|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Luca
|
Enviada: Seg Maio 19, 2008 5:12 pm Assunto: Pinus taeda |
|
|
Dá para fazer bonsai de pinus taeda ,uma "pseudo" nativa muito comum em são paulo . Se der ,tenho um objetivo, fazer bonsai "de verdade" com ele. _________________ Errar é melhor do que conseguir de primeira.
Aniversário: 20/10 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Maio 20, 2008 1:33 pm Assunto: bonsai |
|
|
A principio, os pinheiros usados geralmente para bonsai são os que permitem, através de pinçagem constante (retirada das aciculas/agulhas) uma redução no comprimento delas, favorecendo que, cultivados como bonsai, mostrem todo o esplendor de uma arvore de grande porte, miniaturizada, acondicionada numa bandeja (vaso para bonsai).
Há inumeras variedades de pinheiros, mas infelizmente, nem todos se prestam a esse tipo de trabalho. Alguns cultivadores até que tentam, mas sempre esbarram na dificuldade da redução das acículas. Tenho visto incluso bonsai de pinus elliot, muito utilizado em nosso país para reflorestamento, vez que sua madeira é utilizada num sem numero de aplicações, inclusive no fabrico de celulose para produzir papel.
Acredito que o taeda, assim como o elliot, até podem vir a ser cultivados visando formar um lindo bonsai. Mas há que se ter em mente sempre essa dificuldade, digamos, técnica.
eis um bonsai de pinus taeda:
Como se vê, há sempre alguem tentando, independente das dificuldades, fazer bonsai com algumas variedades de pinheiro, fugindo das mais utilizadas.
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Editado pela última vez por nickyfury em Ter Maio 27, 2008 3:24 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 219 Localização: Nova Petrópolis - RS
|
Enviada: Ter Maio 20, 2008 2:32 pm Assunto: |
|
|
Amigo Luca,
Tenho as seguintes variedades de pinheiro, por ordem alfabética do nome científico:
1) Pinus echinata, dos EUA;
2) Pinus elliottii, dos EUA;
3) Pinus pinaster, europeu;
4) Pinus pinea, europeu;
5) Pinus x rhaetica, cruzamento das duas variedades seguintes;
6) Pinus sylvestris, euro-asiático;
7) Pinus uncinata, europeu;
Pinus thunbergii, asiático, clássico em bonsai;
9) Pinus wallichiana, nativo do Himalaia.
Todos eles já me provaram aceitar as técnicas aplicáveis ao bonsai, mas, como disse corretamente o Nickyfury, há o problema do tamanho das agulhas; o pior dos que tenho é o Pinus elliottii, seguido do P. echinata e do P. wallichiana. Os melhores, a meu ver, são o Pinus thunbergii (lógico!), o P. sylvestris e o P. uncinata.
Mas há uma maneira de tentar reduzir um pouco as agulhas deles, técnica arriscada e não aplicável a todas as espécies, além de que tem que ser aplicada no momento exato, isto é, no fim do inverno (fins de agosto): pinçar todas as agulhas, deixando a árvore pelada! Radical para os Pinus, mas possível; na natureza, às vezes acontece de um incêndio queimar todas as agulhas de um pinheiro mas ele sobreviver e rebrotar. Mesmo assim, só tente se tiver o sangue frio de saber que talvez possa perder sua planta. Felizmente nunca perdi, e venho aplicando esta técnica em Pinus elliottii já há 7 anos; a redução é razoável, as agulhas ficam com um terço do tamanho normal.
Um abraço!
Ivo _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
Luca
|
Enviada: Ter Maio 20, 2008 4:42 pm Assunto: |
|
|
obrigado pelas respostas!
Nicky ,a foto não está aparecendo.
me passe o link.
Tchau _________________ Errar é melhor do que conseguir de primeira.
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 20, 2008 7:39 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo Luca!
Concordo plenamente com o que disseran os amigos ,NICKYeIVO sobre
as dificuldades de se trabalhar con certas variedades de pinos .
Gostaria apenas de acrecentar que embora não sendo un expert no
assunto sempre à a possibilidade dos enxertos.Não sei se ten algun tópico
sobre o tema aqui no forum ,tenho certa experiencia de enxertos apenas
con p/negro,qualquer coisa disponha ok.
G abraço.
PV |
|
|
 |
Luca
|
Enviada: Qui Maio 22, 2008 10:27 pm Assunto: |
|
|
Luca escreveu: | obrigado pelas respostas!
Nicky ,a foto não está aparecendo.
me passe o link.
Tchau |
????????????????????????????  _________________ Errar é melhor do que conseguir de primeira.
|
|
 |
Jefferson Paulo 1.o PASSO

Registrado: 14/12/07 Idade: 42 Mensagens: 145 Localização: Trindade - Goias
|
Enviada: Qui Maio 22, 2008 11:28 pm Assunto: |
|
|
Amiguinho, quando uma foto não aparecer, como essa postada pelo Nickyfury, click com o botão direito em cima do "x" que aparece no lugar onde deveria aparecer a foto e vá em propriedades, lá vc vai encontrar o link da foto postada. _________________ Jefferson Paulo
Associação Goiana de Bonsai
www.agb-bonsai.com.br
 |
|
|
 |
GustavoLP 1.o PASSO

Registrado: 27/02/08 Mensagens: 121 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Dom Jun 01, 2008 1:33 am Assunto: |
|
|
Só queria tirar uma dúvida com os mais experientes:
O Pinus thumbergii aceita poda radical? Ou não se recupera?
obrigado _________________ ___________
"Uma mente que se abre a uma nova idéia jamais retornará ao seu tamanho original" (Albert Einstein). |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|