FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bonsai de Lichia
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rlarizza

MensagemEnviada: Qua Jun 25, 2008 9:44 am    Assunto: Bonsai de Lichia Responder com citação

Olá pessoal,
Sou Iniciante na Arte Bonsai. Estou com uma muda de Ficus, uma Romã e um Buxinho. As três, acredito eu, estão bem encaminhadas para se tornarem um Bonsai (Depois posto fotos das mesmas em tópicos separados).
Quero opiniões sobre tentar fazer um Bonsai com uma muda de Lichia. Alguém já ouviu ou até viu algum Bonsai com esta espécie ?
(Vou tentar postar fotos dela)

Agradeço desde já a atenção de todos!

P.S. -> É muito bom saber que posso contar com a ajuda de 'mestres' na arte do Bonsai, que eu sempre admirei e agora tomei corajem para iniciar meu eterno aprendizado sobre.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Franciane
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 25, 2008 10:07 am    Assunto: Responder com citação

Olá Rogério, eu sempre tive vontade de fazer um bonsai de lichia.
Eu até peguei umas sementes pra plantar.
Adoro esta frutinha, tem muita na minha terra natal, Lavras-MG.
Abraços!! Very Happy
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 25, 2008 11:01 am    Assunto: Responder com citação

Rogério,
ainda não vi nenhum bonsai de Lichia. Ela se enquadraria na "categoria folhas grandes" como a jaca e a sete copas... No site da Bonsai House de Bauru-SP tem várias fotos de frutíferas não tradicionais, vale dar uma conferida...
Por ter folhas grandes, você teria que zelar bastante pela desfolha visando a sua redução, além disso, como a Lichia não é uma espécie geralmente usada para bonsai, o problema é conseguir informações sobre crescimento, distância dos entre-nós, brotação, etc...
Mas se você tiver espaço para acomodar mudas para experiência acho que vale a pena tentar... eu mesmo venho lutando com uma mangueira já há dois anos...
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Deco-RJ

MensagemEnviada: Sex Jun 27, 2008 6:19 pm    Assunto: Responder com citação

Rlarizza,

Tudo bem?

Como o amigo ed0605 disse, não há muitas informações sobre o uso de lichia no cultivo de bonsai. Busquei alguns tópicos no fórum sobre esta planta e só achei 6 ocorrências. Não é muito, né?

Lembro que à época postei fotos de minha mudinha, como pode ver neste tópico: http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=8321&highlight=lichia Desta maneira tudo que posso narrar é a pouca experiência que obtive, ta? Tenha em mente, ainda, que sou novato e quase nada sei sobre a arte. Em outras palavras, não sou o melhor conselheiro.

Minha muda não cresceu muito, se comparada com as fotos. Notei apenas que as folhas naturalmente caíram. Para que tenha idéia, jamais fiz desfolha. Deram lugar a novas, já menores. Praticamente a metade do tamanho original. Se desejar, tiro foto e posto.

Ao que parece tem crescimento lento. O caule tende a ser um pouco resistente, mas é maleável. Pela formação da copa, os estilo hokidachi parece ser uma boa opção. É o estilo que adotei, por sinal. Bem, ainda é cedo para afirmar isso. Não passa de um gravetinho. eheheh

Acredito que dará um lindo bonsai, sim. Se me permite uma dica, tente conversar com o amigo diegosanta049. Além de bom conhecedore e muito prestativo, ele tem muda também. De igual modo, converse com Fabio Rocha.

Abraço!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: