|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafael Damasceno
Registrado: 30/12/07 Idade: 36 Mensagens: 55 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Sex Maio 23, 2008 1:43 pm Assunto: como começar com esta? |
|
|
Adquiri essa cerejeira há dois dias, acho que está perfeitamente bem de saúde! (algumas folhas estavam com um pó amarelo, mas eu retirei)
Gostaria de saber como proceder com ela, pois não sei se devo retirar desse plástico agora, nem como fazer
E também queria uma opinião sobre o melhor substrato que posso usar com essa espécie
Abraço a todos! |
|
|
 |
Luca
|
Enviada: Sex Maio 23, 2008 8:39 pm Assunto: |
|
|
Oi,bem vindo ao forum.Tenho uma cerejeira parecida com a sua só que trifurcada.
A Cerejeira necessita um solo com boa drenagem. A mistura aconselhada é de 20% de Argila, 40 % areia e 40% de terra adubada de boa procedência. Deve-se providenciar a troca de terra da Cerejeira Anualmente ou a cada dois anos, normalmente no final do inverno ou inicio da primavera quando inicia sua brotação intensa. Nunca adube plantas doentes ou recém transplantadas.
Em períodos de crescimento ( quando esta brotando bastante ) a cerejeira tolera e exige algum tipo de adubo. Os adubos mais indicados são os orgânicos e ricos em Fósforo ( P ), podendo ser adubos líquidos por via foliar ou sólidos na terra. Como sugestão, escolha traços de proporção de N-P-K ( Nitrogênio – Fósforo – Potássio ) na ordem de 04-14-08. Não esqueça que no mínimo uma vez por ano é necessário a Adubação com micro nutrientes ( Ca {Cálcio}, Mg {Magnésio}, S {Enxofre}, B {Boro}, Cl, Cu, Co, Fe....). A Cerejeira não deve ser adubada antes de um mês de seu transplante. Melhor época para a adubação é a primavera.
Como a maioria das plantas frutíferas, a Cerejeira é uma planta com consumo elevado de água apesar de não gostar de solos muito encharcados. Umidade constante no tronco e raízes favorece o surgimento de fungos ( Pó Branco ), estes podem até ocasionar sua morte se não forem tratados. Para evitar problemas com muita umidade é aconselhável molhar a terra da Cerejeira somente quando esta já estiver com a superfície seca.
Devemos colocá-la em local onde a mesma possa receber raios solares diretamente em suas folhas em períodos onde o sol não esteja muito forte ( antes das 10:00 hs e depois das 16:00 hs ). Isso pode ser conseguido colocando-a em uma sacada com cobertura, sob outras árvores ou mesmo dentro de casa próxima a uma janela em local arejado. A Cerejeira ama a luz devendo ser colocada em lugares onde o sol incida diretamente sobre as folhas. A exposição da Cerejeira ao sol é indispensável para sua floração e a frutificação.
Fonte -Bonsai Kai _________________ Errar é melhor do que conseguir de primeira.
Aniversário: 20/10 |
|
|
 |
Rafael Damasceno
|
Enviada: Sex Maio 23, 2008 9:33 pm Assunto: |
|
|
muito obrigado pela resposta, vai ser de grande utilidade!
Quanto ao substrato, essa areia que se utiliza é a de construção?? Pelo que eu sei essa areia retém muita água, mesmo num tempo seco ela continua úmida...
É essa mesmo que eu devo usar?? Então eu devo regar menos, já que o substrato vai estar sempre úmido?
Me aconselharam usar uma proporção de pedriscos no substrato, e eu providenciei destes:
[/img]
Eu posso fazer o transplante dela nesse período de frio, sem problemas? Se sim, como eu faço e onde seria mais aconselhavél colocar agora (mamadeira ou direto no vaso)? Devo podar algumas raízes?
E queria uma opinião também sobre o melhor estilo para ela... Por enquanto eu acho q o moyogi ou vassoura são os mais prováveis. O que vcs acham??
Me ajudem amigos, essa é minha espécie favorita, e eu não quero errar como eu errei com minha outra! rs
abraços |
|
|
 |
Luca
|
Enviada: Sáb Maio 24, 2008 12:10 am Assunto: |
|
|
A época perfeita para o transplante é a primavera .Acho que você não deve mexer muito nela até lá,deixe ela descansar.Sempre uso uma quantidade pequena de pedrisco,uns 10%.Não a colocaria numa mamadeira pois seu tronco já tem uma grossura respeitável. Uma coisa que aprendi : melhor muita água do que pouca,a minha cerejeira estava parecendo um acer no inverno ,só perdia folhas! a forma da sua planta é muito boa pois é bem assim que a mirtus fica na natureza. Também gosto muito dessa espécie! _________________ Errar é melhor do que conseguir de primeira.
Aniversário: 20/10 |
|
|
 |
Gabriel do Carmo Colombo

|
Enviada: Sáb Maio 24, 2008 12:55 pm Assunto: cerejeira |
|
|
com esta cerejeira é melhor que você espere até a primavera...
eu tenho uma, minha primeira espécie^^
quanto ao estilo cara, pense com cuidado...ela tem um bom número de possibilidades...acho q depois de uma boa desfolha vc vai enxergar alguns.
quando passei a minha para o vaso, coloquei um pouco de carvão moído (não muito), terra de cupinzeiro (para aerar o solo) e terra vermelha com pedriscos.... a proporção terra/pedrisco foi de 80% p/ 20%......e não se esqueça!...plantou....3 semanas SEM ADUBAR....não adube pelo amor de deus....a minha quase morreu por causa de um descuido desse...
....mas uma grande ajuda eh um bom enraizante...eu uso o Biofert Raiz...
te desejo um bom trabalho, e gostaria de ver uma foto do "depois"...
abraço _________________ "O que permanece em si, por nada pode ser apreendido, pois nada habita. Nada há diante dele que possa apreendê-lo, pois está livre do que quer que esteja fora de si."
(Jacob Boehme) |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 24, 2008 1:14 pm Assunto: |
|
|
Caro E|1041!
Acho que sobre os tratos culturais os amigos ja esclareceram, sobre o estilo considero esta espeie meio complicada salvo no estilo Hokidachi.no meu caso quase sempre faço poda e retiradas de galhos bem radicais ,muitas vezes aproveito so o tronco e aguardo nova brotaçao.vou
postar uma foto de como faço o trabalho inicial nesta especie talvez te ajude na definição do estilo a seguir .
G abraço.
Pv |
|
|
 |
Rafael Damasceno
|
Enviada: Sáb Maio 24, 2008 6:08 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado a todos pelas respostas!!
Vai ajudar bastante
Quanto ao estilo, eu acho que não vou fazer nada tão drástico, nada muito diferente do que é agora. Estou pensando em trabalhar mais esses galhos que vão para o lado esquerdo, que aliás, eu acho que valoriza a curvatura do tronco. Vou esperar também para ver as raízes, se tem como fazer algo a mais. Mas queria mais opiniões, ajuda muito!
No mais, vocês acham que eu devo deixá-la nese plástico mesmo, até a primavera? O problema é que as raízes já estão saltando para fora dos furos. Estava pensando em colocar num vaso comum de plástico ou aqueles grandes de cerâmica. Só trocar de vaso, sem mexer nas raízes. Até porque o importante mesmo é não mexer nas raízes agora, certo?
Grande abraço! |
|
|
 |
Rafael Damasceno
|
Enviada: Qua Maio 28, 2008 3:40 pm Assunto: |
|
|
alguém pode ajudar??? |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Maio 28, 2008 9:39 pm Assunto: |
|
|
El1041,
coloque sua planta em cima de uma bacia ou vaso pequeno com areia para não secar e deixe lá até setembro. Nessa ápoca faça a retirada do torrão e mostre mais o nebari. Mas esperar vai ser o melhor para ela.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Rafael Damasceno
|
Enviada: Ter Jun 17, 2008 11:57 am Assunto: |
|
|
Amigos, me ajudem sobre estilos e formas possíveis para ela...
Acho q o estilo hokidashi é o mais viável, mas possivelmente vocês enxergarão outros.
E sobre esses possíveis estilos, o que ja posso ir fazendo desde já?
Queria também uma opinião sobre o vaso, para na época certa eu fazer o transplante...
Grande abraço a todos |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Ter Jun 17, 2008 9:37 pm Assunto: |
|
|
el1041,
hokidachi não dá mesmo. Ela já tem uma sinuosidade muito boa. Com isto vai ter que ser moyogi. A copa precisa de uma modelagem e se abaixar alguns galhos vai ganhar compactação, melhorando muito a estética de sua planta. Por agora a aramação pode ser feita, mas quanto a vaso ou outra coisa qualquer deixe para depois do fim de agosto.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|