Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Claudio Fellini 4.o PASSO

Registrado: 09/01/06 Idade: 55 Mensagens: 629 Localização: Aparecida de Goiânia-GO
|
Enviada: Seg Dez 08, 2008 3:58 pm Assunto: Ficus Boni (evolução) |
|
|
Caros amigos,
Este ficus quebra com muita facilidade, quebrei um galho baixo e nunca mais nasceu outro no lugar, tive que mudar um pouco o conjunto para melhorar.
Seguem fotos da evolução, desde 2006, quando ganhei em uma daquelas bandeijas de plastico com a marca BONSAI.
segue fotos:
2006, somente desfolha e já consegui quebrar um galho, o que está aramado, mas morreu.
Outubro de 2006
Outubro de 2007
Outubro de 2008
 _________________ FELLINI
A Natureza é sábia |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Seg Dez 08, 2008 4:35 pm Assunto: |
|
|
Claudio Fellini
bela planta amigo, parabens
gostei muito do nebari dela
eu acho que vc poderia escolher apenas um apice pra ela, ficou a impressão que exitem 3.
t+ _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |

Registrado: 09/01/06 Idade: 55 Mensagens: 629 Localização: Aparecida de Goiânia-GO
|
Enviada: Seg Dez 08, 2008 5:04 pm Assunto: |
|
|
Filipe,
Também percebi isto, mas na dúvida de qual tiraria, preferi esperar a opinião dos amigos daqui.
Abraços e obrigado por opinar
Fellini _________________ FELLINI
A Natureza é sábia |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Dez 09, 2008 12:59 am Assunto: |
|
|
Claudio Fellini,
tenho recebido ajudas imensuraveis dos amigos desse forum, é um prazer retribuir de alguma forma, alem disso como já havia mencionado sua arvore está muito linda, fico feliz de participar de certa forma.
Eu ficaria com o topo que vem em direção ao observador... alem da sua planta se inclinar pra frente dessa forma(o q é recomendavel) vc deixaria a cicatriz mais escondida.
mas... é sempre bom outras opnioes para ajudar na decisão certo?
t+
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jan 04, 2009 10:39 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
Como sugerido, aí vai as correções.
abraços e obrigado
A Natureza é sábia |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jan 05, 2009 1:31 pm Assunto: |
|
|
Claudio Fellini
A meu ver ficou muito bom!
se me permite uma outra sugestão, acho q vc poderia usar o galho, logo acima do que eesta indo pra traz, para cobrir parcialmente o tronco direcionando um pouco mais pra frente da planta. Acho conveniente q vc faça isso devagar, talvez com muita pesciencia por intermedio de podas.
Afinal como vc msm disse essa planta é muito dificil de aramar.
Lindo bonsai
parabens
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Seg Jan 05, 2009 1:40 pm Assunto: |
|
|
Claudio, qual técnica você usa para o desenvolvimento de raízes aéreas? |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jan 05, 2009 2:05 pm Assunto: |
|
|
Filipe, amigo,
Pensei também nisto, mas gostaria de deixar crescer mais para dar conicidade no ápice e enquanto isso vou escolhendo os galhos para fechar a frente, pois sempre após uma poda mais severa, surgem muitas brotações no tronco. Pensei também em diminuir seu tamanho, acho que ela está muito alta, não?
Por enquanto vou deixar crescer e dar uma encorpada para não perder a força.
Agradeço sua participação, é muito gratificante
Arzi,
Na verdade, não uso técnica nenhuma, mas percebi que elas aparecem na época da chuva, aque em Goiás começa em Outubro, logo após a entrada da primavera. Costumo deixar a planta bem "cheinha" pois a sombra no tronco protege para não queimar quando elas aparecem.
Em aparecendo, escolho a que quero e coloco o canudo (aqueles de refri) ou do Mc Donalds, corto do tamanho certo para proteger a raiz e encosto ele no solo, na posição que quero, em um ano, ele cresce, engrossa e rasga o canudinho sozinho.
Outros ficus você pode até mudar de lugar depois, a raiz, mas o boni, nem pensar, ela quebra mais fácil que os galhos.
Abraços
A Natureza é sábia |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jan 05, 2009 2:40 pm Assunto: |
|
|
Muito útil essa dica, e dentro do canudo? coloca algum substrato? |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jan 05, 2009 2:58 pm Assunto: |
|
|
Tem gente que coloca, mas eu nunca usei nada, o canudo é só para proteger a raiz até a entrada no solo, comigo sempre deu certo. _________________ FELLINI
A Natureza é sábia |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jan 05, 2009 3:05 pm Assunto: |
|
|
Pois é, eu coloquei uma garrafa pet cortada, com substrato dentro, ja da pra perceber muitas raízes no interior da garrafa, mas até o momento nenhuma chegou ao substrato, vou atualizar o tópico para que vejas..
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10445 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jan 05, 2009 3:28 pm Assunto: |
|
|
Arzi,
O problema da garrafa é que as raizes "se perdem" lá dentro, não dá para direcionar, nem escolher, fica tudo embolado como se estivesse abaixo da terra. A não ser que depois você escolha e redirecione as escolhidas.
É quase uma alporquia.
Abraços
A Natureza é sábia |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jan 05, 2009 3:29 pm Assunto: |
|
|
Bom, então acho que está na hora de abrir a garrafa e arrumar a bagunça.. |
|
|
 |
bad_clusters 2.o PASSO

Registrado: 21/08/08 Idade: 39 Mensagens: 227 Localização: Anápolis - GO
|
Enviada: Seg Jan 05, 2009 3:47 pm Assunto: |
|
|
Muito boa esta aula!!!
=P _________________ Às vezes é necessario sacrificar coisa, que você pensava ser importante, para que no futuro possa alcançar o seu objetivo. (Marcio Gonzales Aggio)
Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jan 05, 2009 3:51 pm Assunto: |
|
|
Outro detalhe,
As raizes procuram alimento e água (humidade) então naturalmente elas irão descer, mas se você colocar o substrato em cima, e a humidade for maior do que abaixo, elas vão se "perder", não sei se expliquei bem. _________________ FELLINI
A Natureza é sábia |
|
|
 |
|