Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Jan 12, 2008 8:10 pm Assunto: Big Pindo D´ouro |
|
|
Numa casa proxima a minha , tinha este pingo d´ouro que estava me deixando inquieto e nervoso , ate que criei coragem e perguntei se a dona não queria me vender , para minha surpresa ela me deu.
Gostaria da opinião dos amigos sobre as possibilidades de trabalho , apos enraizar bem , pretendo reduzir sua altura fazendo algumas alporquias dos galhos superiores.
Será que PD aceita bem alporauia?
Aceito criticas e sugestões
Abraços
Eu do lado so para ter uma noção do tamanho , ele era mais alto , podei alguns galhos para entrar no viveiro.
Aguardo sugestoes, criticas construtivas tambem serão bem vindas
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Jan 12, 2008 10:23 pm Assunto: |
|
|
Olá Joel!
Vejo aí 2 possibilidades:
1. Um grande Literati eliminando a galho que vc está segurando;
2. Uma poda à 20 cm da base e esperar a brotação nova( e ele rebrota vigorosamente)
Parabéns pelo presente!
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Sáb Jan 12, 2008 10:31 pm Assunto: |
|
|
To seguindo proximo a segunda opinião do Elio, para começar deixava so a copa mais baixa. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sáb Jan 12, 2008 10:44 pm Assunto: |
|
|
Joel
Tem varias possibilidades
1>>>>alguns alporques
2>>>>a poda em 20 cm como sugerido pelo nosso colega ai em cima,
3>>>> um Jin...........
Tem um grande material, só tenha paciencia, espere a planta se recuperar bem antes de qualquer trabalho ok>>>>>> _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 12:16 am Assunto: |
|
|
Elio , Duprat e Diego , poder contar com a ajuda de pessoas como voces , me da uma segurança sem precedentes.
A minha ideia era deixar ele enraizar bem , fazer uma alporquia na base para deixar o tronco com os 20cm conforme voces sugeriram , deixando esta primeira copa.
Acima desta primeira copa faria 2 alporques nos 2 troncos superiores.
O que voces acham?
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 12:59 am Assunto: |
|
|
O pingo de ouro pega bem facil em alporquia. a ideia é boa , Dá para aproveitar melhor o material. _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 9:24 am Assunto: |
|
|
Amigos , fiz uma simulação , seria mais ou menos assim o meu projeto.
Confúcio |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 2:10 pm Assunto: |
|
|
Amigo Joel,
Pelo seu ritmo de trabalho deve estar ansioso para atacar este pinto de ouro.
Paciencia. Aguarde a opinião dos foristas mais experientes.
Para mim achei a ideia muito boa. Parece que dará muitos bons resultados.
O trabalho deverá se concentrar na formação de um belo nebari, portanto seguindo o plano, deixe a copa crescer livre para agilizar tal formação.
Em relação ao local da alporquia leve em consideração deve, preferencialmente, a altura da árvore deve ser entre oito e doze vezes a grossura do tronco.
Desejo Muito boa sorte com o trabalho. _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 3:24 pm Assunto: |
|
|
Duprat , realmente a vontade é grande mas , temos que ter paciencia. A alporquia é a ideia inicial , mas é logico que qualquer nova sugestão é bem vinda.
Confúcio |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 5:49 pm Assunto: |
|
|
Oi Joel,
daqui a pouco não vai ter mais lugar no seu viveiro novo
Também gostei da idéia dos alporques... apenas faria este 1º, de baixo para cima no projeto, mais acima para formar uma árvore bem baixa e com galhos bem compridos lateralmente, como já aparenta nas fotos! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 4:42 pm Assunto: |
|
|
Seguindo o projeto de alporquias , ai estao as 2 primeiras
Abraços _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 5:04 pm Assunto: |
|
|
Joel, talves ja seja projeto seu, mas eu faria um auporque acima deste primeiro galho tbm, mas o auporque deveria ser feito de cima pra baixo, para nao judiar tanto da planta e ganhar tempo, pois do jeito que esta vai ter que retirar estes,e quando recuperados poderam te dar mais plantas............ _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 5:06 pm Assunto: |
|
|
Ps........."Alporque"
Desculpe o erro de portugues, mas cade o Icone Editar?????????? _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 6:28 pm Assunto: |
|
|
Diego tava nos meus planos , mas este galho acima não tem uma boa conicidade , por isso resolvi não aproveita-lo
Valeu _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 7:17 pm Assunto: |
|
|
Joel no alporque do pingo de ouro ele enraiza rápido ou demora um pouco? Tem idéia de quanto tempo? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
|