Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pablo_Henryque
Registrado: 21/01/07 Mensagens: 14 Localização: São José do Rio Preto
|
Enviada: Ter Jul 22, 2008 10:41 am Assunto: Ajuda com cipreste italiano |
|
|
Olá amigos...
Recentemente adquiri uma muda de aproximadamente 30 cm de altura de um cipreste italiano, aparentemente bem saudável e com aspecto de muito nova.
Gostaria de algumas dicas de como proceder com esta espécie pois sempre quis fazer um bonsai da mesma e nunca tive coragem, pois aqui onde moro uma mudinha como esta que relatei pra voceis custa em torno de R$45,00! Sempre tive medo de perder a muda!
Ela se encontra em um desses sacos pretos de plantio, com terra vermelha somente. Gostaria de saber que tipo de substrato devo preparar para coloca-la em um vaso, gostaria também de algumas dicas breves de como mante-la, épocas de poda, quando devo mexer nas raízes e quais os estilos mais apropriados para esta espécie.
Aguardo anciosamente pelas dicas, pessoal.
Obrigado. _________________ "O caminho da Sabedoria é não ter medo de errar." |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Ter Jul 22, 2008 7:19 pm Assunto: |
|
|
Pablo veja se tem como você colocar uma foto pegando o substrato dela. Fica melhor para opinar. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Pablo_Henryque
|
Enviada: Ter Jul 22, 2008 10:54 pm Assunto: |
|
|
Olá Marcos...
Ela está plantada em terra vermelha com umus, somente isso e mais nada. Está em um daqueles sacos pretos de plantio normal, sabe? Quando comprei a muda procurei saber a sua origem, o vendedor me disse que ela foi feita por plantio de semente, tudo muito simples, segundo ele.
Ela é uma mudinha com aproximadamente 30cm, não tenho como postar fotos, pois estou sem uma máquina no momento, mas asim que conseguir fotografa-la tentarei colocar uma amostra pra voceis.
De qualquer forma serão muito bem vindas as dicas de como eu posso preparar um substrato para essa espécie.
Obrigado pela atenção dispensada... _________________ "O caminho da Sabedoria é não ter medo de errar." |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jul 23, 2008 8:26 am Assunto: |
|
|
Pablo dá uma olhada nesse link: http://www.terrabonsai.com.br/DetalheInsumo.aspx?idProduto=241
Eu utilizo esse substrato comprado para minhas coníferas.
Se você não quiser usar esse substrato utilize um com pouca matéria orgânica. Use mais cacos de telha e pedriscos. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Pablo_Henryque
|
Enviada: Qua Jul 23, 2008 1:51 pm Assunto: |
|
|
Marcos valeu pelas dicas, gostaria da sua opnião quanto a um substrato que preparo, vê se serve...
25% de argila espandida triturada e peneirada;
25% de dolomita triturada;
25% de areia grossa peneirada (só os grãos maiores);
25% de terra preta adubada (essas que a gente compra nas floriculturas).
Tudos os grãos ficam com aproximadamente de 3 a 5 mm.
Ficaria bom com esse substrato?
O que seria essa materia orgânica que você citou?
Obrigado. _________________ "O caminho da Sabedoria é não ter medo de errar." |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jul 23, 2008 4:29 pm Assunto: |
|
|
Esse substrato seu está bom. Pode usar. Só não transplante agora. Espera chegar a Primavera. Matéria orgânica é terra vegetal essa mesma terra preta que vende em saquinhos. Eu misturo minha terra vegetal com esterco bovino bem curtido.
Acho que fica melhor. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Pablo_Henryque
|
Enviada: Qui Jul 24, 2008 2:19 pm Assunto: |
|
|
Belaza Marcos.
Mais uma vez obrigado!
 _________________ "O caminho da Sabedoria é não ter medo de errar." |