Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Abr 05, 2008 6:26 pm Assunto: Desfolha e Aramação de Maricá |
|
|
Esta maricá eu tenho desde setembro de 2007 , hoje resolvi desfolha-la e arama-la novamente. Ja havia mostrado aqui no forum.
o dia da coleta
Pequenos ajustes!!!!!!!!!!!!!!!
Foto atual
Desfolha e aramação
Fiz esta nova aramação pq quero dar maior triangulção em sua copa
Criticas , sujestoes
Abraços
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 05, 2008 10:43 pm Assunto: |
|
|
Joel, linda planta . Um otimo tronco com um belo movimento. Na minha modesta opinião eu faria o seguinte: deixaria os primeiros galhos mais longos pois devido à altura os "segundos" galhos não ficariam tão bem se fossem encurtados. Colocaria os primeiros galhos mais para baixo e diminuiria a altura do galho que forma o apice, assim, poderia se formar uma copa bem frondosa . Com esse tronco e um nebari promissor ficara de dar inveja . Em mim já deu . |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 05, 2008 10:47 pm Assunto: |
|
|
A propósito, a cicatrização da poda ficou ótima. Como você fez?  |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Abr 05, 2008 11:11 pm Assunto: |
|
|
Marco
Obrigado pelas considerações
Com relação ao comprimento dos galhos , no maricá voce sempre tem que deixar uns 2cm maiores do que voce quer , pois sempre seca a ponta , quando se poda.
Pretendo deixar sua copa bem trinagulada e a brotação do maricá e muito rapida e vigorosa.
Minha ideia é semelhante a este:
Não da para baixar mais os galhos senão eles correm o risco de quebrarem , por isso vou baixando por etapas, eles ja estiveram bem na vertical.
Para a cicatrização eu cortei os galhos bem rentes ao tronco e os protegi com pasta cicatrizante. _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Abr 05, 2008 11:37 pm Assunto: |
|
|
Joel,
Esta planta tem uma estrutura de tronco fenomenal, É só eliminar alguns galhos que estão em excesso e terás um bonsai digno de capa de revista. Eu creio que bastaria um galho nascendo na altura da primeira curva, direcionado para direita, depois o segundo galho, nascendo na altura da segunda curva. para esquerda, um pouco acima, na altura da concavidade, um terceiro galho puxado para trás e a partir daí os outros galhos iriam circulando o restante do tronco, como uma escada em forma de espiral. Isto proporcionaria uma melhor visualização do tronco da planta que é, ao meu ver, o forte dessa planta.
Um grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 06, 2008 3:48 am Assunto: |
|
|
Joel, você tem razão, o que eu tinha imaginado era uma copa com a base do "triangulo" mais ampla ai a arvore pareceria menor, porém, o tronco, proporcionalmente, pareceria mais fino. O modelo que você esta seguindo é bem melhor . |
|
|
 |
Rapha
|
Enviada: Dom Abr 06, 2008 9:49 am Assunto: |
|
|
Pelo visto vai ficar igual a planta que vc tomou de modelo, parabens |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Abr 06, 2008 9:57 am Assunto: |
|
|
Joel,
este maricá está sendo muito bem encaminhado, entretanto, na minha modesta opinião, além de baixar os galhos, você deveria dar movimento aos mesmos. Note que o tronco é sinuoso mas os galhos estão retos, isto pode diminuir a beleza da planta...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Abr 06, 2008 8:35 pm Assunto: |
|
|
Edson , realmente seus galhos precisam de maior movimento , valeu a dica
Valeu rapha
VAleu Marco _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 06, 2008 9:14 pm Assunto: |
|
|
Joel, sua arvore tem muito futuro mesmo. siga as sugestões que o Sergivaldo deu e é só deixar o tempo fazer o resto.
parabéns. _________________ P.C. |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Seg Abr 07, 2008 9:14 am Assunto: |
|
|
Joel não tem muito o que falar seu trabalho é coisa de profissional!!Parabens!! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Abr 07, 2008 2:14 pm Assunto: |
|
|
Belo trabalho, Joel!
Parabéns!
As dicas o pessoal já deu com bastante propriedade!
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 07, 2008 7:57 pm Assunto: |
|
|
Amigos , obrigado pelos elogios e pelas dicas , com certeza eu tive muita sorte em achar uma maricá com um movimento de tronco desses.Dá ate medo de mexer muito.
Prof. Sergivaldo , realmente tem muitos galhos , so que como eu estou na duvida de qual dos galhos deixar eu acabei deixando todos. Melhor pecar pelo excesso que pela falta.
Valeu _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Abr 07, 2008 9:10 pm Assunto: |
|
|
Joel,
Tirando o "professor", você está certíssimo. Agora, quanto mais rápido você começar a definir os galhos que permanecerão, melhor. Da mesma forma que galho cortado não volta (ou demora muito a voltar), um galho muito grosso também não entorta facilmente.
Grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Ter Abr 08, 2008 2:07 am Assunto: |
|
|
Oi Joel... Acho que é mais ou menos essa a proposta pra tua planta conduzida neste tópico...
Abraço. |
|
|
 |
|