|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
dudu420
|
Enviada: Qui Jun 19, 2008 3:08 pm Assunto: escorredor |
|
|
gostaria d transferir a minha plantinha pro escorredor!!!!!
tem algum problema q essa transferencia seja feita agora, nas vesperas do inverno???? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jun 19, 2008 6:04 pm Assunto: bonsai |
|
|
Tem sim. Aguarde até setembro, lá pelo dia 23 ou 25, então poderá fazer isso com toda tranquilidade, inclusive podando até um terço das raízes, se isso for necessário. Agora no inverno, só desfolha (se não for pinheiro ou outra conifera qualquer), adubação liquida a cada 15 dias, rega leve, para evitar encharcamento do solo.
Não arame, mas pode podar galhos e reduzir a estrutura (exceto se for conifera, que aguentam bem trabalhos em madeira morta (shari e jin), aramação e podas radicais. Menos nas raízes, é claro.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Tania Regina
|
Enviada: Ter Jul 08, 2008 1:28 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Tem sim. Aguarde até setembro, lá pelo dia 23 ou 25, então poderá fazer isso com toda tranquilidade, inclusive podando até um terço das raízes, se isso for necessário. Agora no inverno, só desfolha (se não for pinheiro ou outra conifera qualquer), adubação liquida a cada 15 dias, rega leve, para evitar encharcamento do solo.
Não arame, mas pode podar galhos e reduzir a estrutura (exceto se for conifera, que aguentam bem trabalhos em madeira morta (shari e jin), aramação e podas radicais. Menos nas raízes, é claro.  |
Nickyfury, aproveitando a dúvida, eu vi em algumas recomendações que no inverno seria bom parar a adubação.
Pera lá...deixa eu me explicar..rs.. Adquiri uma ficus recentemente e de lá pra cá o que eu fiz foi regar com água apenas. Mas percebi que as raízes dela já tomaram todo o vasinho (de plástico) embora o tronco ainda continue fino (ela tem um tronco de uns 5 cm de diâmetro, mas na verdade são três troncos entrelaçados) e tem muita folha (excesso, tá feio).
Daí eu entrei nesse tópico pra saber se eu poderia colocar ela no escorredor já agora em julho, mas pelo visto vi que não.
Minha pergunta é, como eu queria também fazer uma poda drástica, seria mais recomendável eu esperar pra fazer na época de passar pro escorredor, ou já posso fazer no inverno, deixando poucos galhos e folhas?? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jul 08, 2008 7:28 pm Assunto: bonsai |
|
|
Veja só: se vc for transferir sua planta para um escorredor, ou algum outro tipo de vasilhame maior, mantenha as raízes, sem cortar nenhuma nem mesmo as mais grossas, ok? Mantenha, igualmente, a terra que ficar retida pelas raízes, acrescentando então mais substrato (areia grossa de rio, sem peneirar, acrescida de caco de telha ou de tijolinho maciço é bem drenante e permite uma rápida recuperação da planta).
Podar drasticamente uma planta, mesmo um ficus, é problemático. Teria que mostrar uma foto de sua planta e onde pretende cortar, o que irá manter, para que eu ou qualquer outro possamos prestar uma boa informação a respeito, sem por a perder seu material, ok?
Podar um ou outro galho, desfolhar a maior parte da planta, mantendo apenas as folhas mais novas e pequenas, é interessante. Não adube, se fizer poda de galhos e desfolha bem como o reenvase. Se for manter a planta onde está, sem realizar nenhum trabalho, então pode usar adubo liquido, diluido em agua, aplicavel via rega a cada 15 dias.
Uma poda radical terá melhor resultado se feita na primavera. A planta irá responder com forte e intensa brotação, recuperando-se melhor do que no periodo invernal. Não custa nada ter um pouco de paciência, e trabalhar de acordo com a época certa, pois isso irá evitar a perda de sua planta ou o comprometimento dela, em algum ponto, ok?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Tania Regina
|
Enviada: Qua Jul 09, 2008 10:51 am Assunto: |
|
|
Uau, quanta informação. Muito obrigada pela disposição, viu?
Como eu estou me interessando cada vez mais, já me apressei em tirar umas fotos da minha nova ficus (não pode ser chamada de bonsai ainda, né?). Repare que no miolo da copa tem um emaranhado de folhas, isso é resultado do entorce de galhos feitos pela pessoa que cuidava dela antes.
Quanto ao estilo, como é minha primeira "experiência" estou entre chokkan e moyogi. Eu vi também umas fotos de outras ficus (não sei se exatamente a mesma espécie que a minha) que tinham algumas raízes aéreas e achei muito bonito.
No momento estou esperando ela se adaptar ao novo ambiente, já que estou deixando dentro de casa e antes ela ficava em ambiente externo. Já faz uma semana dessa mudança e até agora ela apresenta um aspecto saudável. Logo pretendo então passá-la para um vaso maior, da forma que você recomendou, mantendo as raízes e o substrato como está, apenas aumentando a quantidade para "caber" no vaso maior. E neste caso, poderia ser um escorredor, sem problemas, certo?
Quanto à poda, pretendo diminuir a folhagem, para dar um aspecto mais limpo e cortar os galhos mais altos (apical?) para que a copa não fique muito alta. Quando podar galho, posso passar cicatrizante, certo? Nas folhas não (?). No momento do transplante estou pensando em inclinar um pouco mais o tronco principal com arame de alumínio ou cobre, pois o tronco já se encontra levemente inclinado e para o moyogi eu quero inclinar mais. Os primeiros galhos (de baixo) pretendo aramar também, para ficarem mais paralelos ao horizonte..
Depois então é só esperar engrossar o tronco e cuidar bem. Adubar depois de umas duas semanas de transplantado, talvez (?)
Eu tenho ainda mudas bem pequenas de Prunus (sakurá, aquela arvore tradicional do japão), de bambu preto (minha vó que me deu), de Erythrina (mas não sei se dá bonsai) e estou tentando germinar umas sementes de pau-ferro (mas também não sei se dá bonsai). |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|