Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mateusbm
Registrado: 30/12/08 Idade: 43 Mensagens: 48 Localização: Marília (SP)
|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 11:47 am Assunto: Ajuda: Ficus Boni Variegata? |
|
|
Pessoal,
Comprei 2 pré-bonsai num evento que teve aqui em minha cidade. Foi vendido como Ficus Mini R$ 7,50 cada, mas pelo que já li aqui no fórum e pelas fotos que já vi na net acho ser Ficus Boni.
Bom, o primeiro (tampa laranja na borda do vaso) é um normal, folhas inteiras verdes (completamente sadio), e o segundo é um variegata (o que está com problema). O problema é: Folhas amarelas e caindo.
Registrei uma foto vista de cima da planta, dessa forma parece estar tudo bem, mas quando se olha de frente pra ela, é possível ver as folhas amarelas que se concentram na parte de baixo e mais no centro da copa.
Minha dúvida é: Estou errando no excesso ou falta de sol, água ou adubação?
Ficha das plantas: Molho uma vez por dia, elas recebem sol na parte da tarde (não sei o tempo certo que permanecem debaixo do sol pq não fico em casa de tarde), faz uma semana que as comprei e ainda não adubei. La no salão do evento não havia nenhuma folha amarela, acho que o problema começou aqui em casa mesmo.
O solo é extremamente drenante a ponto de jogar água e já começar a sair por baixo do vaso e acho que também não é falta de matéria orgânica, o substrato me parece ser tipo um xaxim desfiado misturado com terra vegetal. Abaixo mais fotos.
Alguem pode me ajudar? _________________ Mateus
e-mail/msn: mateusbm@gmail.com |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 11:53 am Assunto: |
|
|
Pode ser falta de nutrientes no solo. Você sabe quando foi adubado a última vez??? Pode ser que esteja precisando de um transplante pois pode estra a muito tempo nesse vaso. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
mateusbm
|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 12:05 pm Assunto: |
|
|
Não sei a quanto tempo está assim. Mas pela quantidade de musgo nao parece ser pouco. E tambem não sei quando foi adubado pela ultima vez ou algo assim... estou com elas a somente uma semana e estou com medo de perdê-la. _________________ Mateus
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 1:12 pm Assunto: |
|
|
Como vai Mateus,
Recomendo o trasnplante para um substrato drenante, acompanhado de uma desfolha parcial para diminuir a carga xobre a planta.
Boa sorte.
Franz Lopes _________________ "O que fazemos em vida, ecoa na eternidade" |
|
|
 |
mateusbm
|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 1:43 pm Assunto: |
|
|
ok, mas quando devo fazer isso? Agora mesmo no verão? ou devo fazer só na primavera.
Obrigado pela ajuda. _________________ Mateus
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 5:57 pm Assunto: |
|
|
Mateus levando em consideração que ainda está quente, pelo menos aqui no ES, pode sim fazer um transplante agora. As plantas ainda estão em atividade plena. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
mateusbm
|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 8:35 pm Assunto: |
|
|
Opa, vlw Marcos. Aqui está chovendo bastante, mas muito quente tambem. Vou seguir o conselho. Depois te falo o que deu.
Abraço. _________________ Mateus
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 9:57 pm Assunto: |
|
|
Mateus,
Se está chovendo em sua região, ótimo! Isso é bom para o transplante, pois ajuda a evitar excesso de perda de umidade pela raiz que fiz exposta durante a operação.
Boa sorte.
Franz Lopes _________________ "O que fazemos em vida, ecoa na eternidade" |
|
|
 |
|