FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Camélia
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
debora_atuy

MensagemEnviada: Qua Maio 21, 2008 11:30 pm    Assunto: Camélia Responder com citação

Olá a todos.
Não consegui encontrar qual a melhor época para alporquia de camélia.
Alguém poderia me ajudar?

Obrigada
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 22, 2008 3:12 pm    Assunto: Responder com citação

Débora,

sempre pela primavera. A aporquia e estaquia sempre dão mais resultado nessa estação.

T+
debora_atuy

MensagemEnviada: Qui Maio 22, 2008 10:08 pm    Assunto: Floração Responder com citação

Foi o que pensei de início.
Mas ao contrário da maioria das árvores, a camélia floresde agora, quase no início do inverno. E logo que a floração acaba, começam a nascer ramos novos.
É a fase mais ativa dela...
Por isso fiquei na dúvida.

Grande abraço
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 23, 2008 7:51 pm    Assunto: Responder com citação

Débora,

é melhor época é mesmo a de maior atividade da planta mesmo, pois assim desenvolve mais rapidamente raízes.

T+
pauloventura
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 24, 2008 1:32 pm    Assunto: Responder com citação

Cara amiga Debora!
So pra corroborar com o que ja foi dito recomendo a estaquia em estufa
ou mine/est/garfpet etc,asim vc ameniza as condições adiversas inerentes a estação e terá com certeza um maior percentual de enrraizamento das estacas boa sorte.
G abraço.
Pv
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
debora_atuy

MensagemEnviada: Dom Maio 25, 2008 4:39 pm    Assunto: Obrigada! Responder com citação

Obrigada pela ajuda gente. Vou aproveitar a maior atividade da camélia que é agora num ambiente protegido devido à estação.
Taí a solução ideal.
Obrigada mesmo.

Ficaria também agradecida se vocês me ajudarem com alguma dica estética da camélia (quero fazer dois jins e deixar só o galho mais frágil) e também me dizer se estou fazendo alguma besteira com aramação para baixar uns galhos de um buxinho.
Ambas as fotos estão no blog abaixo.
Obrigada
http://deboraatuy.blogspot.com/
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 25, 2008 9:05 pm    Assunto: Responder com citação

Débora,

o ideal é dar um tempo para crescimento das suas plantas. Elas estão um pouco finas no tronco. A aramação não é ideal. O melhor é fazer a aramação da forma correta, enrolando o arame no tronco, como característico. Da forma que colocou fica uma reta estranha em um ponto e um arco no galho. Nada natural. Sua camélia precisa de uma engorda para ficar boa mesmo. Coloque na mamadeira para fazer um bonsai ce qualidade.

T+
Renan Pedula

MensagemEnviada: Seg Maio 26, 2008 9:00 am    Assunto: Responder com citação

sim completando oq o amigo falo a cima....
coloque no escorredor mamadeira....
aki no atelie tem varias materias a respeito......
ou plante num vaso bem fundo.....
"Não nego a necessidade objetiva do estímulo material, mas sou contrário a utilizá-lo como alavanca impulsora fundamental. Porque então ela termina por impor sua própria força às relações entre os homens."
debora_atuy

MensagemEnviada: Seg Maio 26, 2008 7:44 pm    Assunto: Aramação Responder com citação

Oi gente! Obrigada pelos conselhos. Estou começando do zero!
Li este site inteirinho já e está me ajudando bastante.
Só que fiquei com medo de fazer a aramação correta e acabar quebrando galhos.
Eu me sentiria mais segura se pudesse ver alguém fazendo.

Quanto à camélia, como ela está praticamente com 3 opções para o tronco principal, pensei em arriscar um estrangulamento com arame na base de um dos três para ver como engrossa porque como ela já está num vaso bem fundo, com boa adubação (tanto orgânica quanto mineral), a mamadeira não iria fazer tanta diferença.

Pensei no estrangulamento porque às vezes eu amarro vasos de orquídeas com arame nas inhas árvores normais e percebo que quando o arame "estrangula" os galhos eles engrossa muito. Num desses galhos o arame foi completamente engolido, desapareceu.

O que vocês acham?

Obrigada pela ajuda e pela paciência com a iniciante aqui.
debora_atuy

MensagemEnviada: Seg Maio 26, 2008 7:52 pm    Assunto: Ao darkaso Responder com citação

Sou fãzona dos desenhos que você faz como sugestão. Qualquer árvore fica linda com suas idéias e fica muito fácil aprender!!
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 26, 2008 9:59 pm    Assunto: Responder com citação

Débora,

de onde você é? pode ser que tenha algum colega que possa te ajudar com uma demonstração.

O estrangulamento funciona como um alporque em casos de enterrar a planta logo acima do arame. Não é recomendado para tentar engrossar galhos ou tronco, pode ficar marcado com um calo, já que nossas plantas são de cescimento pequeno. Por mais que deixemos crescer e engrossar o arame ele não irá sumir por ser proporcionalmente muito grande em relação à planta.

T+
debora_atuy

MensagemEnviada: Seg Maio 26, 2008 10:19 pm    Assunto: Vila Carrão Responder com citação

Sou da Vila Carrão. Para quem não conhece muito bem a Zona Leste é um bairro colado ao Tatuapé.

Aqui no bairro há uma colônia de japoneses. Às vezes passo nas ruas da vizinhança e fico babando com alguns exemplares de bonsai.

Já vi até alguns plantados na terra, coisa que nunca vi na internet. Mas não conheço nenhum deles. Fica muito mal bater na porta de estranhos...
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 27, 2008 5:21 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Debora, se vc for até a porta de um japones para tentar vender alguma coisa, certamente não será bem vinda. Mas se for até lá para elogiar as plantas deles, e, com isso, angariar sua amizade, certamente será muito bem recebida e bem tratada. Um conselho: em sua primeira visita, leve um presentinho. Algo simples ou util como artigos para o lar, ok? Very Happy

Quanto a sua planta, uma explicação: um escorredor, acoplado a uma mamadeira, SEMPRE será melhor que qualquer vaso, ok? Ele permite determinados trabalhos e aplicações técnicas melhor que feitos no solo ou no vaso, além de dar-lhe controle total sobre o desenvolvimento de sua planta. Very Happy

Por essa razão, é tão difundido entre todos os bonsaistas, e bem divulgado aki no forum. O escorredor, graças aos inumeros furos que possui, contribui significativamente para a areação das raízes. Mais oxigenio nelas, redunda em uma melhor estruturação, melhor brotação, melhor densificação (aumento da massa verde de folhas). Very Happy

Ao colocar o escorredor sobre uma bacia plastica maior (mamadeira), bem perfurada no fundo e na lateral, voce irá constatar que sua planta irá se desenvolver mais rapidamente, pois irá controlar de perto o aporte de adubo e a rega. Facilita a poda, seja radical, ou de manutenção, bem como a aramação e desfolha. Very Happy

Outro ponto em desfavor do vaso em que está sua camélia: vc diz que o vaso é fundo. Isso contraria o que buscamos num bonsai. Verá que o bonsai, geralmente é plantado em vasos de bordas baixas. As raízes grossas, quando há alguma, servem de enfeite (nebari) e não contribuem em nada para a fixação da planta no substrato. Isso é feito pelas raízes capilares, essas sim bem abundantes, pois são elas que alimentam o bonsai, retirando do substrato o adubo ali colocado pelo cultivador, bem como o aporte liquido da rega diária. Very Happy

Por melhor que seja o vaso fundo onde está sua planta, vc não tem nenhum controle sobre as condições do solo, ainda que o substrato seja bem drenante. No escorredor, e este, na mamadeira, permitem a vc ter esse controle, que as vezes é tão crucial para a boa saude de sua planta quanto qualquer outro procedimento que execute. Very Happy

A propósito: voce diz que ver alguem fazendo ajuda. Eu concordo. Então, aconselho a voce que tão logo seja possível, faça um curso básico de bonsai, ao vivo e a cores. E, quando fizer, leve alguma planta sua, ou mais de uma, para que o instrutor possa orienta-la adequadamente sobre os procedimentos corretos, particularmente aramação e recondução. Very Happy Aramar não tem mistério, mas é preciso realmente ver alguem fazendo e tentar seguir com um instrutor próximo para não cometer erros e perder galhos. Como tudo mais na vida, treinar depois de uma aula prática é que irá conduzir a perfeição, ou a algo próximo disso. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
debora_atuy

MensagemEnviada: Qua Maio 28, 2008 8:12 pm    Assunto: Aprender Responder com citação

Sou meio tímida para bater na porta de alguém, mas quem sabe acabo tomando coragem.
Acho que o mais fácil vai ser encontrar um curso mesmo.
A única coisa que já posso fazer já, sem curso, é passar a camélia para o escorredor (já comprei o material necessário hoje). O único problema é que ela está com uma metro de altura. Acho que não vai parar em pé. Alguma sugestão?

Obrigada e um abraço
debora_atuy

MensagemEnviada: Sáb Maio 31, 2008 2:41 pm    Assunto: O que fazer? Responder com citação

Talvez passar o serrote mesmo, mas em qual tronco.
Estou com medo de tomar a decisão errada agora e ficar com uma árvore feia...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: