|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo de Lemos
Registrado: 03/09/08 Mensagens: 4 Localização: Campinas - São Paulo
|
Enviada: Sáb Set 20, 2008 12:28 pm Assunto: Transplante de laranjeira (yamadori) para escorredor |
|
|
Boa tarde a todos...
Sou novo nesse fórum, q a muito venho acompanhando...
Como a maioria dos participantes, me apaixonei pela arte, que, desde então, se tornou parte da minha vida..
Ocorre que se passam muitas inseguranças, pois já perdi a minha primeira planta, por inexperiência..
O problema atual é: obtive um yamadori de laranjeira há 2 meses, e plantei num vaso fundo de plástico, com substrato apenas de areia..
Desfolhei a planta inteira, pq as raízes que retirei ficaram um tanto danificadas, perdi muitas, mas deu certo..Nesse intervalo de tempo, algumas brotações na parte superior já ocorreram.
COmprei agora um escorredor, para transplantá-la num novo substrato (pq é primavera e tal..)
soh que se retirar a planta direto da areia, acredito que não consiga tirar o torrão com as raízes, pq o torrão de areia se desfaz...
o que faço agora?tenho medo de estressar a planta e acabar por matando-a...
agradeço a ajuda!
um grande abraço.
Ricardo. |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 20, 2008 2:42 pm Assunto: |
|
|
Amigo Ricardo,
Se a laranjeira já rebrotou, provavelmente já desenvolveu boas raizes.
mas se está no vaso de plástico há 2 meses, eu recomendo deixá-lo ai por mais uns 2 meses. não tenha pressa em passá-lo para o escorredor.
Quando for fazê-lo, corte o vaso plástico para retirar o torrão. como a areia vai desfazer, não há problema das raizes ficarem expostas por pouco tempo no processo de transplante.
Nesta oportunidade, caso a muda tenha uma raiz pivotante longa, corte-a para caber num vaso mais raso. as raizes da laranjeira vão brotar com facilidade a partir do corte.
boa sorte com sua árvore. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|