|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Jun 24, 2008 10:56 pm Assunto: Ligustro - opiniões |
|
|
Olá amigos,
Este ligustrum sinensis estou trabalhando há 2 anos e é fruto de um salvamento de uma planta que estava jogada em um cercado de galinhas há mais de um ano e que sobreviveu com um pouco de torrão e as raizes que ficaram em contato com o solo. Quando o vi, tinha uns 2 metros de altura, então cortei reduzindo para uns 60 cm e deixando a brotação nova que existia por baixo, replantando em uma vasilha plástica. A primeira foto mostra logo após o plantio.
Nesta segunda foto alguns meses depois de eu ter tirado toda a brotação velha e já com os novos brotos. A marca mostra a retirada da casca do tronco, daí percebi que toda esta lateral e inclusive as raizes deste lado estaam mortas.
O início do trabalho de "marcenaria". Como eu ainda não tinha Makita a solução foi o formão mesmo. Já vemos sérios problemas futuros. O único galho à direita está dentro da curva e no mesmo nível do galho da esquerda que está bem posicionado, fora da curva.
O fim do trabalho em madeira e a primeira aramação de galhos. O galho da direita foi "dobrado" para cima e amarrado, procurando o melhor ponto desta curva e na tentativa de que soldasse aí, o que não ocorreu pois a casca já estava em processo de secagem em toda esta lateral.
Depois de mais de ano de podas, aramações, defolhas, alguns patamares já bem formados e o crescimento do lado direito, pois precisa ser "formado mais um galho para preencher o vão acima à direita, da foto anterior. A solução foi levar um galho por traz, da esquerda para a direita, uma vez que nesta altura a madeira está morta, tanto na direita quanto no fundo.
Esta foto é de uns 30 dias atrás quando fiz nova defolha para posicionar os galhos melhor. Fica claro aqui o galho que vai da esquerda para a direita e que ainda está "em formação". Nos próximos dias coloco nova foto com ele novamente com folhas, mas fiz questão de mostrar sem folhas pois fica melhor para os amigos darem sugestões, as quais são bemvindas. Também preciso sugestão para um futuro vaso. Está quase na hora dele sair desta bacia plástica pois ela já está se despedaçando rsrsrsrs. Neste plantio também deverá ser corrigida a inclinação dele.
Aguardo as sugestões
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jun 24, 2008 11:27 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio, em primeiro lugar gostaria de parabenizar vc pelo excelente material obtido.
Sua planta apresenta uma caracteristica interessante, e o trabalho executado com o formão ficou, sem duvida nenhuma, melhor do que se vc tivesse usado makita ou dremel.
A formação dos galhos deveria, porém, seguir somente depois da correção da postura do tronco. Ele está muito para trás, quando deveria vir um pouco mais para a frente. Entretanto, ao fazer essa correção, vc irá perder um pouco do belo nebari. A melhor solução, no caso, talvez seja reduzir a altura da planta, adequando como novo ápice o terceiro galho (de baixo para cima, excetuando o galho de fundo), ao mesmo tempo em que mudava a frente da planta, girando-a um pouco da esquerda para a direita (tomo por base a ultima foto, é claro).
Ao reconduzir o novo apice, posicionando-o para cima, os galhos acima dele seriam eliminados, devendo então o tronco ser mais afilado, para melhorar o visual, ou mesmo eliminado nessa parte, agregando uma estrutura mais robusta e forte, condizente com o excelente tatchiagari de sua planta. Com a mudança da frente, o galho que parte do meio da curva ficaria oculto, um guro-guro, podendo permanecer sem causar tanto espanto pela posição de saída que ora mostra.
Quanto ao vaso, escolha um de cor marrom ou ocre, redondo, posicionando-o com um dos pés para a frente, quando apresentar a planta envasada nele.
O jin, reduza-o, eliminando essa ponta fina. Faça uso de um alicate comum, para puxar as fibras da madeira, o que irá resultar num trabalho bem natural, ok?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Jun 25, 2008 11:00 am Assunto: |
|
|
Nicky,
muito interessante sua análise e sob um ponto de vista o qual eu não havia pensado: reduzir a altura e projetar um novo ápice.
De fato ele está bastante inclinado para traz, mesmo que na última foto fiz uma breve inclinação do vaso para frente, mas ainda não chegou a alinhar o ápice à base.
Também nesta breve inclinação que fiz não dá para se ter certeza de quanto o nebari vai ficar enterrado.
Talvez o melhor mesmo seria fazer um replantio, buscando a posição correta do tronco, daí fazer as intervenções adequadas.
Maz gostei mesmo de suas observações, no geral.
Obrigado pelas dicas.
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Jun 25, 2008 7:48 pm Assunto: |
|
|
Oi Elio
Parabéns, realmente você fez um belo trabalho
Pra mim tua árvore tem tanto potencial que eu não deixaria estes galhos "anormais" preenchendo o lado direito . Pensa bem, você pode perfeitamente conviver com eles mas sempre será um problema no relativo as regras desta arte que tanto envolvem discursões
Eu também faria o novo ápice a partir do 2º galho da esquerda, trazendo toda esta continuação para frente, reduzindo assim a impressão da inclinação da árvore para trás. Desta forma você poderia formar os galhos do lado direito pela frente do shari/jin
+ ou - assim:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jun 25, 2008 10:03 pm Assunto: |
|
|
Ótimo Alexandre.
Aí está mais um bom caminho para ser seguido.
A questão é ver se este grande jin/shari superior ficaria ou se cortaria de vez acima do segundo galho à esquerda.
As projeções que o amigo fez são bem esclarecedoras e um bom caminho. Ainda assim me incomoda o fato de ter um espaço vazio muito grande no lado direito, caso eu opte por tirar este galho que está aí dobrado para cima. A sugestão do Niky de girar levemente a planta colocando este "defeito" fora do ângulo de visão da frente, me parece bem viável.
Melhores decisões vou ver depois de observar bem a planta e com o auxílio das as ricas sugestões apresentadas pelos amigos.
Fico muito agradecido.
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Jun 29, 2008 6:56 pm Assunto: |
|
|
Élio
Têm um galhinho por trás do jin à esquerda que poderia preencher visualmente aquele espaço... de onde ele sai???
Levando em conta que o grande shari teria se formado por causas naturais, ainda acho que o 1º espaço do lado direito sem galhos daria características particulares à árvore
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jun 29, 2008 10:34 pm Assunto: |
|
|
Ótimo Alexandre.
Isso que é amigo!!
Eu coloco uma planta numa bacia e defoliada e você me devolve ela com folhagem, reestilizada e já envasada!!!
Ficou muito boa a projeção e dá uma ótima idéia da finalização seguindo este caminho. Valeu garoto!
Obrigado pela projeção.
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|