Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sáb Jun 28, 2008 5:30 pm Assunto: Trabalho de direcionamento do nebari em uma Piracanta. |
|
|
Caros amigos,
Como havia prometido vou postar os trabalhos realizados nas plantas adquiridas, começarei com as plantas mais resistentes, pois muitas delas terei que aguardar um certo tempo de aclimatação à Bahia. Aproveitarei tb para por em prática um trabalho de "arrumação" nas raízes utilizando um pratinho plático usados em vasos para educar e provocar uma nebari mais radial, esta técnica foi passada pelo Rock Júnior no Bonsai 2008.
Foto da Piracanta antes do trabalho em sí.
O outro lado.
Peguei um destes pratos plásticos vendidos para pôr vasos de plantas, fiz 04 furos com um ferro de solda, o intuito é não só ter drenagem, como também ter orifícios para passar o arame no momento de prender as raízes.
Retirei quase 60% das raízes, me assustei com a quantidade delas, quase não havia substrato.
Nas fotos abaixo eu estava observando que teria que plantar um pouco inclinado para melhorar e valorizar o desenho do tronco.
Plantei em um escorredor de macarrão com substrato formado por 55% de substrato orgânico e 45% de areia grossa, espero que dentro de 01 ano ou 02 no máximo, fazendo podas de refinamento e pequenas aramações, eu já possa colocar em um vaso definitivo, será meu mame de Piracanta vindo do Mestre Hidaka .
Abraços fraternos.
Ps. Se alguém tiver alguma crítica e/ou sugestão fique à vontade . _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 28, 2008 5:57 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo Glauco!
è amigão agora vai hén ,belo mame ,estas Piracantinhas do
mestre Hidaka são realmente de 1ª especiamente a proporcionalidade
grossura/altura e o movimento de tronco que é sempre muito bom.
O metodo do pratinho (que eu não sabia )tambem é interessante
Valeeeu.....!
G abraço.
pv |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 28, 2008 7:20 pm Assunto: |
|
|
Amigo Paulo,
Sempre com mensagens gentis, valeu irmão.
Esta técnica foi apresentada pelo Rock Júnior no Bonsai 2008, eu antigamente tentava fazer com madeira mas desta forma é mais prático e não apodrece a madeira, rsrs, depois é só reutilizar o pratinho em outra planta.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Jun 29, 2008 10:00 am Assunto: |
|
|
Glauco,
já uso o plástico no lugar da madeira a bom tempo. Dá certo também se precisar de diminuir a altura das raízes. Algumas plantas desenvolvem um pouco para baixo, ficando parecendo um morro alto, quase que um estilo raíz exposta. Aí é só amarrar aproveitando que o plástico ajuda por ser furado facilmente.
Sua piracanta vai ficar muito boa de nebari. Está bem concentrado na base do tronco, facilitando muito o trabalho.
Parabéns pela aquisição. _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 29, 2008 12:00 pm Assunto: |
|
|
Valeu Darkaso,
Vc acabou de me dar mais uma dica importante no uso desta técnica, só posso agradecer a vc meu amigo.
Quanto a boa aquisição foi fácil, afinal vindo do Hidaka estrutura é o que não falta, mesmo as pequenas e jovens mudas já são direcionados para este fim, o homem realmente é bom .
Vc tem alguma sugestão de trabalho ?
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Dom Jun 29, 2008 3:08 pm Assunto: |
|
|
Belíssima planta Glauco. Bom que na Bahia quase não existe inverno. Dá para plantar e transplantar as plantas o ano inteiro. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Jun 29, 2008 6:15 pm Assunto: |
|
|
Oi Glauco
Meu amigo, fizeste uma bela aquisição e os primeiros trabalhos só podem resultar numa bela árvore  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Jun 29, 2008 6:50 pm Assunto: |
|
|
Glauco,
não seria necessário nada de especial para seu futuro bonsai. A melhora nos galhos e uma copa adequada com certeza vai ser consiguido por você facilmente.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 29, 2008 9:47 pm Assunto: |
|
|
Marcos Castilho escreveu: | Belíssima planta Glauco. Bom que na Bahia quase não existe inverno. Dá para plantar e transplantar as plantas o ano inteiro. |
Amigo Marcos,
Realmente esta é uma grande vantagem no cultivo, na realidade posso transplantar, podar e adubar durante quase todo o ano, mas em compensação a falta do frio me impede de ter algumas espécies que sou apaixonado, como o Pinheiro Branco, Acer Palmatum, Criptomérias, Taxus Bacata... É a Lei da Compensação .
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 29, 2008 9:51 pm Assunto: |
|
|
Caros amigos Alexandre e Darkaso,
Farei o possível para educar corretamente esta planta, mas se por acaso eu não conseguir virei em busca dos colegas, rsrsrs. Mas realmente não fica muito difícil pq já foi muito bem encaminhada pelo mestre Hidaka .
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 29, 2008 10:16 pm Assunto: |
|
|
Oi Glauco
bela piracanta, como já dito, muito bem encaminhada
o vasinho no nebari também ajuda bastante
parabéns pela planta
um abraço _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 30, 2008 6:50 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Marcos,
Com certeza o vasinho ajuda bastante, quero ver se consigo caprichar neste nebari, afinal esta planta merece, rsrsrs.
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Jul 01, 2008 8:05 am Assunto: |
|
|
Caro Amigo Glauco... parabéns pela aquisição, uma bela piracanta e com seu cuidado e carinho logo logo terá um belo bonsai.
Não esquece de postar a evolução para podermos acompanhar.
Sucesso _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Jul 01, 2008 8:05 am Assunto: |
|
|
Nâo sei o motivo, mas saiu repetido... apagando. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Editado pela última vez por Alcides Junior em Qua Jul 02, 2008 1:46 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 02, 2008 12:28 am Assunto: |
|
|
Amigo Júnior,
Obrigado pelo incentivo e pode ter certeza que sempre que houver alguma evolução postarei por aqui.
|
|
 |
|