Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qua Jan 19, 2011 8:57 pm Assunto: Ficus Carica, estilo. |
|
|
Trago aos amigos foristas esta planta que me surpreendeu muito, ganhei de presente do nosso amigo tbm forista Renato, e somente aramei e troquei o substrato.
Criticas e sugestões são sempre bem vindas.
Desde ja agradeço
Editado pela última vez por Djalmo em Qua Jan 19, 2011 10:36 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Jan 19, 2011 9:24 pm Assunto: |
|
|
Não seria um Ficus Carica (Figueira, aquelas de fazer compota...)
Bom, quanto a como ela está, acho que precisa de uma boa engorda antes de mais nada...
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 19, 2011 10:35 pm Assunto: |
|
|
Essa mesmo carica, mas (alguns) aqui no sul chamam de preta mas vou arrumar para carica.
Obrigado. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Jan 20, 2011 9:31 am Assunto: |
|
|
planta em uma bacia maior e esquece por uns dois anos _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qui Jan 20, 2011 10:03 am Assunto: |
|
|
Ela já tá com outra cara hein Djalmo?
Eu iria na dica do Laudir.
Abração e vamos marcar algo. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Qui Jan 20, 2011 2:55 pm Assunto: Parabens pela planta |
|
|
Minha mãe mora num sítio e lá tem um pé desta figueira que estava com uma praga que a estava matando. No intuito de salva-la, fiz uma poda a algum tempo atras eu resolvi fazer um alporque, meio sem acreditar muito que iria dar certo. Para minha surpresa passados 30 dias fui verificar e não é que tinha tantas reizes que o filme plastico que usei estava quase rasgando, e olha que eu não tinha nem colocado nenhum tipo de hormonio no substrato. Então fiz a coleta do alporque e plantei a muda num vaso com um subestrato com uma boa quantidade de material organico, ele esta brotando com bastante vigor. Esta semana irei vizitar minha mãe e pretendo tirar umas fotos aí postarei aqui. Pena que não tirei do alporque dava pra fazer um tutorial legal, mas pretendo fazer outros proximo a primavera desta vez não esquecerei de registrar.
Um abraço |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 20, 2011 3:57 pm Assunto: Obrigado |
|
|
Renato e Laudir, muito obrigado pelas dicas, ainda esta semana vou transplantala, mas a duvida é dois anos livre, tiro o arame, podo umas la que outra???
Desculpa as perguntas, mas por vezes é melhor perguntar do que cometer um erro e prejudicar a planta.
Atenciosamente. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 20, 2011 6:23 pm Assunto: bonsai |
|
|
O ideal mesmo seria plantar no chão e esquecer pelos próximos dez anos, se quer de fato trabalhar com uma planta de tronco mais robusto. Mas, como nem tudo é possível, escolha então uma bacia plastica grande, com uma altura minima de 15cm, bem perfurada no fundo e na lateral. Prepare um bom substrato drenante: caco ceramico, pedrisco, carvão vegetal, casca de pinheiro seca e terra granulada.
O ideal para o cultivo dessa variedade de ficus é meia sombra, e substrato umido a maior parte do tempo. Não deixe secar muito, pois as raízes se desenvolvem melhor nessas condições de umidade alta. Como o substrato sugerido é bem drenante, faça duas regas diárias.
Nos dois ou tres primeiros anos de cultivo, com adubação livre, isto é, intercalada a cada 30 dias, de preferencia organica, não faça nenhuma poda e recolha os frutos, caso apareçam, antes que fiquem maduros, para não estressar a planta. Nada de aramação nem podas redutoras. Brotações baixas ou nas raizes devem ser cortadas de pronto.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 20, 2011 6:59 pm Assunto: |
|
|
Valeu nicky, unindo as dicas vou chegar a um bem comum a planta.
Agradeço muito aos amigos. |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 25, 2011 12:48 pm Assunto: |
|
|
Atualizando!!!!
 |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Ter Out 25, 2011 10:11 pm Assunto: |
|
|
Realmente ta ficando boa, eu tbm possuo 2 mudas de figo, estao sendo encaminhadas como a sua. boa sorte. |
|
|
 |
|