FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Era uma vez uma Estaca
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Nelmar
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 27/04/05
Mensagens: 238

MensagemEnviada: Dom Jun 19, 2005 1:16 am    Assunto: Era uma vez uma Estaca Responder com citação

Evolução de um Ptecolobium. Very Happy Very Happy Arrow

Esta planta foi adquirida na inauguração de um viveiro no Rio, (acho que foi em 2000), onde o Mário Leal estava presente e, foi dele a idéia inicial para esta planta.
Vc lembra Mário? Very Happy
Vc disse, Idea "olhe para a planta, ela já está te mostrando como ela quer crescer."

Estaca com 1 ano de idade, já plantada no escorredor (deixei crescer o ponteiro, para diminuir a diferença no corte)




Nesta foto, ela tem 2 anos




Agora com 4 anos de cultivo




Esta última foi tirada este ano, já em um vaso




Agora vou começar o refinamento dos galhos e depois plantar em um vaso mais adequado.

Que acham? Tem futuro?


Abraços
Nelmar
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Dom Jun 19, 2005 1:53 am    Assunto: Re: Era uma vez uma Estaca Responder com citação

Se tem futuro meu amigo Nelmar?

Essa planta tem um grandioso futuro pela frente... parabens pelo trabalho e paciencia. Continue sempre assim, mostrando otimos trabalhos aqui no forum. T+.


Abraços:


Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Dom Jun 19, 2005 10:43 am    Assunto: Re: Era uma vez uma Estaca Responder com citação

Meu caro Nelmar, gostaria de ter sido eu a ter dado a idéia mas, nunca estive no Rio trabalhando com bonsai. Minha lembrança é de muitos anos atrás quando estudei no Colégio de Nova Friburgo, na época da Fundação Getúlio Vargas; isto, por volta de 1963. Meu Deus...faz tempo! Pode ter sido em outro local meu amigo? Ou você pode estar me confundindo com outro amigo do bonsai.
Seja como for, sua planta se desenvolve muito bem e está bem orientada.
Parabéns!


Nelmar escreveu:
Evolução de um Ptecolobium. Very Happy Very Happy Arrow

Esta planta foi adquirida na inauguração de um viveiro no Rio, (acho que foi em 2000), onde o Mário Leal estava presente e, foi dele a idéia inicial para esta planta.
Vc lembra Mário? Very Happy
Vc disse, Idea "olhe para a planta, ela já está te mostrando como ela quer crescer."



Abraços
Nelmar

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Dom Jun 19, 2005 12:08 pm    Assunto: Responder com citação

Querido Nelmar !!!! Laughing Laughing Laughing

Este PITECO está uma belezinha !!!! Wink Wink Wink

Poste fotos quando começar a direcionar os galhos. Legal a sequência de fotos. Deu para vermos como ela foi bem tratada e como se desenvolveu vigorosamente.

Mais uma vez parabéns e beijinhos

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/03/05
Idade: 62
Mensagens: 397
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Dom Jun 19, 2005 3:59 pm    Assunto: Responder com citação

Muito legal Nelmar, sem falar que é bom ver uma estaca de Pitheco que pegou dessa maneira.
Vc sabe se estacas com mais de 5 cm de diâmetro tb pegam com facilidade?
Outra pergunta, vc sabe se a alporquia funciona bem no Pitheco? Se funciona, qto tempo é necessário pra um bom enraizamento?
Um abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 13/03/05
Mensagens: 534
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Dom Jun 19, 2005 9:06 pm    Assunto: Piteco Responder com citação

Nelmar,

Você está sempre me surpreendendo com suas plantas. Você tem um bom gosto "SINIXXXXXTRO"!!!!
Parabéns mais uma vez por mais um belo trabalho. Wink
Abraço!

Fábio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Tecnolobo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/07/04
Mensagens: 168
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2005 10:09 am    Assunto: Responder com citação

Futuro??? Ela Tem Presenteee meu caro.

Maghnifico trabalho, Parabens. Very Happy
_________________
" ... Faça ou não faça: a tentativa não existe."( Yoda) ...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2005 11:19 am    Assunto: Re: Era uma vez uma Estaca Responder com citação

Oi Nelmar, tudo bem?

Que seu Piteco teve um passado muito interessante e terá um futuro brilhante, não tenho a menor dúvida!... Very Happy

Mas uma certeza é que, como disse o Tecno.... seu Piteco já é uma realidade! Shocked Very Happy
Cara.... ele está muito bonito, com uma estrutura muito elegante !!!

Nos 2 trabalhos que voce vai fazer agora, refinamento de copa e troca de vaso, eu faria uns comentários apenas prá pensar!....

- a curva do primeiro galho saindo do tronco me parece bem interessante. Assim, acho que seria legal evidenciar este ponto, retirando as folhas que, na ultima foto, impedem esta visão.

- acho que um vaso oval, bem maior e mais baixo, valorizaria muito a planta.

- verificar no replantio, se pode ir gradativamente expondo o nebari, visando dar um ar de planta ainda mais sólida e adulta!

Parabéns pelo trabalho!
Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nelmar
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 27/04/05
Mensagens: 238

MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2005 12:59 pm    Assunto: Responder com citação

Mário,
Podia jurar que era vc, mas de qq forma é bom saber que estudou na Fundação. Morei em Friburgo por 15 anos e ainda tenho uma casa lá. A família da minha esposa é de lá.
Posso me arriscar a dizer que os ares Friburguenses o influenciaram no Bonsai? Já vi o seu trabalho em 2001 em Mandaguarí e achei muito bom.

Marco,
O Pteco enraiza muito bem, mesmo sendo estacas grossas. Vc deve usar um composto misto de areia e barro. A alporquia tb pode ser conseguida em pouco tempo, dependendo da época em que se faz. Já consegui tirar mudas em 2 meses. O Ronaldo e o Jorge tb tem bastante prática no assunto.

Charles,
A curva que sai do tronco está neste momento propositalmente escondida, poisalí está ainda uma grande cicatriz. Concordo com as dicas de vaso, acho que vai ficar muito bom. Com relação ao nebari, já era minha intenção mostra-lo mais, mas tem de ser devagar, pois a muda era uma estaca.

Abraços a todos e grato pela palavras de motivação

Nelmar
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil