FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Peço a atenção de todos para um assunto muito importante.
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/08/04
Idade: 42
Mensagens: 261
Localização: Indaiatuba-SP

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 9:56 pm    Assunto: Peço a atenção de todos para um assunto muito importante. Responder com citação

Estou vendo neste e em outros fóruns que a recomendação de defensivos agricolas estão ocorrendo de forma indiscriminada. ISTO É UM ABSURDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Concordo que determinados produtos de prateleira podem ser usados por todos com a própria orientação da bula... ÓTIMO, mas que seja só isto!!!!!!!!!!!!
Todos usam malathion, dimmy, calda bordalesa, enxofre... tudo bem... mesmo sabendo que pode ser perigoso no caso de sub ou super dosagens.
Estas dosagens erradaspodem causar resistencia ao patógeno ou a praga ao produto usado.
Já existem estudos que comprovam a resistencia do pulgão verde ao malathion (um absurdo), o que irá necessitar de uma dosagem maior do produto para fazer o tratamento.
Estou vendo pessoas recomendarem sistemicos, "herbicidas" potentes para combater "cochonilhas" (pode, só faltava esta)
Não se deve recomendar produtos quimicos sem prévia consulta com um engenheiro agronomo. (que aqui no forum deve existir alguns, eu sou um deles).
CUIDADO VOCE ESTÁ INDICANDO UMA COISA QUE NÃO CONHECE PARA UMA PESSOA QUE CONHECE MENOS AINDA USAR...
VOCE PODE SER O RESPONSÁVEL OU O COLABORADOR PARA O SURGIMENTO DE UMA PRAGA RESISTENTE!!!!!!!!!!!!!!

ISTO NÃO É BRINCADEIRA, É MUITO SÉRIO E ESTÁ FICANDO PERIGOSO.
PESSOAS SEM CONHECIMENTO INDICANDO PRODUTOS QUE NECESSITAM DE CONHECIMENTO.

Agradeço a todos a paciencia e a compreensão.
Ricardo Loriggio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/08/04
Idade: 42
Mensagens: 261
Localização: Indaiatuba-SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 01, 2008 5:55 pm    Assunto: Responder com citação

só para deixar no topo para que todos leiam.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Mar 01, 2008 7:38 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ricardo

Concordo em absoluto.

Ainda que acredite não ser o Bonsaista que irá fazer a diferença de provocar descompensações da resistência dessas pragas, afinal temos poucas arvores ( pelo menos a maioria) e não utilizamos tantas vezes assim...acredito que por algum terá que se começar....pelo menos por cá, não conheço ninguem que tenha árvores no valor das centenas Smile, isso são os hortos e Bonsai Centers e esses sabem cuidar deles.

Em tempos fazia aplicações de prevenção de alguns produtos fitossanitários, hoje parece-me mais correcto fazê-lo após diagnosticar ou tentar fazê-lo após ter identificado correctamente qual agente nocivo...e ai é que me parece residir grande parte do problema, as pessoas praticam Bonsai hoje em dia, grande parte dos praticantes, fá-lo de uma forma bastante superficial, a verdade é que não estão nem ai para questões como fisiologia nem fitopatologia, é massudo, para quê saber isso, se a sua maior preocupação reside de como engordar o bonsai o mais depressa possivel Rolling Eyes...
Quando se deparam com um problema, colocam-no num forum, muitas das vezes sem fotos a exemplificar ou sequer explanar um pouco mais do que se trata, porque não raras vezes, serão problemas provocados pelo próprio aficcionado, ainda que de forma involuntária...posteriormente logo aparecerá alguém com a melhor das intenções a tentar ajudar, e que não poucas vezes, para não parecer demasiado incoveniente, nem questiona mais e opina baseado naquilo mesmo...do outro lado, por não saber que linguagem fala esse amigo (por nunca se ter debruçado sobre a matéria) que o tentou ajudar, mas porque o nome dos produtos ficam escritos, toca de aplicar tudo o que está á mão, o que conhecem e o que não conhecem... Sad Confused

Numa árvore na natureza se estas perderem uns ramos não existe problema algum, ela sobrevive sem problema, agora num Bonsai pelas suas reduzidas dimensões, espaço confinado e o fim/estilo que lhes destinamos, o panorama altera-se significativamente...ainda assim acredito (cada vez mais), não é justificativo de todo o tipo de atitudes.

Passa por também ser necessário da mesma forma que se compram livros/revistas de Bonsai, adquirirem de igual forma de preferência livros Nacionais sobre "Pragas e seus combates", já que eles (bonsai) são atacados pelos mesmos agentes que atacam as restantes que se encontram na natureza próximo do local onde se encontram.

Também para tomarem conhecimento que as pragas raramente são fatais (fora de controlo) e quando aparecem, costumam fazer-se acompanhar pelos "Auxiliares", os seus predadores...

Ao serem combatidas de forma agressiva/indescriminada com produtos Quimicos, sobretudo de forma excessiva, obviamente matam os bons e os maus e se inadequada, podem efectivamente criar resistências indesejadas, por isso também se recomenda a rotatividade de determinados produtos.

Como esse tipo de produtos não foram concebidos para aplicações em bonsai, são para agricultura as doses são "x" ml por hectare, por isso todo o cuidado é pouco e devem ser efectuadas cálculos para as devidas proporções das aplicações que desejamos.
Por serem percentagens tão baixas, eu faço as doses dos meus, com uma seringa das mais finas (p/ diabéticos) e sempre de maneira a que não tenha que deitar produto fora.

Não é apenas as resistências que nos devem preocupar, mas também os danos que esses insectos irão causar no meio ambiente, porque por exemplo é sabido que quando submetidos a diversos produtos, por fazerem parte de uma cadeia alimentar (mais baixa), os passaros que os comem quando põem/colocam os ovos, estes não solidificam...e tais produtos tanto matam esses insectos "nefastos" (ainda assim necessários, porque toda a existência tem a sua razão de existir), como por exemplo outros que são responsáveis pela polinização....tal como o excedente não deve ser deitado fora pelo ralo de um lavatório/sanita por proporcionar contaminação das águas...etc...etc...isto sem levar em conta todos os cuidados necessários para segurança do utlizador


Hoje acredito que o importante é nutrir a árvore de forma equilibrada, e evitar aplicar seja o que for ainda que isso signifique umas folhas a menos...Wink

Ficou o alerta, sempre é bom lembrar,....ainda que não seja imperativo, acredito que dada a disponibilidade, será por demais prudente e adequado solicitar a opinião/ajuda dos amigos que estão melhor habilitados para tal, neste caso os "Engenheiros Agrónomos".


Cptos.

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/08/04
Idade: 42
Mensagens: 261
Localização: Indaiatuba-SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 01, 2008 8:29 pm    Assunto: Responder com citação

Castro,
Amigo, voce entendeu o espirito que eu estou tentando passar.
Sinseramente eu me revoltei quando vi recomendações absurdasfeitas por pessoas que, acredito eu , não sabiam o que diziam.
O que me revoltou foi pessoas recomendando herbicidas para matar pulgões (um absurdo, como já dito) e outra pessoa que recomendou chumbinho (que pode matar um ser humano se ingerido e fica no meio por anos como uma cadeia).
Desculpem todos se fui meio rude, mas acho que a situação que vi não me agradou como agronomo e como bonsaista.

Ricardo Loriggio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Sáb Mar 01, 2008 9:38 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Ricardo,

Seu alerta serviu para que eu continue a não usar produtos químicos em meu sítio e não apenas nas plantas, continuarei a usar minhas receitas caseiras com plantas/ervas que já utilizo há muitos anos e que tem resolvido satisfatoriamente todas as questões.
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/06/06
Idade: 49
Mensagens: 799
Localização: Ribeirão Preto - SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 01, 2008 9:44 pm    Assunto: Responsabilidade Responder com citação

Castro, como sempre mostrou muito bem as consequencias que este ato, aparentemente simples pode levar, parabéns.

Amigo Ricardo, muito obrigado pelo alerta, as vezes no ímpeto não pensamos sobre os resultados futuros que nossas atitudes pode levar. Muito obrigado pelo alerta e contamos com sua experiência para nos auxiliar.


Abraço fraterno
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Seg Mar 03, 2008 10:08 am    Assunto: uso indevido Responder com citação

Valeu o alerta Ricardo.....


Foi muito bem lembrado a questão de criar pragas resistentes....não sabemos o que o uso indevido pode ocasionar.
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ivo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/11/05
Mensagens: 219
Localização: Nova Petrópolis - RS

MensagemEnviada: Ter Mar 04, 2008 10:45 am    Assunto: Responder com citação

Parabéns ao Loriggio pelo alerta!
De fato, sou bonsaísta há 12 anos e posso garantir que só usei defensivo duas vezes, para erradicar uma grave praga de formiguinhas açucareiras (aquelas que cuidam das cochonilhas e dos pulgões como se fossem gado), e ainda assim um inseticida de baixíssima toxicidade (uma marca comercial vendiada em qualquer supermercado).
O melhor caminho é manter as plantas saudáveis e retirar qualquer eventual praga manualmente; até as terríveis cochonilhas que criam crostas (engraçado, na Alemanha são chamadas Schildlaus = piolho encouraçado!) podem ser removidas com uma pequena espátula, e depois o tronco escovado com um pouco de álcool. Existem muitas receitas ecológicas para combater pragas que podem (e de fato, devem!) ser usadas, principalmente em se tratando de plantas pequenas (bonsais, né?) que podem facilmente ser vistoriadas e manuseadas.
O José Lutzenberger já dizia: "Saúva só ataca planta doente"; por extensão, como agrotécnico, posso dizer: praga grave só ataca planta com distúrbio nutricional; assim, cuidem da alimentação e dos cuidados gerais, e não será necessário usar venenos mortíferos!
Um abraço!
_________________
Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 42
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Ter Mar 04, 2008 1:55 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com você Ricardo, tem alguns "amigos" aqui que falam cada besteira que não tem cabimento, isso é coisa séria e pode ter consequências desastrosas, valeu pelo alerta, e obrigado pela sua atenção.
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/08/04
Idade: 42
Mensagens: 261
Localização: Indaiatuba-SP

MensagemEnviada: Ter Mar 04, 2008 9:16 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal agradeço a todos pela atenção e pela compreensão.
Fico feliz com a reação de vcs já é um enorme passo.

Abração
Ricardo Loriggio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Dom Mar 09, 2008 10:45 am    Assunto: Responder com citação

Ricardo,

não vejo palavras rudes na tua postagem, mas sim convicção e firmeza no que foi dito.

Parabèns pela tua coragem em postar um assunto de grande interese para todos nós e que poderia gerar uma grande polêmica. Sempre que precisei recorri aos produtos sem riscos para mim e para as planta também.

Um abraço,

Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Alex Fabiano
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/06/08
Idade: 53
Mensagens: 149

MensagemEnviada: Ter Jul 15, 2008 10:32 am    Assunto: msg Responder com citação

Cultivo bonsais há 19 anos, NUNCA usei nenhum produto quimico para combater pragas....utilizo oleo de neem, calda de fumo, pó de enxofre ou cobre, macerado de alho, cebola

agora me deparei com um problema que está me deixando de cabelo em pé: NEMATÓIDES...

Estou com medo que essa doença passe para outros bonsais meus....

A conselho do Geraldo vou passar a molhar com agua de mandioca....

Gostaria de saber se outros colegas aqui tiveram esse problema e como resolveu ?
_________________
Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rodrigo Zanchetta
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 20/03/07
Mensagens: 136
Localização: Vitória-ES

MensagemEnviada: Ter Jul 15, 2008 11:56 pm    Assunto: Responder com citação

Bom,
como sou da área ambiental, embora não da parte continental, esse tópico me chamou a atenção, pois assim como na porção continental, na parte oceânica também existem casos parecidos. Todavia, a utilização desses produtos, afetam, mesmo que indiretamente, nossos oceanos. Mas para este tópico, nao preciso entrar no mérito do ciclo desses produtos ao serem introduzidos no ecossistema.

Também não sou adepto da utilização de produtos quimicos em minhas plantas, mas não discrimino quem os faça, desde de que seja de forma consciente e na dose certa.

A minha dúvida neste âmbito é: Assim como os rémedios (drogas que utilizadas de forma errada podem causar sérios danos à saúde), esses produtos na qual o Ricardo comentou, podem ser vendidos para qualquer pessoa que deseja comprar?? No caso, não precisaria de uma requisição? (assim como os remédios) Pois pelo que me parece, se superdosados, ou utilizados de maneira incorreta são potencialmente perigosos!!

Ricardo, parabéns pelo tópico, acho sua abordagem muito construtiva para o fórum e acredito que pelo menos os que lerem este tópico, procurarão se interar mais sobre o assunto antes de fazer a utilização de qualquer produto quimico (pelo menos é o que o meio ambiente espera de nós)!!

E Antonio, exelente comentário sobre o assunto!!

Abraço à todos!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 28/02/07
Idade: 49
Mensagens: 522
Localização: João Pessoa - PB

MensagemEnviada: Qua Jul 16, 2008 1:57 pm    Assunto: Responder com citação

Bem amigos,
Ao ver este tópico, não só afirmo o quão foi importante a intervenção do colega Ricardo, que é profissional da área, como concordo que estamos (de modo geral) cometendo erros no uso de procedimentos combativos às pragas. Eu, pelo menos, assumo que já cometi os meus...

Todos nós sabemos que defensivos podem ser extremamente nocivos e danosos. Lavamos nossas frutas assim que as compramos objetivando eliminar este tipo de resíduo químico; mas no cultivo, acabamos por focar em demasia o resultado imediato não lembrando os riscos gerais.

Creio que se formou uma oportunidade de ampliarmos as discussões nesta questão, que como afirma o colega É BEM SÉRIA.

Não sei se seria o caso de novo sub-forum... Já temos o fórum pragas e seus cuidados... Os moderadores e o Mestre Mário na alisarão com atenção...

De qualquer forma, creio que os amigos foristas, receberam o alerta necessário neste momento. Devemos agora partir para a mudança de possíveis práticas incorretas. Mas para isso precisamos ampliar os conhecimentos visando adotar as práticas adequadas.

Portanto, mais uma vez, coloco a necessidade de ampliarmos a discussão no assunto.

Como sugestão, proponho que os colegas especialistas nos ofereçam uma orientação mínima quanto ao uso de defensivos. Não sei se seria adequado, mas que tipo de defensivo para esta ou aquela praga?... Que dosagem?... São perguntas que ganharam, a partir deste momento, a necessidade de resposta mais tecnicamente apropriada.

Mas os maiores interessados somos nós “usuários”, e é de nós que deve partir a busca do que é correto e apropriado, contando sempre coma ajuda dos amigos especialistas...

Abraço a todos. Wink

Franz Lopes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
hsp
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/09/07
Idade: 51
Mensagens: 190
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sáb Jul 19, 2008 7:32 pm    Assunto: Responder com citação

Aproveitando a presenca de agronomos, eu sou bem ignorante nesta area, e logicamente, tudo o que sei e aprendi até hoje foi graças a minha ignorancia, rs, bem, voltando ao que me interessa, gostaria de uma solucao para matar os trevinhos rasteiros de meu gramado (hum, nao tem muito a ver com bonsai ne, enfim). Algum de voces teria uma receita ou algum nome de produto que somente mate as dicotiledoneas e nao mate a grama, e onde poderia adquirir tal produto? Valeu e desculpas se desvirtuei o tema.
_________________
Helio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil