios de drenagem em um vaso, de treinamento, fixando-as bem, com aramação. Claro que, nesse momento, a planta terá seu tamanho reduzido, conduzindo-a para um estilo qualquer (moyogi, p.ex.). As raizes, presas dentro do substrato, irão sendo paulatinamente descobertas graças à rega diária, de forma a que, findo o cultivo, tem-se então a estrutura inicialmente pretendida. Very Happy

Veja, então, que no primeiro caso, descobre-se as raizes grossas, sem eliminar totalmente o substrato agregado a elas. No segundo, o substrato irá ser demolido gradativamente pela rega diária. Very Happy

Um terceiro trabalho poderia ser tentado, com um acer tridente (burgerianum ou kaede), visando compor uma estrutura que ficasse entre a do ficus e a piracanta. Nesse caso, após prenderem-se as raizes a uma pedra qualquer, (eu uso cordão de algodão, alguns preferem borracha), após estar formada a estrutura, podemos cortar o vaso plastico, liberando as raízes grossas, partes por vez. Isso quer dizer: corta-se a borda do vaso, um palmo por ano, p.ex., até conseguirmos formar a estrutura desejada, sem expor de vez as raizes. Very Happy

Uma serissa chinesa poderá ter suas raizes expostas tão logo seu cultivador goste da estruturação de sua copa e considere formado seu nebari/pedra. Nesse caso, lava-se as raízes, após cortar o vaso plastico em que permanecera o conjunto, acondicionando-se a planta ao vaso definitivo, então. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 15, 2008 8:31 am    Assunto: Responder com citação

FrK,

O Nick já explicou com clareza os procedimentos o que eu quero lhe dizer é que as plantas são bem resistentes. Eu por exemplo costumo lavar todas as raízes na hora de trocar o substrato e dificilmente alguma planta sente por isto, então na hora de descobrir raízes não tenha medo do processo, a planta saudável aguenta tranquilamente e ainda se sente estimulada a emitir novas raízes.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 15, 2008 9:19 am    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado pelas explicações, Nick e Geraldo...
Com certeza me ajudaram muito...
Agora, só p/tirar a dúvida quanto à época...
Eu tenho uma piracanta que tem um base horrível e está plantada num vaso grande e alto de plástico, daqueles de 30-40l...
Eu vou fazer uma alporquia nessa planta na primavera p/aproveitar a parte da copa que já está interessante, mas queria descobrir um pouco as raízes p/ver oq é q me espera lá embaixo....eu ia cortar ou puxar o torrão todo mais p/cima p/descobrir mais ou menos uns 10-15cm...posso fazer isso agora?

FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 15, 2008 3:07 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Descobrir um pouco as raízes, para ver o nebari, considerando que o vaso em que sua piracanta está plantada é de tamanho grande (alto), não tem problema nenhum, pode ser feito agora sim. Very Happy Após fazer a verificação, não reponha a mesma terra retirada, use areia grossa de rio, sem peneirar, que é melhor, ok? Very Happy

Só não queira é podar raizes, grossas principalmente. A melhor época para alporquia é na primavera.
Se o tronco for grosso e de bom tamanho, pode fazer quantas alporquias quiser, inclusive, no mesmo caule. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 15, 2008 3:30 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado pelas respostas Nick.
A alporquia vai ficar mesmo p/primavera, mas como vou fazer o alporque mesmo, quero ver oq é que me espera depois da retirada, p/ver qual vai ser do restante da planta, se vai dar p/trabalhar, se vai sair alguma coisa que preste, etc...
já estou a tempos querendo mesmo fazer isso e acho que então vou descobrir uma parte das raízes esse final de semana...
Dependendo do tamanho do pepino, a gente se conversa mais tarde..
Abraços!

FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: