FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

materia sobre estaquia de Pitanga ! opiniões
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Alex Fabiano
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/06/08
Idade: 53
Mensagens: 149

MensagemEnviada: Sex Jul 25, 2008 10:36 am    Assunto: materia sobre estaquia de Pitanga ! opiniões Responder com citação

Fuçando na net achei uma matéria sobre enraizamento estacas de pitangas em cameras de nebulização ( tipo estufa ), abaixo o link com o resultado da pesquisa, gostaria de saber a opinião dos colegas e experiências proprias com a espécie se alguém tiver.

http://www.seminarioicuesc.com.br/sistema/resumos/10_pag27.PDF
_________________
Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 42
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Sex Jul 25, 2008 2:01 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Alex, amigo cheguei agora do sítio do meu sogro, estava curtindo o restante de minhas férias. Olha só, pasme, em mais de trinta pés de Jabuticabeira encontrei apenas 3 frutos de jabuticaba ou seja como em cada fruto tem 3 sementes consegui nove sementes para você pois as frutinhas no pé estão todas verdes ainda. Vai amadurecer em uns 12 dias mais ou menos. E aí mando essas 9 sementes para você ou quer aguardar eu pegar mais semetes. Aguardo seu contato amigo.
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alex Fabiano
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/06/08
Idade: 53
Mensagens: 149

MensagemEnviada: Sex Jul 25, 2008 5:01 pm    Assunto: msg Responder com citação

Grande Marcos !

Vc está querendo me dar as sementes é isso ?

Eu tenho 2 Bonsais e Jabuticaba, quanto a cultivar por semente e esperar crescer.....rsssss..

não é outra pessoa que pediu sementes não ?

mesmo assim valew mesmo ! abraço !

vc consegue sementes de pitanga negra ?
_________________
Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/11/04
Mensagens: 106
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Seg Jul 28, 2008 8:23 pm    Assunto: Responder com citação

A tempos atraz passou no Globo Rural uma reportagem sobre goiaba e mostrava fazendo mudas com estacas em estufas pulverizadas .
_________________
Abraços..
Luby
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/12/06
Mensagens: 1485
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Seg Jul 28, 2008 9:27 pm    Assunto: Praxis Responder com citação

Pessoal

O resultado do experiento descrito é similar à experiência de vários colegas aqui do Fórum com a estaquia de muitas espécies de Mirtáceas: completo fracasso!
_________________
Ferreira

"Recife (PE)"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alex Fabiano
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/06/08
Idade: 53
Mensagens: 149

MensagemEnviada: Ter Jul 29, 2008 1:32 am    Assunto: pitanga Responder com citação

fiquei triste agora, e eu pensando que minha estaca de Pitanga estava pegando ( 2 meses na estufa de garrafa pet e já cheia de brotações )...
_________________
Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/11/04
Mensagens: 106
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Jul 29, 2008 9:18 am    Assunto: Responder com citação

Ja fiz estacas de jaboticaba e goiabeira que demoraram quase um ano para secarem ...
_________________
Abraços..
Luby
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 42
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Ter Jul 29, 2008 10:31 am    Assunto: Responder com citação

Gente sei da dificuldade de reproduzir duas espécies através de estaquia a Pitangueira e a Jabuticabeira, mas não é impossível. Mas um colega meu, agrônomo que trabalha em um viveiro disse para mim que essas duas espécies reproduzem bem em estufas pet se utilizado hormônio enraizador nas estacas de preferência bem lenhosas retiradas pela manhã e mergulhadas no hormônio por 24 horas e plantá-la em areia pura. Os resultados com o hormônio enraizador conhecido como Super Thrive foram para as duas espécies o seguinte: 78% das estacas enraizaram para a Jabuticabeira verificada 105 dias após o plantio e 72% para a Pitangueira.

Após ficar sabendo desse hormônio o mesmo me disse que seu comércio está proibido e adquiriu o produto com um intermediador direto dos Estados Unidos.

Consegui comprar esse hormônio por R$ 15,00 cada frasco de 10ml com o Rock Júnior da Terra Bonsai. O produto é bem concentrado dilui 4 gotas por litro de água. Fiz 40 estacas de Jabuticabeira em estufas pet já tem uns 29 dias e estão com brotações. Vamos ver se vai vingar.
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/11/04
Mensagens: 106
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Jul 29, 2008 7:23 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos vi num globo rural à tempos que mostrava fazendo mudas de goiabeira num viveiro comercial era uma estufa que de tempos em tempos saia uma pulverização para controle da umidade e eram usados as ponteiras novas com umas 3 a 4 folhas cortadas e ja ouvi dizer que fazem assim tb com a jaboticaba e talvez a pitanga vai junto tb, alporque de goiabeira eu ja fiz e consequi tirar uma muda de pitanga e jaboticaba nunca tentei não....mas o negocio é tentar estou com umas 3 estacas de jabo ja a quase uns 8 meses na areia e estão com uma brotação boa mas não sei se ja enraizaram não, pois ja tive casos de estacas que demoraram quase 8/9 meses para secarem ....
_________________
Abraços..
Luby
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 42
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Ter Jul 29, 2008 7:33 pm    Assunto: Responder com citação

Lubisomem nós temos que ter em mente que se vingar os galhos o ganho de tempo será enorme, pois minhas 40 estacas foram feitas de galhos que já reproduziram, ou seja se uma ou duas vingar vou economizar um tempão se analisar o fato de obter mudas por sementia que leva até década para frutificar.

Então nós temos que ser como você mesmo. Persistente, pois mesmo sabendo que esperou quase um ano com uma estaca de Jabuticabeira que não enraizou e morreu, é tentar novamente. Quem sabe uma hora dá certo. Será muito legal.

E você usa algum enraizador nas suas estacas de Jabuticabeira???
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alex Fabiano
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/06/08
Idade: 53
Mensagens: 149

MensagemEnviada: Ter Jul 29, 2008 9:21 pm    Assunto: Responder com citação

Minhas estacas de pitanga estão tão bonitas que custa acreditar que não não vingar....

acerola é ruim de pegar de estaca também ?
_________________
Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 42
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Qua Jul 30, 2008 8:25 am    Assunto: Responder com citação

Aerola é mais fácil que pitanga.
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/11/04
Mensagens: 106
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Jul 30, 2008 1:03 pm    Assunto: Responder com citação

Normalmente não tenho usado enraizador não, descasco um pedaço e coloco na areia de rio pura mesmo.
_________________
Abraços..
Luby
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/11/04
Mensagens: 106
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sex Jul 24, 2009 6:31 pm    Assunto: Responder com citação

Bem as minhas estacas continuam verdes ate hoje mas ainda não emitiram brotações não, mas continuam verdes, a luta continua companheiros...
_________________
Abraços..
Luby
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil