FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

A harmonia dos Vasos
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 08, 2008 2:48 am    Assunto: A harmonia dos Vasos Responder com citação

Materia retirada da revista "O Universo do Bonsai", ( Ano 2 N° 11 pag 35.)

Iniciamos dizendo que são regas gerais e não devem ser levadas "ao pé da letra".

TEORIAS BASICAS ENTRE VASO E ARVORE
As coniferas, vasos cinzas sem esmaltar ou cores mais escuras.
Folhas caducas, geralmente, vasos esmaltados ( como na maioria das esposições). Porem pode-se criar um aspecto natural utilizando recepientes sem esmaltar.
Importante ressaltar o uso da livre criatividade.
Frutiferas, mais dificil na escolha, na cor vermelha dos frutos, normalmente são plantados em vasos azulados, resultando num belo contraste, ou a mesma cor dos frutos e do vaso

COMPOSIÇÂO ENTRE VASOS E ARVORES
Folhas caducas em estilo Moyogi, usamos vasos ovalados,
Estilo cascata, vasos profundos hexagonais ou quadrados, são mais aconselhaveis.
Coniferas de tronco reto, vasos retangulares ou ovalados de pouca profundidade
Arvore que possui estrutura robusta é plantada em vaso com pés adornados em forma de nuvens, naqueles com enfeites retangulares, ou nos abaulados
Arvores elegantes e suaves, um vaso redondo, ovalado com bordas arredondadas.
levando em conta a posição correta de plantio, podemos perder o efeito da harmonia,... O apice nunca deve ficar no centro, deve-se enclinar para a esquerda ou para a direita, sempre deixando um espaço maior para o lado em que se pender o apice.
Alex Fabiano
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 09, 2008 11:13 am    Assunto: msg Responder com citação

Rodrigo, acho que aqui no Brasil enfrentamos um grande problema no que diz respeito a compra de vasos ao nosso gosto, aqui na Bahia só achamos para comprar vasos Petropolis....assim mesmo com certa dificuldade....recentemente comprei um pequeno bonsai do Paraná e veio num vaso literate, confesso que gostei muito do vaso ( exelente acabamento e material de 1ª )....

Gostaria de comprar alguns vasos maiores, porém queria diversificar o fabricante ( Petropolis )....
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 10, 2008 1:04 am    Assunto: Re: msg Responder com citação

olá Alex Fabiano

conheço muito bem seu problema, por aqui não é diferente, se quero tenho que viajar para outra cidade,
para os bonsai que com certeza pedem um vaso mais trabalhado eu procuro.
nos primeiros anos, procuro fabricar meus vasos com cimento, a tecnica foi exposta aqui no forum. consegue-se quarquer variação de tamanho ou forma, fica facil, no inicio é muito importante como vaso de treino alguns permanecem defenitivos...
Alex Fabiano
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 10, 2008 10:10 am    Assunto: msg Responder com citação

essa opçãod de fabricar os vasos de cimento é muito boa, porém é preciso do molde e no caso dos vasos retangulares acho complicado achar molde apropriado....

Outro problema que encontro é achar vasos com mais profundidade ( para plantas maiores ) tive que encomendar 3 vasos com prof. de 14 cm para colocar um bonsai de acerola e uma jabuticaba.
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 11, 2008 7:15 am    Assunto: Re: msg Responder com citação

olá Alex Fabiano

Quanto a forma dos vasos, eu esculpo um bloco de areia fina umida e revisto com cimento,... posso passar com mais detalhes.
A profundidade, oval ou retangular, não interfere... tudo pode ser modificado conforme sua vontade.
Alex Fabiano
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 11, 2008 11:27 am    Assunto: msg Responder com citação

ficaria agradecido se me passase os procedimentos, gostei da sua ideia, vai baratear e muito a aquisição de vasos, alêm de dar uma personalizada...
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 12, 2008 1:49 am    Assunto: Re: msg Responder com citação

olá Alex Fabiano

vou repassar a tecnica no local apropriado no "Faça você mesmo", respeitando o sistema do forum ok..

leia o topico do Sergivaldo.... ok tem outros aqueles vasos que fiz, foram os primeiros por isso concidere hehe...
Alex Fabiano
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 13, 2008 8:32 am    Assunto: vasos Responder com citação

ok, andei lendo as matérias muito legal, breve vou me aventurar.....
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: