|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
debora_atuy
|
Enviada: Qui Jun 12, 2008 11:04 pm Assunto: Corrigindo um erro |
|
|
Oi de novo pessoal! Desculpe a empolgação mas é muita alegria ter arrumado o fotolog.
Quando entrei nesta comunidade pela primeira vez cometi dois erros:
1- não li o site primeiro antes de ficar fazendo perguntas.
2- me achei "o cara" e decidi postar em "Minha árvore e sua opinião" em vez de postar aqui no "Sou principiante".
Agora, quando mais leio, mais eu vou vendo as besteiras que já aprontei.
A pior delas foi a primeira, com uma ficus de 5 ou 6 anos que aramei igual ao meu nariz há um mês (fiquei com medo de aramar corretamente e quebrar ela toda).
O interessante é que a aramação exdrúxula para baixar os primeiros galhos acabou resultando sem querer num início de curvatura no tronco direito. Então, depois de ver fotos e mais fotos de bonsais, percebi que os "troncos duplos" mais atraentes tinham os troncos bem separados logo perto da base, enquanto no meu os dois troncos sobem juntos uns 8 cm antes de se separarem.
Então, minha pergunta mesmo é: existe algum tipo de "afastador" para que eu consiga deixá-los separados logo na base? E mais, tem alguma outro desastre grave que eu esteja fazendo?
PS.: não fiz nenhuma poda de galhos, só folhas e raiz.
Obrigada
 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Jun 13, 2008 12:57 am Assunto: |
|
|
Débora,
não se preocupe por essa ansiedade. O quintal da minha casa por ter muitas árvores plantadas e ser muito escuro, é cheio de lâmpadas cuja função é dificultar a ação dos eventuais amigos do alheio. Por conta disso não é raro eu estar à noite no meio do quintal observando as minhas plantinhas, decidindo qual delas eu vou atacar...
Por haver postado num fórum errado; se for grave o erro, os moderadores removerão a tua mensagem para o lugar adequado...
Quanto a esta planta que aparece nesta foto, me parece ser um Buxinho; e na minha opinião o tronco duplo deve subir próximo um galho do outro. Uma boa sugestão de trabalho seria modelar como este buxus do Joel:
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=9385
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
debora_atuy
|
Enviada: Sex Jun 13, 2008 11:03 am Assunto: Buxus |
|
|
Bom dia!
Eu pensei certo e escrevi errado. Sempre troco buxus com ficus. Acho que é porque termina com "us".
Notei que mesmo o buxus do Joel, que você me mostrou, tem os troncos um pouco mais separados na base do que o meu.
E também os primeiros galhos começam mais para baixo. Vou estudar mais antes de me meter a sair picando o coitado outra vez.
Obrigada pelo apoio!!! |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Jun 13, 2008 7:30 pm Assunto: |
|
|
Débora,
o tronco duplo pode ser mais separado ou mais junto, mas a sua está junto demais e com o crescimento dos galhos pode ser que acabem se encostando e fundindo. Existe uma forma de separar os troncos sim. Comece afastando mais acima para não forçar de uma vez, depois vá abaixando a cada mês uns três centímetros. Quanto mais embaixo mais tempo deve dar para abaixar.
A primeira figura seria uma medeirinha, como um palito de picolé mais grosso e cortado. A segunda seria um arame mais forte, que o galho não consiga dobrar. É só colocar entre eles que vai afastar aos poucos.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
debora_atuy
|
Enviada: Sáb Jun 14, 2008 4:15 pm Assunto: Darkaso |
|
|
Obrigada!
Vou providencia ainda hoje. Tenho umas madeirinhas que vão servir!
Depois vou postando os resultados!
Grande abraço a todos |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|