FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Muda de flamboyant
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Deco-RJ

MensagemEnviada: Dom Jun 08, 2008 1:15 pm    Assunto: Muda de flamboyant Responder com citação

Olá a todos!

Tudo bem?

Em minha rua há alguns flamboyants. Certa vez, após forte chuva, encontrei uma muda em meu quintal. Por estar no gramado de casa, com 2 centímetros de altura e sem qualquer substrato na raiz, plantei naqueles vasos de plástico laranjas. Não achei que fosse vingar, mas para minha surpresa...

Desenvolveu raízes muito rapidamente. Em pouquíssimos meses foi necessário utilizar a mamadeira. Nunca foi podado ou aramado.

Então, quero sanar algumas dúvidas com os amigos:

a) há potencial para bonsai?

b) a mamadeira é uma bacia de 16 litros. Está em bom tamanho ou muito funda?

c) poderiam dar opiniões sobre futura frente ou estilo seguir?

Tenho idéias, mas estou em dúvidas. Por exemplo, sigo o estilo moyogi ou shakan? Enfim, qual a opinião de vocês sobre esta muda?

Abusando da paciência de todos, sempre hospedo minhas fotos no Image Shack. Porém, as imagens sempre ficam pequenas. Só ampliam se clicarem nelas. Poderiam informar, por gentileza, como modifico isto? Embarassed

Desde já, obrigado pela paciência e atenção!

Editado pela última vez por Deco-RJ em Dom Jun 08, 2008 3:48 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Franciane
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 08, 2008 2:48 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Amigo, vou te ajudar a postar as fotos maiores, ok !!
Quando abrir a pagina do image shack em que esta hospedada a sua foto, clique nela (foto), com o botão direito do mouse, na opção propriedades você vai copiar o link do endereço da foto, tipo : http://img169.imageshack.us/img169/2512/fotosnovas022ui6.jpg e colar na pagina do fórum,entendeu?Wink
Assim !!!

Ahh que bom saber quem tenho mais um companheiro do cultivo do flam, o meu esta com brotações bem vigorosas, acho que o seu tem potencial, viu !! Very Happy
Ahh, acho que ainda é cedo pra definir o estilo a seguir, espere dicas de pessoas com mais experiência com flamboyant, como o Paulo Ventura o Astolpho.
Abraços!! Very Happy
Deco-RJ

MensagemEnviada: Dom Jun 08, 2008 3:21 pm    Assunto: Responder com citação

Franciane,

Oi! Tudo bem?

Muito obrigado pela ajuda. Agora... finalmente, né? Embarassed ... entendi como mostrar fotos melhores. Daqui para frente farei assim. Very Happy Obrigadão mesmo, viu?

Agradeço, ainda, pelos comentários que fez. Também acho cedo, mas gosto de testar possibilidades. Ehehe Ah! Você pode postar fotos de seu flamboyant? Quero ver outras possibilidades. Wink

Obrigadão pela ajuda, Franciane. Foi de grande valia!!!!
Franciane
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 08, 2008 8:28 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Deco,

Aí esta o meu flam!!

Este aqui é um que vi num tópico, mas não sei de quem é!!
Inspiração para nós !!

Abraços! Very Happy
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 09, 2008 2:40 pm    Assunto: Responder com citação

OI,
TENHO UMA FLANM TB E foi tirada de semente, da pra ver q a sua é bem novinha e seria bom aproveitar esta fase pra dar a foma q vc quiser pro tronco, assim vc escolhe o estilo q deseja usar, não creio q está especia seja facil de conduzir como shokan.
creio q um miogy seja mais indicado, vo tentar postar fotos da minha, mas esqueço de fazer isso quando chego em casa! rsrsrs

abraços amigo

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 09, 2008 7:58 pm    Assunto: Responder com citação

[img][/img]

como havia prometido.
infelizmente não consigo novas brataçoes com muita facilidade, mas agora ela já está em um vaso maior talvez ajude.
t+

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 14, 2008 11:31 am    Assunto: Responder com citação

Como vão amigos,

Também tenho alguns exemplares e Flamboyant cultivados de semente.

Qual a idade desta sua muda Deco?

Abraços.

Franz Lopes
Deco-RJ

MensagemEnviada: Sáb Jun 14, 2008 12:58 pm    Assunto: Responder com citação

Franciane,

Tudo bem?

Sua planta está bem adiantada, se compara com a minha. Está realmente linda! Parabéns! Very Happy

De fato, a imagem que mostrou serve como ótima inspiração. Trouxe novas idéias! Agradeço por ter postado. Wink

Abração!

Filipe,

Tudo bem?

Estava realmente em dúvida sobre o estilo. Em minha rua há vários flamboyants e todos tem formatos muito variados. O que mais gostei foi um enorme, com tronco inclinado e com copa bem aberta. Muito parecido com o estilo Shakan. Smile Por outro lado, por ser em escala menor, o Moyogi cairia super bem, né? Ainda mais depois que vi a foto postada por nossa amiga Franciane.

Farei exatamente como falou. Wink Usarei arames para dar forma ao estilo moyogi. Deixarei um pouco frouxos, pois esta planta cresce muito rapidamente. Usarei as fotos 4 e 6, ou seja, a foto que a amiga Franciane ajudou a ampliar, como frente. O que acha?

Quanto à ramificação, não tenho nenhuma resposta concreta. Pelo que vejo do meu, quanto mais sol, melhor. Para que tenha idéia, moro na cidade do Rio de Janeiro. Aqui o sol é bastante forte. O meu fica flam fica o dia inteiro ao sol. Quando tento proteger (nas horas mais quentes do dia) o bichinho parece sentir falta. Ehehe O seu fica quantas horas exposto ao sol? Talvez isto ajude, não?

Abração!

Franz,

Tudo bem?

Se a memória não me trai, peguei esta mudinha, nas condições que narrei acima, em 17 de março deste ano. No mais tardar, dia 25 de março. Com isso, ela tem quase 3 meses somente. Shocked E os seus exemplares? Que idades têm?

A idéia original era fazer um bonsai com, aproximadamente, 40cm. O que acha?

Abração!
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 15, 2008 10:26 am    Assunto: Responder com citação

Nossa!!!

Apenas três meses! Foi um desenvolvimento bem rápido para já estar com este tamanho... Shocked

Tenho dois exemplares de 14 meses, estão com aproximadamente 50 cm de altura, mas com troncos ainda muito finos. Vou transplantá-los na primavera para vasos maiores para acelerar o desenvolvimento.

Espero que tenham um crescimento mais rápido... Laughing

Abraços.

Franz Lopes
Deco-RJ

MensagemEnviada: Dom Jun 15, 2008 2:40 pm    Assunto: Responder com citação

Franz,

Tudo bem?

Pois é! Quando lembrei da data em que a peguei no gramado de casa, também achei assombroso. Eheheh Em parte, acredito que tal desenvolvimento se deve ao clima ensolarado do Rio. Cool Após 15 dias aumentei a exposição solar. Notei que se desenvolveu melhor do que no sombrite. Tanto que com apenas 20 dias já deixei o dia inteiro ao sol.

Outro fator que parece ajudar é o substrato. Ele é pobre em matéria orgânica. Basicamente, pedras ao fundo, bem como partes de: tijolo moído, pedaços de carvão, pouco de areia peneirada, terra simples e uma pequena porção de terra adubada. Já com uns 30 a 35 dias as raízes (muitas delas, na verdade) saíram pelo fundo.

Ah! Usei um escorredor de macarrão com perfil mais baixo, como pode ver da segunda foto em diante. Tão logo ultrapassaram o fundo do escorredor fiz a mamadeira, cujo substrato é pouca coisa mais rico em matéria orgânica, mas não exagerado também.

O mais interessante é que naturalmente adotam forma cônica, né?

Terão, sim! Com toda certeza, crescerão bem.

Ah! Franz, se não der muito trabalho, pode postar fotos de suas plantas? Já abusando de sua paciência, meu amigo, pode dizer como está o seu substrato? Nossos estados têm clima bem parecido. Daí, a curiosidade em saber sobre o desenvolvimento de suas plantas. Wink

Abração e, por favor, não repare na extensão do texto. eheh Razz
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 15, 2008 5:12 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é Deco, Meu substrato é uma mistura de 60% terra vegetal e 40% de pedriscos com cacos cerâmicos, ou seja, no meu caso está com mais matéria orgânica.

O que acredito que possa estar retardando um pouco o crescimento seria o fato da planta fica em interior, pois moro em apartamento. Com o transplante no verão, vou reloca-la para a casa de meu sogro, lá há mais espaço ensolarado.

Quanto a foto, vou ficar te devendo... Minha câmera está com as baterias ruins... Preciso comprar novas. Laughing

Mas assim que puder postarei fotos neste tópico, OK. Wink

Abraços e boa sorte.

Franz Lopes
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 15, 2008 6:32 pm    Assunto: Responder com citação

Franciane o seu Flam tem que idade??? Que belo tronco.
Franciane
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 15, 2008 8:44 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Marcos, bem eu não sei informar, pois comprei a muda já grande com 2m de altura e 4 cm de diametro, daí fiz uma poda radical. Sad
Se alguém souber estimar a idade pela espessura do tronco e altura??
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: