FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ONDE ESTÃO TODOS?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sex Set 24, 2004 1:49 am    Assunto: ONDE ESTÃO TODOS? Responder com citação

Olá Pessoal,

Tenho observado que o nosso fórum, digo nosso porque o fórum não existiria sem a participação de cada um de nós, tem crescido a cada dia, reunindo bonsaístas dos quatro cantos do país e, inclusive, nossos co-irmãos portugueses.

Mas, onde estão todos?

Será muito legal conhecermos todos os participantes, saber das suas dúvidas e das suas experiências. Afinal, é para isto que estamos aqui, concordam?

- Iniciantes, sejam bem vindos!!

- Veteranos, apresentem-se!!!


"Ninguém é tão sábio, ao ponto de não necessitar de novos aprendizados e ninguém é tão incapaz, ao ponto de não poder ensinar algum conhecimento".

Um abração a todos.

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sex Set 24, 2004 1:57 am    Assunto: Sergivaldo Responder com citação

Atendendo a parte da questão, estou disponibilizando um novo Fórum:
SOU PRINCIPIANTE.
Acredito que poderá facilitar a participação de novatos.
Não deixem de enviar um e-mail ou mensagem particular para cada novo usuário.
É como gosto de dizer: "Se ficar difícil, use a regra número 1: PACIÊNCIA; se apertar um pouco mais, use a regra número 2: PACIÊNCIA; agora, se ficar impossível...não se perturbe, volte a regra número 1."

Afinal, esta é a ARTE BONSAI!
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Tecnolobo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/07/04
Mensagens: 168
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Sex Set 24, 2004 6:40 am    Assunto: Responder com citação

Opaaaa


To sempre na area sou veterano Cool em falar abobrinhas e sempre gafanhoto Shocked nas praticas hehhe

Mas sabe a cada dia, Rolling Eyes lendo, observando as plantas, vendo os trabalhos do pessoal, parece que de repente dá um clique na sua cabeçona (essa é pra vc Sergivaldo hehehe) Ai vc entra tipo numa comunhão, num trabalho de equipe com a muda é uma experiencia fantastica. E claro de inicio não sairão grandes trabalhos mas vc já sente quie esta no caminho certo.

Tecnolobo
_________________
" ... Faça ou não faça: a tentativa não existe."( Yoda) ...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Visitante






MensagemEnviada: Sex Set 24, 2004 9:19 am    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo,

Eu sou principiante, me interesso e pesquiso pela arte a uns 8 anos, a uns anos atras tive uma pequena decepção eu tinha 30 mudas que estavam sendo preparadas, tive que fazer uma viagem de 15 dias e pedi a minha irma que regasse elas pra mim, resultado ela esqueceu, morreram todas.
Fiquei mais ou menos um ano sem cultivar nenhuma plantinha, ai resolvi começar de novo a dois anos atras. Tenho que confessar uma coisa, nestes oito anos de interesse pela arte o periodo em que eu mais aprendi foi do começo deste ano ate hoje , porque comecei a participar de forum de discussão, fiz amigos, obtive informações com pessoas experientes, e agora tenho certeza que não vou desistir nunca de ser um bonsaista e ter minhas obras concluidas.
Um abraço a todos.
Voltar ao topo
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Sex Set 24, 2004 11:53 am    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo,

Obrigado pelas boas vindas

Marcio,

Sou iniciante quase como você, só que tenho 8 meses e não 8 anos Laughing . Acho que todos iniciantes deste forum fazem como eu, ao ler os debates dos veteranos estou aprendendo muito.
Se for colocar todas as dúvidas e anseios eu não teria tempo.
E realmente isto é viciante, ao andar pela rua, estradas, etc fico observando árvores e arbustos, na estrada se tiver um horto eu paro é como um comentário que li outro dia de um dos participantes "pareço uma tia velha, onde vou trago uma mudinha", mas é muito gratificante.
[/quote]
_________________
Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Valter Vaz
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/07/04
Mensagens: 210
Localização: Leiria - Portugal

MensagemEnviada: Sex Set 24, 2004 7:34 pm    Assunto: Responder com citação

Rildo,

O que vc disse fez-me lembrar uma vez que entrei num horto e vi um ácer campestre com cerca de 3 metros, então chamei o funcionário e disse que queria levar aquela árvore, e perguntou qual era o meu carro eu apontei e ele disse que seria dificil e que faziam entregas. Então pedi um serrote, haviam de ver a cara dele, volteia insistir e ele foi buscar. O mais engraçado foi quando começei a cortar, deixando o vaso e a árvore com cerca de 80cm. Todas as pessoas na quele horto olhavam comentavam e estavam estupefactas. Penso que eles pensavam que eu era doido ou coisa semelhante.

Quando vou a um horto nunca digo que é para bonsai, é que por vezes o material não tem preço á vista o vendedor ao saber para que é aumenta logo. Já me aconteceu.

Força pessoal continuem a participar partilhando o que sabem.

O SABER NÃO OCUPA LUGAR Very Happy
_________________
Cumptos.
Valter Vaz

www.grupobonsaileiria.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Sex Set 24, 2004 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos...

ESTE FÓRUM TÁ CADA VEZ MELHOR

Tenho 31 anos e pratico bonsai há 9, porém posso dizer com certeza que ainda sou principiante. Acho que minha curiosidade pela arte veio assistindo aos filmes de KARATE KID, mas só quando um grande amigo meu (Sérgio Silva) mostrou-me que era possível cultivar, comecei, com muita empolgação e pouca verba $... Minhas primeiras referëncias foram as revistas do Marcelo Miller e "O Grande Livro do Bonsai". Só há pouco mais de 2 anos quando conheci a Rejane Liberal e comecei a navegar na net é que estou ampliando meu aprendizado...ainda com muita empolgação e pouca verba $!!!

Também posso dizer com toda certeza...

SOU APAIXONADO PELA ARTE BONSAI
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Sex Set 24, 2004 9:56 pm    Assunto: Responder com citação

cara sou de bezerros e tbm conheço rejane por sinal vou visitar o viveiro dela na semana que vem.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Set 25, 2004 1:01 am    Assunto: Responder com citação

Maravilha Pessoal!!

Na verdade, acho que somos todos iniciantes. Alguns com 8 meses, outros com oito anos (ou mais)!

Comecei a me interessar por bonsai há precisamente 10 anos (12/09/1994). Esta data está anotada na primeira página da "Edição Especial da Revista dos Amantes da Natureza - Bonsai".

De lá até aqui, foram muitas plantas sacrificadas (infelizente!), muitos êrros cometidos e muitas alegrias proporciadas por esse passatempo maravilhoso.

Nos finais de semana, ao invés de estar na praia, tomando uma cervejinha bem gelada, estava dentro dos matos, procurando plantas, sob um sol daqueles! Coisa de maluco mesmo!

A grande satisfação é vermos aquela planta que, foi "decapitada", recuper-se e lentamente tomar a forma de uma linda árvore, em miniatura.

Um abraço a todos,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
eudes



Registrado: 25/08/04
Mensagens: 65
Localização: João Pessoa - Pb

MensagemEnviada: Sáb Set 25, 2004 2:09 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Tenho 1 ano e 2 meses na arte, mais não tinha muito entusiasmo porque, não conhecia ninguém para falar sobre bonsai, moro em apto, venta muito, não tinha ferramenta, e só trabalhava 2 mudas, então a uns 4 meses atrás, através do site de Sergivaldo eu fiz uma pergunta, por email, ele respondeu, então fiquei empolgado, pedi para fazer uma visita ao viveiro dele, e de lá para cá mudou tudo, já tenho ferramentas, penso em bonsai todo tempo, já fiz dois bonsai, perdi o medo e pena nas podas, já fiz alporque, estacas ate yamadori, é muito legal peneirar areia, quebrar tijolo para fazer argila expandida, misturar os ingredientes para fazer o substrato, passar horas e dias para ver o que a planta está mostrando sobre o seu estilo, perceber o primeiro broto em uma poda radical ... passar horas no fórum, trocar idéias com Sergivaldo, acompanhar uma fabricação e vaso artesanal.
Realmente é gratificante a arte do BONSAI.

Sds

Eudes
]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Set 25, 2004 6:47 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Companheiros,

Eu tenho 8 meses de contacto com Bonsai, e começou com uma válvula de escape, devido á minha ocupação profissinal que me levou a niveis de Stress bastante elevados e já preocupantes a nivel fisico.
Na minha juventude sempre tive fascinio pela cultura asiática talvez devido ao meu contacto com "artes marciais" e desta vez levou-me a praticar "Tai chi" que sempre me fascinou, e que desde já recomendo para que quiser encarar a vida de outra forma, aliás como esta arte "Bonsai" trás o mesmo tipo de riqueza interior e pode ser feita até numa idade avançada.
Depois disso foi adquirir informação livros/Net /bonsai/sementes/Estacas e fazer um curso para conseguir mante-los vivos, agora é tentar aprender sempre algo todos os dias, que isto é um projecto a longo prazo.

E já agora aproveito para colocar um site responsavel de me fazer entrar neste mundo Bonsai, vários jardins "ZEN" no Japão
No qual esbarrei na minha procura de informação acerca artes marciais japonesas. Disfrutem que vale a pena

http://academic.bowdoin.edu/zen/

Um abraço,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 07/08/04
Idade: 65
Mensagens: 516
Localização: São Joaquim da Barra/SP

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2004 12:15 am    Assunto: vasos de cimento Responder com citação

olá companheiros,

não deixem de visitar o site do Sergivaldo, o passo-a-passo está perfeito. Parabéns. O cara é um artista, tanto com vasos e plantas.

Para o Antonio Castro: Que plantas nativas tens por aí, usadas em bonsai? Oliveiras ficam bem em bonsai?

abraços,
Jackson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2004 7:16 am    Assunto: Responder com citação

Olá Jackson,

Citação:
Para o Antonio Castro: Que plantas nativas tens por aí, usadas em bonsai? Oliveiras ficam bem em bonsai?

Nativas em bonsai mesmo não tenho nenhuma, estão todos na fase de Pré-Bonsai, engorda/crescimento e daqui a dois anos vamos ver o que dá
elas são:
01 Sobreiro - adquirido através de propagador, num horto
01 Oliveira - adquirida num horto
01 Castanheiro - adquirida através de uma castanha que coloquei num vaso
01 Figueira - Yamadori feito no campo este verão, e como foi efectuado fora de época vamos ver com sai.

Entretanto deixo aqui algumas "msg" do outro forum onde participo que têm algumas fotos das minhas arvores, penso é que se têm que registar para poder visualizá-las.

http://www.luso-bonsai.com/forum/viewtopic.php?t=407

http://www.luso-bonsai.com/forum/viewtopic.php?t=467

http://www.luso-bonsai.com/forum/viewtopic.php?t=486

http://www.luso-bonsai.com/forum/viewtopic.php?t=269

A Oliveira quanto a mim dá um excelente bonsai, e ainda ontem vi uns no Horto, em Pré-bonsai já com algum trabalho feito a nivel de copa carregadinhas de azeitona, e trazem com elas um pequeno frasco com azeite, só estão aguardar a primavera para serem colocadas em vasos de Bonsai.
Agora desta forma os preços já estão muito próximos dos praticados nos bonsai, e existem muitas nos nossos campos em estado nativo, que são ainda melhores, que é o "Zambujeiro" tem as folhas muito mais pequenas.
E como é "nativa", não temos o tipo de preocupações quanto ao clima rega .. Smile Very Happy que por ex: Serissa/Acer etc.

http://www.luso-bonsai.com/forum/viewtopic.php?t=375


Um abraço,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 07/08/04
Idade: 65
Mensagens: 516
Localização: São Joaquim da Barra/SP

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2004 2:53 pm    Assunto: agradecimentos Responder com citação

Obrigado pelas respostas,

Tão logo possa, estarei visitando os sites que tu me indicou, assim como vc. estou a pouco tempo na arte, mas já me encontro embriagado pelas pequenas plantas. Tenho pelo menos umas 25 plantas, entre tuia nana, figueira, romã, bouganvilea, junípero, limoeiros, serissas, buxus, etc..
Espero poder colocar fotos em breve.

Abraços,

Jackson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil