FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ulmus
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rafael Damasceno

MensagemEnviada: Sex Maio 23, 2008 9:40 pm    Assunto: Ulmus Responder com citação

Esse ulmus está assim há um bom tempo. Quando comprei ele havia acabado de ser desfolhado, e como eu não tinha muita noção do que fazer, coloquei nesse vaso. Acho que tive sorte de ele não sofrido muitos danos, mas está do mesmo jeito que chegou: quase nenhuma folha cresce desde janeiro.

[/img]

Acho que o melhor a fazer com ele é colocar no escorredor, mas não tenho certeza se posso fazer isso agora numa época fria, ainda mais com este ulmus que está meio fraco. E também queria uma opinião sobre qual substrato usar com ele para revigorá-lo
Já verifiquei se havia galhos mortos, como eu estava pensando, mas estão todos vivos!
Se algúem puder opinar ficarei muito grato!
grande abraço aos amigos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 24, 2008 10:51 am    Assunto: Responder com citação

el1041,
na minha opinião esta tua planta está complicada com esta bifurcação; vou deixar então as opiniões quanto ao estilo para os amigos mais experientes. De resto posso te adiantar o seguinte:

1 - Mesmo agora no frio, não haveria problema com o transplante desde que você não mexesse nas raízes

2 - Como você mesmo disse que ele está meio fraco, melhor não estressar a planta por agora; espere o início da primavera para o transplante para o escorredor. Pode usar por exemplo, uma composição semelhante a esta:

60% pedriscos ou cacos cerâmicos
10% areia grossa
30% matéria orgânica

Espero ter ajudado.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Anderson Vinturini
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 06, 2008 12:51 am    Assunto: Responder com citação

Amigo,

Conheço bem essa espécie, pois, é uma das 10 espécies que mais gosto, no inverno ela permanecerá assim com poucas folhas característica de árvores com folhas semi-caducas (perde quase todas as folhas no outono, inverno e volta na primavera), principalmente depois de desfolhadas, não sei como sua planta esta de raiz, já que disse que quando você a comprou ela foi desfolhada é bem provável que a pessoa que te vendeu mexeu na raiz dela para envasa-lá.

Bom, vamos tentar resolver o seu problema, acredito que você deveria retira - lá deste vaso e coloca - lá em outro, maior e mais fundo, não é preciso mexer nas raízes dela, tire todo o terrão e plante-a neste novo vaso, pode ser com o substrato que o Edson te indicou ou areia grossa de construção somente, deixe sua planta a sombra e regue-a com algum hormônio enraizador.

Para que estamos fazendo isso?
Acredito que sua planta teve um grande stress com a perda de raízes e provavelmente perderá alguns galhos por causa disso, mas o que pretendo com tudo isso é fazer com que sua planta recupere raízes que alimentarão sua planta, logo mais você poderá verificar uma grande quantidade de raiz e sua planta ficará mais saudável, mais tarde você poderá estudar envasa-lá em um vaso de bonsai, mas sua planta terá mais raízes finas que são as importantes e de fácil acomodar no vaso.

Uma dica para o cultivo desta espécie é envasa-lá a cada 1,5 ano, podendo fazer até 2 desfolha por ciclo, uma a cada 7,5 meses, para estimular o crescimento de novos brotos e com isso refinar a copa.
Rafael Damasceno

MensagemEnviada: Dom Jun 08, 2008 12:15 pm    Assunto: Responder com citação

muito obrigado pela ajuda!
Fiz tudo o que foi dito, e coloquei num escorredor sem tirar o torrão.
Vamos ver agora!
abraço a todos
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 10, 2008 9:07 am    Assunto: Responder com citação

Hehehe, o seu ainda tem folhas, aqui no sul, com as temperaturas até a baixo de 0°C os meus não tem folha alguma....
Fica tranquilo que na primavera ele vem bem forte.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 10, 2008 1:01 pm    Assunto: Responder com citação

O meu também caiu bem as folhas e não cresce nada há uns três meses, mais é normal dessa espécie.
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 10, 2008 11:44 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,
eu tenho dois Ulmus, todos os dois perderam as folhas e apesar do frio estão rebrotando que é uma beleza. Assim que puder posto uma foto...
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rafael Damasceno

MensagemEnviada: Sáb Jun 14, 2008 12:29 am    Assunto: Responder com citação

Eu realmente não sabia que o ulmus é uma planta de folhas semi-caducas! Então acho que está tudo normal...rs

E sobre o estilo dela?? Eu sempre vi aquele galho lateral como um galho apenas, mas agora vejo que parece também outro tronco...ou seja, um segundo tronco.
Alguém tem alguma opinião sobre como proceder com ela??
abraço a todos!
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 14, 2008 5:05 pm    Assunto: Responder com citação

el1041,

com certeza ela precisa de escoredor/mamadeira. A muda está bem disforme e difícil de estilizar. Com um engrossamento poderia ajudar muito. Principalmente por ela estar ficando com um defeito na curva. O tronco na base está mais fino do que onde tem-se a curva. Pra corrigir só mesmo uns três anos de mamadeira.

T+
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: