Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nabase 2.o PASSO

Registrado: 27/08/06 Mensagens: 377 Localização: Limeira - S.P. -
|
Enviada: Dom Set 30, 2007 1:14 pm Assunto: Trabalho com Paineira |
|
|
Pessoal, bom dia! Ontem fiz uma poda na brotação, retirei os espinhos, podei a raíz e transplantei esta Paineira, que está comigo à +/- 7 anos.
Depois posto a evolução ...
Um abraço à todos.
Natalino Sampaio _________________ "Tudo passa" |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 30, 2007 10:25 pm Assunto: |
|
|
oi Natalino, tenho algumas paineiras e elas respondem bem a essas podas e troca de substrato. o mais difícil delas é conseguir novos galhos. tenho uma que ao fazer a troca de substrato, eu podei bem mais baixo e agora está soltando vários novo brotos. coloque fotos da planta envasada depois.
só fiquei em dúvida em relação a retirada dos espinhos, se isso é necessário e se isso não é prejudicial. As mudas que tem espinhos, geralmente deixo como estão.
Espero também respostas de outros membros sobre isso.
abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Out 01, 2007 11:15 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
eu também deixaria os espinhos... fica mais natural
Também gostaria de vê-la envasada
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 02, 2007 6:01 pm Assunto: Acúleos |
|
|
Natalino
Estamos aguardando as fotos de depois do envase. Sua paineira tem um belo tronco e para criar conicidade você deve escolher um dos galhos melhor localizados para deixar crescer como novo ápice, evitando podá-lo, até chegar a cerca de 1/3 da espessura do tronco.
Eu também concordo que os espinhos (acho que nesta espécie são acúleos e não espinhos) são uma característica natural interessante desta espécie. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 03, 2007 1:00 pm Assunto: bonsai |
|
|
A paineira, como o baobá, é aconselhavel, após cortar raizes grossas, deixar sem plantar por 24 horas. (conselho do bonsaista Charles Ceronio). Retirar os espinhos é certo, pois eles machucam e atrapalham na hora de fazer qualquer trabalho de condução e educação. Sua retirada em nada prejudica para a planta. São um recurso de defesa da mesma e não influem em seu desenvolvimento.
Podem ficar tranquilos: depois de algum tempo, voltam a crescer com vigor.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
nabase 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 06, 2007 10:40 am Assunto: |
|
|
Pessoal, bom dia! Tirei fotos da planta em seu novo e menor vaso.
Como o NIck postou, a retirada dos espinhos foi necessária, pois do contrário não iria conseguir chegar perto dela. Com o tempo os espinhos voltam a crescer. Os arames foram colocados apenas para orientar a brotação, que são bem frágeis.
O que acham? Alguma sugestão?
Futuramente pretendo colocá-la em uma vaso ainda menor e mais apropriado para a arte.
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Out 06, 2007 8:36 pm Assunto: |
|
|
Nabase,
como tudo que o Nicky colocou é verdade sobre a paineira, o que posso te dizer é regar bem durante a brotação, ela gosta bem. Já que aramou faça uma modelagem melhor, esta não está boa, veja que estão muito fechados e dará um estilo estranho, ele aceita bem a modelagem, mas como ainda está muito novo, melhor esperar mais um tempo, quando estão lignificados respondem muito bem.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
nabase 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 13, 2007 5:56 pm Assunto: |
|
|
Atualizando a fotos ....
O que acham?