FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Substrato esta gelado!!!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Adalberto

MensagemEnviada: Sex Jun 20, 2008 6:23 pm    Assunto: Substrato esta gelado!!! Responder com citação

Olá meus amigos do Forum , gostaria do conselho e da experiencia de vocês junto ao meu substrato no qual esta plantada minha Jabu.
Fiz um substrato de 300 grs de ceramica moida, quebrei alguns cacos de ceramica no martelo , peneirei e utilizei as menores partes esmagadas, ficou pequenos grãos de ceramica moidos, adicionei terra vegetal ,e humus de minhoca vermelha, após misturar bem coloquei no escorredor essa mistura toda , em seguida tirei minha jabu do vasinho e a coloquei com o torrão neste novo substrato, no fundo coloquei a mistura, uns 5 cm da mistura +- depois coloquei o torrão com a jabu , e o restante do substrato cobri o torrão que saiu inteiro do vasinho que veio a jabu..
O sustrato ficou de coloração escura devido a quantidade de terra vegetal e o humus de minhoca.!!
A ceramica moida ajuda na drenagem , o sustrato ficou com boa drenagem mas , acho que devido ao excesso se é que existe excesso te terra vegetal o substrato fica gelado , agora nessa epoca do frio e normal?
Com esse sustrato a minha Jabu tem condições de se fortalecer engrossar o tronco , sem crescer muito , pois temo que ela cresça ou nada a ver ?
Coloco aquele adubo liquido , diluo 10 gotas em copo de agua e molho o substrato e correto fazer isso ?
A ultima duvida onde moro a casa e toda ladrilhada , mesmo onde fica as samanbaias e tudo azuleijo , corre o risco de causar algum dano para a minha Jabu, pois alem de ficar no ladrilho o escorredor , corre vento não muito mas tem vento onde o meu bonsai se encontra...
Agradeço desde já meu amigos, quero opinião de vcs , um forte abraço
Adalberto ..
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 20, 2008 7:23 pm    Assunto: Responder com citação

Adalberto,

seu substrato foi feito com cerâmica de tijolo ou telha certo? Senco esta está bom. No escorredor não é muito bom colocar matéria orgânica para não compactar e atrapalhar a prliferação de raízes muito finas que são boas para o bonsai. A matéria orgânica deve ser colocada na mamadeira. Ainda neste fim de semana faça mais caco cerâmico e coloque apenas ele no escorredor. Como saiu com o torrão todo ela aguenta a retirada toda numa boa.

Nessa época do ano é normal ficar bem frio o substrato.

A planta colocada no escorredor/mamadeira tem que crescer muito para engrossar tronco e galhos. O que nos ajuda é a quantidade de galhos mais baixos, próximos à base. Mesmo que não seja um galho a ser usado no futuro bonsai vale a pena deixar crescer para que aumento o calibre do tronco. Isto seria o que chamamos de galho de sacrifício, que pode estar em outras localidades como o ápice da planta.

Não precisa colocar adubo líquido agora no inverno, a resposta da jabu é muito baixa com o metabolismo da estação.

A jaboticaba precisa estar em ambiente ensolarado para que tenha uma boa saúde. Coloque no sol pleno agora no inverno para que ela se acostume com o sol e na primavera já esteja mais adaptada.

T+
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 20, 2008 7:56 pm    Assunto: Responder com citação

Darkaso o metabolismo das Jabus no inverno diminui muito ou seja quase para com esse frio???
Almir Apude

MensagemEnviada: Sex Jun 20, 2008 11:13 pm    Assunto: Cacos ceramica !!! Responder com citação

Olá Darkaso !!!!! VC tá legal ????

Olha veja se vc concorda comigo !!!!!

Quando se diz cacos de cerâmica, nós nos referimos aos cacos de telhas e tijolos, que são peças feitas de barro e que são queimadas a uma temperatura menor que, os nossos azulejos e pisos cerâmicos, certo????
Portanto, os cacos de telha e tijolo, retem com mais facilidade a água, e tb por mais tempo, e os cacos de AZULEJOS E PISOS, são mais duros, e portanto não retêm com tanta facilidade a água.
Então devemos evitar o uso dos cacos de AZULEJOS E PISOS.
Eu acho que estou certo, o que os amigos acham ????????

No aguardo da opinião dos amigos foristas.agradeço
Almir
Adalberto

MensagemEnviada: Sáb Jun 21, 2008 8:55 am    Assunto: AREIA GROSSA E CACOS CERAMICOS MOIDOS Responder com citação

darkaso escreveu:
Adalberto,

seu substrato foi feito com cerâmica de tijolo ou telha certo? Senco esta está bom. No escorredor não é muito bom colocar matéria orgânica para não compactar e atrapalhar a prliferação de raízes muito finas que são boas para o bonsai. A matéria orgânica deve ser colocada na mamadeira. Ainda neste fim de semana faça mais caco cerâmico e coloque apenas ele no escorredor. Como saiu com o torrão todo ela aguenta a retirada toda numa boa.

Nessa época do ano é normal ficar bem frio o substrato.

A planta colocada no escorredor/mamadeira tem que crescer muito para engrossar tronco e galhos. O que nos ajuda é a quantidade de galhos mais baixos, próximos à base. Mesmo que não seja um galho a ser usado no futuro bonsai vale a pena deixar crescer para que aumento o calibre do tronco. Isto seria o que chamamos de galho de sacrifício, que pode estar em outras localidades como o ápice da planta.

Não precisa colocar adubo líquido agora no inverno, a resposta da jabu é muito baixa com o metabolismo da estação.

A jaboticaba precisa estar em ambiente ensolarado para que tenha uma boa saúde. Coloque no sol pleno agora no inverno para que ela se acostume com o sol e na primavera já esteja mais adaptada.

DARKASO e se EU COLOCAR A BENDITA AREIA GROSSA SERA QUE SÓ ELA SERA BEM ACEITA TURMA FALA DA AREIA GROSSA , POSSO COLOCAR ELA ENTÃO APENAS AREIA GROSSA E CACOS DE TELHAS OU TIJOLO MOIDOS SERIA UMA BOA MISTURA PARA O MEU BONSAI ?
SERIA MAIS FACIL ARRUMAR AREIA GROSSA DO QUE MOER NA MARTELADA CACOS DE CERA OU DE TELHAS...

T+
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 21, 2008 8:43 pm    Assunto: Responder com citação

Almir,

o caco cerâmico que é benéfico é só mesmo o de tijolo ou telha mesmo. É mesmo para conferir se foi usado o correto. Não se preocupe, todos concordam com o uso ideal do tijolo ou telha, mas como o tópico é de iniciantes é sempre bom dar uma reforçada.

T+
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: