FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pinheiro Negro, M.Hidaka, 12 anos.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 14, 2008 12:58 am    Assunto: Pinheiro Negro, M.Hidaka, 12 anos. Responder com citação

Esse pinheiro negro foi adquirido a pouco tempo do M. Hidaka tem uns 12 anos 30 cm e 2,5 de tronco. Aceito criticas, sugestões e, principalmente, projeções Laughing .

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
newgalileu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 14, 2008 7:08 am    Assunto: Responder com citação

Marco, não consigo ver suas fotos.
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 14, 2008 11:07 am    Assunto: Responder com citação

Marco,

Escorredor e bacia nele, PN não pode espichar muito pq é difícil criar brotaçõs nos intervalos. já deu pra ver que neste primeiro galho comprido em baixo está com um ou duas velas, se vc conseguir que elas desenvolvam poderia cortar o restante do galho, ele está muito feio e desproporional, vc tem que ir pinçando as velas e as agulhas, no caso das velas, cada vez que vc pinçar uma delas a tendência é nascerem brotos novos, daí vc deixa só duas, sempre as que estiverem na horizontal e uma ao lado da ouitra, retire as mais finas e que nascerem pra cima e para baixo, depois pinçe novamente estas duas novas velas para que elas também venham a emitir novas brotações, e assim sucessivamente, sempre pinçando as velas e deixando apenas um par em cada brotação nova, sua intenção é criar uma ramificação totalmente horizontal como se fosse a palma de uma mão. No seu caso vc tem que se preocupar em reduzir alguns galhos que estão pescoçudos, mas para isso tem que haver brotação, e como o PN não é um ficus que onde vc corta brota terá que ter muito cuidado, pois depois de cortado não volta mais. deixe uma vela no ápice como galho de sacrifício, este galho é o que engrossa toda a estrutura, ele cresce livremente e na vertical, sendo que só deixe agulhas no topo e retire as laterais.
Abraços.
Ps. Aproveite e arame para direcionar os galhos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 19, 2008 12:50 am    Assunto: Responder com citação

Glauco realmente há galhos pescoçudos. A minha intenção com esse PN é a de fazer um Moyogi. Na foto que mostra o PN de cima dá para perceber que do lado esquerdo há 3 galhos. O 1° de baixo será o primeiro galho do lado esquerdo, que alias eu já coloquei para baixo com arame. O galho do meio será o ápice, ele tem duas velas de cada lado para formar os galhos e é esse que também será o galho de sacrifício. O 3° será retirado. Do lado direito o galho pescoçudo provavelmente vai sair, a menos que eu decida tentar um semi-cascata antes de decidir. Há vários galhos e velas em lugares errados eu estou pensando em usa-los para tentar enxertar-los para corrigir a falta de ramificações em algumas áreas, por isso, ainda vai ficar um pouco difícil para eu mostrar o que pretendo fazer.

Você ou alguém do fórum tem experiência com enxertos? Qual é a melhor forma de fazer?

Obrigado e um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: