Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Saulo Prazeres
Registrado: 02/01/09 Idade: 42 Mensagens: 94 Localização: Sao Luis-MA
|
Enviada: Qui Fev 12, 2009 9:28 pm Assunto: Como provocar brotação no tronco? |
|
|
Turma, boa noite!!
Estou com um pingo de ouro que gostaria de provocar brotações mais baixas no troco principal. Porém, o tronco já é bem velho e possui cicatrizes... existe alguma técnica que possa provocar brotação nesse tronco?? Raspagem do tronco ou algo parecido??? Que ferramenta usar?
abraços |
|
|
 |
mateusbm
Registrado: 30/12/08 Idade: 43 Mensagens: 48 Localização: Marília (SP)
|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 6:25 am Assunto: |
|
|
Cara, vou aguardar os masters do Forum pq tb estou na mesma situação que vc... e tb com um pingo de ouro.
Abraço. _________________ Mateus
e-mail/msn: mateusbm@gmail.com |
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 1:17 pm Assunto: |
|
|
olá,
tem um tópico aqui do Atelier sobre incisões, acho que pode ajudar, segue link:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=4423 _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
mateusbm
Registrado: 30/12/08 Idade: 43 Mensagens: 48 Localização: Marília (SP)
|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 2:10 pm Assunto: |
|
|
Vlw Marcos,
É que no meu caso não há gema alguma, o tronco está liso. Acho que vou ter que fazer um enxerto com um galho já formado.
Abraço. _________________ Mateus
e-mail/msn: mateusbm@gmail.com |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 6:30 pm Assunto: |
|
|
Puxa, obrigada por resgatar este tópico. Eu estava atrás dessa informação também.
Estava achando que a forma de fazer isso era cortar o ápice. Ainda bem que não fiz bobagem.
Ana |
|
|
 |
Saulo Prazeres
Registrado: 02/01/09 Idade: 42 Mensagens: 94 Localização: Sao Luis-MA
|
Enviada: Sáb Fev 14, 2009 2:02 am Assunto: show de bola |
|
|
turma... show de bola esse assunto!!
obrigado! |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sáb Fev 14, 2009 2:49 pm Assunto: |
|
|
Essa matéria eu já visto e testado ela. Funciona que é uma beleza. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Sáb Fev 14, 2009 6:32 pm Assunto: |
|
|
Cheguei a testar, mas infelizmente (no meu caso) não deu resultado...
Mas como todo aprendiz, não devemos desistir... Tentarei novamente em um exemplar de Ficus...
Abraços.
Franz Lopes _________________ "O que fazemos em vida, ecoa na eternidade" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Fev 14, 2009 10:16 pm Assunto: bonsai |
|
|
Se a parte em que pretende um novo galho não estiver apodrecida ou seca (madeira morta), poderá ser feito uma enxertia, tomando-se um galho da própria planta (deixa-se o galho crescer bem, alongando-se, e depois o enverga e conduz até ficar na altura que se pretende), ou então emprestando o galho de outra muda.
No site do Atelier do Dom Mario, se não me engano, há técnicas ilustradas de como proceder em enxertia, explicando-se inclusive os vários tipos de maneira clara e fácil de entender.
No entanto, se a madeira do pingo estiver seca ou morta, então o recurso é desenterrar a planta, lavar bem as raízes e pegando outra muda, com as raizes lavadas igualmente, juntar uma planta com a outra, fazendo-se antes uma incisão ao longo do tronco, até a altura de onde se pretende ter o galho.
Desnecessário dizer, mas a planta que irá ser usada deverá ter o caule mais fino daquela em que se pretende ter o galho. Após juntar as duas plantas, prendendo bem com barbante de algodão, enterra-se todo o conjunto, em uma bacia ou escorredor, favorecendo então o crescimento e desenvolvimento da planta. Passado pouco tempo, a planta-filha irá engrossar e compensar, podendo-se então escolher o galho que melhor irá substituir no local antes pretendido.
É como um "Tanuki", só que feito com plantas vivas, ok? Fácil e simples de ser resolvido.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|