Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Tecnolobo 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 8:06 am Assunto: In the Rock |
|
|
Pessoal esse tipo de projeto sempre me intriga a dimensão onde ele instala as raizes ão é pequena demais? E por ser um pedra a medida que for cresecendo não estrangualria as raizes??
http://internetbonsaiclub.org/simpleboard/Itemid,58/func,view/id,653/catid,7/ _________________ " ... Faça ou não faça: a tentativa não existe."( Yoda) ... |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 11:42 am Assunto: |
|
|
Tecno,
Já ví trabalhos assim e funcionam.....
Geralmente as raízes passam pela tela em busca da água que fica retida na bandeja, além da umidade que a própria pedra retém por capilaridade.....esta ao meu ver é porosa . Para tanto são uitlizadas espécies resistentes, como o exemplo essa ai, que me parece ser um Juniperus foemina.
[]ão |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 11:55 am Assunto: |
|
|
Pessoal,
Depois vou postar uma foto de uma pedra vulcânica grande e bonita que consegui.
Inclusive tenho quase certeza de que essa aí também seja!
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
fabioloco
|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 1:37 pm Assunto: |
|
|
quando vejo um negócio desses sinto vontade de chorar!!!
já matei uma pitangueira fazendo isso
onde eu encontro uma pedra porosa |
|
|
 |
Raijin 1.o PASSO

Registrado: 08/01/05 Idade: 46 Mensagens: 141 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 6:27 pm Assunto: funciona |
|
|
E ai gente td bem, Ratto eu concordo que seja conifera mas a espécie é um spruce, coisa não muito comun no brasil mas com qqer conifera de solo seco a pouco umido ja alguns que foram feitos com hinoki --- sekka hinoki---tosho. A rocha em questão é do tipo vulcanica não é muito barata mas tem uma peculiardade alta resistência a trabalhos mecânico e alta porosidade juntando tudo chegamos a este estilo que é do tipo ou a pessoa gosta ou odeia, mas convenhamos que fica no minimo interessante acredito eu que com espécies de folhas pequenas como a caesalfepineae ferrea (vulgo pau ferro) planta resistente de madeira de lei com micro folhas e casca do tronco com aparencia linda chamada pelos americanos e europeus de brazilian leopard tree quem puder tente fazer um  _________________ Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações! |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 6:29 pm Assunto: |
|
|
OI Tecno !!!!!!!!!!
Acho este tipo de trabalho muito bonito. Invejo (no bom sentido) quem faz ou tem. Sonho um dia poder fazer um trabalho destes.
Hoje ví um senhor preparando uma madeira, imitando vaso, enorme e me mostrou a planta que será colocada, UM IPÊ. Ficou explicando como fará e fiquei "babando".
Parabéns Tecno !!!!!!
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 8:27 pm Assunto: |
|
|
Muito legal seu trabalho, espero que funcione bem, depois nos conta o resultado.
Um abração. |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sáb Jun 04, 2005 1:36 am Assunto: |
|
|
Excelente.
Gostaria de saber que copo é esse acoplado à máquina... deve ser bem resistente para furar esse material, né? Será que aqui no Brasil se encontra?
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Sáb Jun 04, 2005 2:07 am Assunto: |
|
|
felipe,
esse copo é uma serra-copo usado em marmoraria para furar pedras de pias etc.
fiz uma pedra há uns 2 anos, com 3 furos, porém a pedra que escolhi é muito dura só deu para furar com diametro pequeno, na época coloquei serissas e buxus, mas depois desisti, pois as dimensões estavam muito peq.
mimha intenção é aumentar os furos.
concluindo é só levar a pedra na marmoraria que o pessoal deve furar p. vc.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sáb Jun 04, 2005 2:23 am Assunto: |
|
|
Boa dica Jackson.
Nem tinha pensado nisso.
E dos que você fez, algum ainda resiste, ou foram desmontados?
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Sáb Jun 04, 2005 2:33 am Assunto: |
|
|
felipe,
retirei as plantas e passei p vaso de engorda, agora a pedra está vazia, não sei se serve como dica, mas procure as pedras mais "macias", talvez sedimentares, a que escolhí é muito dura parece granito. _________________ Jackson
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 04, 2005 6:22 am Assunto: |
|
|
a pedra aparece no canto inferior esquerdo, pena que não dá para ver os furos.
[]s _________________ Jackson
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jun 04, 2005 3:30 pm Assunto: |
|
|
Bonita Pedra Jackson.
Pena que não deu certo.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jun 06, 2005 5:50 pm Assunto: Re: In the Rock |
|
|
Tecnolobo escreveu: | Pessoal esse tipo de projeto sempre me intriga a dimensão onde ele instala as raizes ão é pequena demais? E por ser um pedra a medida que for cresecendo não estrangualria as raizes??
|
TEcno,
Muito interessante e, realmente, intrigante.
Bem, como não tenho experiência nesse negócio aí, arrisco um palpite:
Notei que todas as raízes ficaram alojadas na cavidade da pedra. Com o tempo, a planta irá desenvolver novas raízes capilares e estas, por sua vez, irão engrossando. Chegará o momento em essa cavidade ficará muito pequena para abrigar o volume das raízes. Das duas, uma: ou a pedra irá rachar com a presão vinda do seu interior ou, senão, as raízes irão se fundir umas às outras, como um caule, impedindo a penetração da água cujo resultado já conhecemos: a morte.
Lembrete: isto é apenas uma tese.
Abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 12, 2005 9:39 pm Assunto: Re: In the Rock |
|
|
Oi pessoal, coisa boa esse fórum ter arquivo. Estava pesquisando sobre bonsai na pedra e vi esse bate~papo.
Primeiro eu queria saber o que é aquilo, que parece cimento ou cola, colocado na tela. Segundo, com relação a questao postada pelo Sergivaldo, será que nao haveria condições de possibilitar a retirada periódica da planta, para manutenção do sistema radicular, assim como fazemos para a troca de substrato nos bonsai plantados em bandeja?
Sergivaldo escreveu: | Tecnolobo escreveu: | Pessoal esse tipo de projeto sempre me intriga a dimensão onde ele instala as raizes ão é pequena demais? E por ser um pedra a medida que for cresecendo não estrangualria as raizes??
|
TEcno,
Muito interessante e, realmente, intrigante.
Bem, como não tenho experiência nesse negócio aí, arrisco um palpite:
Notei que todas as raízes ficaram alojadas na cavidade da pedra. Com o tempo, a planta irá desenvolver novas raízes capilares e estas, por sua vez, irão engrossando. Chegará o momento em essa cavidade ficará muito pequena para abrigar o volume das raízes. Das duas, uma: ou a pedra irá rachar com a presão vinda do seu interior ou, senão, as raízes irão se fundir umas às outras, como um caule, impedindo a penetração da água cujo resultado já conhecemos: a morte.
Lembrete: isto é apenas uma tese.
Abração,
Sergivaldo |
|
|
|
 |
|