Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
pablonieto
|
Enviada: Sex Jul 04, 2008 12:40 pm Assunto: Pitangueira, retirar substrato argiloso, fungos, novo substr |
|
|
Olá, comprei essa muda de pitanga com aproximadamente 3 anos de idade.
Ela já estava em um vaso de bonsai, um pouco abatida e com manchas nas folhas.
Resolvi trocar o substrato e colocar no escorredor, pois a drenagem está ruim.
Na hora que tirei a planta do vaso o solo veio com o molde certinho do vaso; o substrato está muito argiloso e não consegui retirar das raízes, fiquei com medo de danificar-las.
Como faço para retirar essa “argila” das raízes sem danificar-las? Água de torneira?
Alguém tem alguma dica para o novo substrato dessa espécie?
O único pedrisco que consegui foi aquele branquinho muito comum acho que é Dolomita.
Obs.: as raízes são finas, grandes e ocuparam o vaso todo.
http://img73.imageshack.us/img73/3454/s7300110ha0.jpg
http://img184.imageshack.us/img184/5814/s7300111os2.jpg
http://img368.imageshack.us/img368/2457/s7300116wy3.jpg
valeu abraço! |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sex Jul 04, 2008 3:42 pm Assunto: |
|
|
Pablo, agora não seria a hora ideal para se mecher em raízes, o melhor seria na primavera, mas respondendo a sua pergunta, vc pode deixar ela sem aguar um dia e no outro, com ajuda de um hashi ou um pedacinho de madeira fina ir desmontando o torrão e separando as raízes, pode também usar um jato de água e remover a terra.
Como se trata de uma frutífera ela gosta de uma terra mais rica em matéria orgânica, usaria 40% de areia grossa de rio (encontrada em todas as lojas de material de construção e baratíssima) e 60% de composto orgânico para germinar sementes (encontrado em agropecuárias, também muito barato).
Qualquer dúvida estamos ai  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Jul 04, 2008 3:44 pm Assunto: |
|
|
Pablo não estamos na época de transplante. Mexer nas raízes só em último caso mesmo. Se não tiver como não mexer você retire ou corte com tesoura ou faca um terço das raízes pela borda aí coloca no vaso. O substrato que uso nas minhas pitangueiras são terra vegetal 30%, 40% de pedriscos grosso de areia e mais 30% de telha ou tijolo moido. Se não tiver terra vegetal eu coloco esterco bovino no lugar. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
pablonieto
|
Enviada: Sex Jul 04, 2008 4:22 pm Assunto: |
|
|
Então não vou mexer agora.
E como faço para moer o tijolo? Com um martelo?
Obrigado pelas respostas. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 04, 2008 4:58 pm Assunto: |
|
|
Pablo pegue uma táboa coloque em cima de uma peneira qualquer. Aí você mete martelo em cima. O que cai na peneira esfreque com um pedaço de pedra. Então cairá numa bacia que estará embaixo da peneira o seu substrato. Entendeu??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Jul 04, 2008 5:32 pm Assunto: |
|
|
pablo,
não acho boa idéia mexer no substrato agora, primeiro porque não é a época ideal como já alertaram os nossos amigos, segundo porque ao que me parece as folhas da tua pitangueira estão acometidas por alguma espécie de fungo (a praga é só um chute); isso e mais a mexida no substrato poderia ser fatal para a planta. Tenho duas pitangueiras no quintal de casa e ambas estão com esse mesmo problema das manchinhas pretas nas folhas apesar de estarem brotando e lançando flores; talvez fosse o caso de postar lá no PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS...
Quanto aos cacos cerâmicos eu uso a técnica do banquinho, martelo e uma cervejinha!!
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 04, 2008 7:27 pm Assunto: |
|
|
Essas pintinhas nas folhas Édson está acontecendo com as minhas também. Sabe o que pode ser??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Jul 05, 2008 2:22 am Assunto: |
|
|
Marcos,
eu não sei o que possa ser, talvez um fungo mas é puro palpite...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sáb Jul 05, 2008 7:58 am Assunto: |
|
|
As pintinhas são ferrugem. Pode ser usada a calda bordalesa pulverizando as folhas, tomando o cuidado de cobrir o solo.
Nesta época eu procedo a desfolha e queimo as folhas, depois aplico um fungicida, as novas folhas vem verdinhas. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
|