|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 19, 2008 1:08 am Assunto: novo Ficus |
|
|
Acabei de comprar esse ficus. Estou pensando em estimular as raizes aéreas no tronco e nos galhos para dar mais volume porque ele está meio magrelo, e acho que ele é um Ficus Boni, um galho quebrou que nem isopor acho que não dá para aramar. Críticas, sugestões e projeções são bem vindas.
 |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

Registrado: 28/01/08 Mensagens: 116 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Jul 19, 2008 2:30 am Assunto: |
|
|
olá! vc podia fazer um alporque do galho maior, ai vc teria um bonsai desse pequeno q ramificou à esquerda e do grande. Quanto a ter quebrado é normal esta espécie é difícil de aramar pela fragilidade dos galhos _________________ Abraço! |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Sáb Jul 19, 2008 8:30 am Assunto: |
|
|
Como vai Marcos.
De fato essa variedade não permite aramação... Os galhos são muito quebradiços... Já perdi galhos nos meus exemplares tentando aramagem.
Quanto ao crescimento de raízes aéreas, posso estar enganado, mas me parece que esta variedade não emite muitas raízes aéreas.
A opção do colega Muba é boa. Mas, também, sugeriria optar em deixá-la em vaso amplo ou escorredor e ver como ela responde ao crescimento, especialmente quanto ao espessamento do tronco e desenvolvimento do nebari (eu focaria nesta região). Com sol e adubação adequada.
Esta variedade pode vir a apresentar uma bela forma como bonsai, devido ao grande número de ramificações nos galhos e forma tortuosa no tronco.
Boa sorte.
Franz lopes |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sáb Jul 19, 2008 10:15 am Assunto: |
|
|
Marco,
Vc adquiriu o famoso ficus quebra-quebra, muito frágil nos trabalhos, no seu lugar seguiri os conselhos de Franz e tentaria direcionar apenas com podas de galhos e trações leves, adube bastante e deixe a natureza fazer sua parte, e antes que eu esqueça, tire logo desta bandeja de mausai e coloque em uma bacia para engorda.
Abraços fraternos.
Ps. Se quer raízes aéreas, dê preferência pelo ficus retusa, que além de emitir muitas raízes aéreas tb é muito resistente. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Qua Jul 23, 2008 7:45 am Assunto: |
|
|
Enquanto os galhos são finos e pouco lenhosos ainda dá para tracona-los bem. Mas faça com cautela.
Boa sorte.
Franz Lopes |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 24, 2008 11:19 pm Assunto: |
|
|
Amigos obrigado pelas sugestões. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|