Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marly 2009
Registrado: 07/08/09 Idade: 58 Mensagens: 44 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Dom Ago 28, 2011 2:18 pm Assunto: Ficus Benjamina |
|
|
Gostaria da opiniões sobre esse ficus: poda, desfolha, transplante e o que precisar.[url]
Uploaded with ImageShack.us[/url] |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Dom Ago 28, 2011 2:45 pm Assunto: |
|
|
Na minha umilde opinião é um exelente material.
E sugiro:
*1 uma desfolha total.
*2 uma aramação para abaixar mais os galhos e poda (aliada a aramação ela resolverá o problema da triangulação da copa).
*3 plantar numa bacia grande pra vc organisar melhor essas raizes aereas, se vc conseguir fazer com que todas se afatem mais do tronco(principalmente essa mais gorça ai a esquerda) e que todas atinjam a terra, acho que vc vai conseguir um efeito muito legal.
Parabéns pelo material! _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
pmaia 2.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Mensagens: 235 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Dom Ago 28, 2011 3:36 pm Assunto: |
|
|
Prezado Guilherme,
pegando uma carona na sua resposta me surgiu uma dúvida: O Ficus aceita bem desfolha total? Pergunta de iniciante... _________________ "Crescer significa mudar e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido." |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Ago 28, 2011 3:48 pm Assunto: |
|
|
não é recomendavel desfolhar totalmente essa especie.
parece tambem que seria um ficus boni cuidado ao arama-lo, se for o boni mesmo ele é muito quebradisso.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Dom Ago 28, 2011 4:00 pm Assunto: |
|
|
Pmaia, ai vc me apertou sem abraçar.
não reparei que era ficus boni, com o ficus retusa eu desfolho totalmente e eles brotam tranquilamente, nunca tive problemas.
Mas se a planta estiver sadia acho que num tem problema desfolhar não.
Vamos aguardar a opinião dos mais experientes. _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Ago 28, 2011 8:13 pm Assunto: |
|
|
A mim parece mesmo um Ficus benjamina. Com relação à desfolha vou dizer um pouco da minha experiência:
Ficus retusa - aceita bem a desfolha total
Ficus nerifolia - já fiz desfolha total sem problemas, não sei dizer se aceita bem ou apenas tive sorte...
Ficus natalensis - idem
Ficus benjamina - desfolha parcial deixando as últimas folhas/brotos dos galhos como na foto abaixo. Sei que no caso desta variedade pode-se perder a planta numa desfolha total
Ficus boni - idem
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9324
Abraços.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|