|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Evaldo Salustiano
Registrado: 08/03/08 Mensagens: 79 Localização: Campo Mourão - Pr
|
Enviada: Sáb Jun 07, 2008 3:19 am Assunto: Frio....o que fazer? |
|
|
Estamos em época de frio por aqui na minha região, prestes a chegada do inverno.
Tenho muda e estaca de reseda, uns tres pés de pitangas em fase de crescimento, e algumas mudas de outras plantas, ja que por enquanto estou usando o metodo de geração de bonsais por semente.
Vejo que a orientação dos amigos mais entendidos é de nao fazer muita coisa nessa época do ano nas plantas.
Mas a minha vontade de por a mão na massa me faz perguntar o que posso fazer com elas.
Por exemplo, adubação. O que usar, como usar.
Aramação, se pode ser realizada.
Troca de terra, com ou nao retirada dos torrões.
Desde ja agradeço _________________ "Ninguem é tão sábio que não tenha nada a aprender, ou tão ignorante que não tenha a ensinar" |
|
|
 |
hsp 1.o PASSO

Registrado: 05/09/07 Idade: 52 Mensagens: 190 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Jun 07, 2008 7:35 pm Assunto: |
|
|
Sou principiante tambem, mas vamos tentar adiantar alguma resposta, caso esteja errado me corrijam.
No inverno voce pode efetuar a desfolha e a aramacao/correcao/poda na maioria das especies.
No caso da adubacao se a planta esta estavel em termos de enraizamento e tamanho deve-se adubar uma vez por mes por precaucao e tomando cuidado na quantidade e tipo do adubo (liquido/solido e composicao).
Nao é uma epoca para transplante/estaquia/sementia. Caso venha a necessitar de um procedimento destes improvise uma estufa.
Se quiser meter a mao na massa e nao tiver material te aconselho a ir num horto/viveiro e comprar algum exemplar para ir treinando.
Espero nao ter sido muito generico. Boa sorte no seu entretenimento. _________________ Helio |
|
|
 |
Gabriel do Carmo Colombo

|
Enviada: Dom Jun 08, 2008 2:43 pm Assunto: bem, |
|
|
evaldo, como o hsp disse, você pode até fazer uma desfolha e aramação...
mas eu tomaria mais cuidado no adubo, pois, uma vez que as árvores entram num estado dormente no inverno, não é aconselhável dar-lhes alimento em excesso...é como se você tivesse acabado de comer uma lasanha inteira e ainda quisessem te empurrar um quilo de macarronada.
brincadeiras a parte, gostaria que fizesse um post de fotos com suas plantas. como são provenientes de sementia, demoram muito mais tempo para estarem prontas para o "abate"...hehe
uma espécie boa para trabalhar no inverno seria o pingo-de-ouro, mas sem podas muito severas, apenas algumas estruturais e aramação primária...
é isso cara, eu tbm estou MALUCO pra meter a mão numa caliandra que eu tenho, mas vou aguentar até a primavera...
aguenta aí... abraço  _________________ "O que permanece em si, por nada pode ser apreendido, pois nada habita. Nada há diante dele que possa apreendê-lo, pois está livre do que quer que esteja fora de si."
(Jacob Boehme) |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Dom Jun 15, 2008 12:25 pm Assunto: Re: Frio....o que fazer? |
|
|
olá Evaldo
a manutenção do bonsai é flexivel, em muitos aspectos, quanto a adubação de inverno creio que não deva ser adubado, exceto as coniferas que mesmo no friu continuam com um certo metabolismo _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Evaldo Salustiano
|
Enviada: Dom Jun 15, 2008 11:47 pm Assunto: Re: Frio....o que fazer? |
|
|
Aos amigos que me respodeu, muito obrigado.
Mas vou "abusar" mais um pouquinho.
Como disse anteriormente, tenho algumas plantas em formação ainda, dentre elas tenho 2 pés de pitanga e um ligustrum (ligustre, acho que é esse o nome ). Percebi que por esses dias surgiram novos brotos neles.
Mesmo assim devo fazer a desfolha?
Em quais situacoes devo fazer a desfolha?
Quais os procedimentos corretos para fazer a desfolha?
Desde ja agradeço a atenção. _________________ "Ninguem é tão sábio que não tenha nada a aprender, ou tão ignorante que não tenha a ensinar" |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 16, 2008 5:57 pm Assunto: Re: Frio....o que fazer? |
|
|
ola Evaldo Salustiano
Mesmo assim devo fazer a desfolha?
nossa região e muito fria, espere o inverno iniciar pela metade do inverno podera fazer a defolha, se fizer agora corre o risco de uma brotação fora de epoca, deixe a planta repousar,
Em quais situacoes devo fazer a desfolha?
depende do estado de saude da planta , se apresentar pleno vigor pode efetuar uma desfolha no final do inverno, proximo da brotação de primavera, outra no meio do verão, a saude da planta determinara se sim ou se não
Quais os procedimentos corretos para fazer a desfolha?
analise sua intenção, se for fortalecer uma area da planta, desfolhe toda a outra area, mantendo a area pretendida intacta que ganharã mais força, procure podar as folhas no meio do (peciolo) nas plantas que possuem esse prolongamento.
Desde ja agradeço a atenção. _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Evaldo Salustiano
|
Enviada: Seg Jun 16, 2008 6:34 pm Assunto: Re: Frio....o que fazer? |
|
|
Rodrigo, muito obrigado pela dica.
Mas desculpe a minha ignorancia, mas pode me dizer o que é o peciolo, ou exemplificar por desenho ou foto onde cortar a folha?
Obrigado _________________ "Ninguem é tão sábio que não tenha nada a aprender, ou tão ignorante que não tenha a ensinar" |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 17, 2008 1:15 pm Assunto: Re: Frio....o que fazer? |
|
|
Evaldo Salustiano
Peciolo é o prolongamento do galho ate a folha... um cabinho do galho ate a folha.. nos aceres estão presente _________________ Rodrigo |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jun 17, 2008 2:10 pm Assunto: bonsai |
|
|
Evaldo, antes que vc ponha mãos à desfolha, dê uma conferida no excelente artigo do bonsaista Carlos Tramujas, publicada no site da revista eletronica de bonsai:
http://www.artebonsai.com.br/art.htm
Quanto à época atual, é propicia para trabalhos em coniferas, como pinheiros e juniperos. Nessa época de frio, podemos aramar, pinçar, fazer madeira morta (shari e jin), sem que isso comprometa a planta, ok?
Algumas outras espécies aceitam bem a poda de galhos e desfolha, como a pitangueira e a jabuticabeira. Ressalto que vc deve evitar transplante, reenvase, poda de raízes, a não ser que seja inevitável fazê-lo.
Tanto as coniferas quanto essas espécies, nessa época, aceitam bem a aramação, mas sem forçar em demasia. O nome correto do LIGUSTRO, é esse mesmo. O nome em latim é LIGUSTRUM LUCIDUM. Dentre as variedades temos o L. japonico, o L. sinensis, o L. variegada, etc. O outro nome pelo qual é tb conhecido é ALFENEIRO.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|