|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ptklopes
|
Enviada: Dom Jul 27, 2008 6:23 pm Assunto: minha jabuticabeira, sua historia e sua opinião (por favor) |
|
|
Bom é o seguinte no inicio deste ano, resolvi começar a cultivar bonsai! Pra ser mais exato uma jabuticabeira que encontrei no quintal da tia da minha namorada. A historia dela é a seguinte: ela era um galho de uma árvore ja formada de aproximadamente 20 anos. Num natal qualquer ha 14 anos mais ou menos, ela foi cortada e enfiada numa lata de tinta e usada como árvore natalina. até ai tudo bem só que algo que deveria ser "descartavel" acabou vingando e ao longo desses 14 anos, se fortificando e enraizando dentro dessa lata de tinta ja mencionada. Beleza acho que ja deu um bom resumo agora vamos ao que interessa.
no inicio desse ano resolvi tira-la da lata e passa-la para um vaso. Com isso acabei fazendo uma poda drástica no estilo "acho que sei exatamente o que estou fazendo" de galhos e raiz. Por sorte a mocinha nao morreu e até que vingou. dai pra frente, a unica coisa que mudou foi que eu tirei do vaso e pus no escorredor para criar mais raizes perifericas( acho que é assim que se chama!?) pois bem sem mais delongas segue abaixo fotos dela logo no inicio do ano apos "as podas" e de hoje 27 de julho peço opiniao do que eu devo fazer pra transforma-la num belo bonsai pois pretendo torna-la um bem de familia pra passar de geraçao em geraçao gostaria de opinioes sobre cuidados e estilo se possivel, desde ja agradeço e peço licença pra compartilhar com voces meu boansai!!!!!!
 |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 27, 2008 7:11 pm Assunto: |
|
|
oi, sua jaboticaba tem um movimento legal do tronco. eu gosto da segundo foto como frente.
outras pessoas do fórum logo darão outras sugestões e farão algumas projeções. abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

Registrado: 03/03/07 Idade: 46 Mensagens: 315 Localização: Fortaleza-Ce
|
Enviada: Dom Jul 27, 2008 7:39 pm Assunto: |
|
|
Oi, que belo material você tem em mãos, heim amigo.
Eu estou atrás de uma jabu deste porte, parabéns pelo achado.
Acho que deve esperar ela desenvolver mais no escorredor, pra definir os galhos secundários, pra fazer a triangulação da copa.  _________________ Franciane |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Dom Jul 27, 2008 9:32 pm Assunto: Minha opinião |
|
|
Seja muito bem vindo ao fórum.
Amigo Lopes, que excelente material para iniciar. Concordo com nosso amigo sobre a segunda foto ser a frente da planta.
Sobre o escorredor, na minha opinião colocaria esta planta em uma bacia maior (mais larga e mais rasa,facilitando o crescimento radial das raízes capilares) com vários furos para a drenagem do substrato (para jaboticabeira aconselho um substrato rico em matéria orgância, algo como 70% terra vegetal e 30% caco de telha moida) não faça poda de raízes agora.
Acredito que estas mudanças daria uma turbinada em sua planta. Com uma brotação vigorosa, dentro de algum tempo poderá começar desenha a copa de sua planta, mas não deixe os galhos crescerem muito, use a técnica de desfolha para densificar sua copa. Procure desenhar uma copa mais arredondada, ficaria algo muito mais natural, e lembre-se dos patamares e de mostrar a estrutura de sua planta que diga-se de passagem tem um movimento de tronco muito bonito.
Espero ter auxiliado em algo, são opiniões de um iniciante. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Jul 28, 2008 1:45 am Assunto: |
|
|
Amigo,
seja bem-vindo ao fórum. Você tem um ótimo material em mãos. A minha sugestão seria podar nas marcas em vermelho, modelar e fazer a triangulação como nesse exemplar da foto.
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Jul 28, 2008 7:58 pm Assunto: |
|
|
Amigo usaria a terceira foto como frente. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
ptklopes
|
Enviada: Seg Jul 28, 2008 10:25 pm Assunto: |
|
|
gente simplesmente muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigado é isso ai preciso de ideias pois to meio no escuro. Paulo, Franciane , Edmilson, Edsone Marcos concordo, tbm acho a mocinha uma otima matria-prima, tbm adoro o movimento do tronco.
Paulo to em duvida entre a terceira e quinta "foto" como frente.
Franciene vou deixar beeeem mais tempo ela no escorredor tbm acho que ela precisa desenvolver mais.
Edmilson só tira uma duvida: vc trocaria o escorredor ou poria esse escorredor numa mamadeira? brigado pelo tipo de subistrato tava precisando saber qual.
Edson brigadao pela foto ja ta arquivada no pc e simplismente adorei a ideia, acho que vai ser por ai mesmo o desenho da mocinha
Marcao valeu pela opiniao
e muuuuuuito obrigado a todos mais uma vez  |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Ter Jul 29, 2008 6:55 pm Assunto: Opinião |
|
|
Caro amigo, nosso objetivo é poder ajudar sempre, pois também recebemos muita ajuda.
Quanto a sua dúvida eu retiraria deste escorredor, colocaria em um vaso baixo e bem largo, com vários furos para facilitar a drenagem. Como dica já usei aueles caixotes de uva (5kg) tem mais ou menos uns 5 cm de altura e mais de 30 cm de largura. Isto possibilita que as raízes cresçam lateralmente, o que é muito bom a não ser que pretenda o estilo raiz exposta, mas como este estilo não se adapta muito bem para jabuticabeira, minha dica pode ser útil.
Abraço fraterno |
|
|
 |
ptklopes
|
Enviada: Ter Jul 29, 2008 9:40 pm Assunto: Re: Opinião |
|
|
Edmilson escreveu: | Caro amigo, nosso objetivo é poder ajudar sempre, pois também recebemos muita ajuda.
Quanto a sua dúvida eu retiraria deste escorredor, colocaria em um vaso baixo e bem largo, com vários furos para facilitar a drenagem. Como dica já usei aueles caixotes de uva (5kg) tem mais ou menos uns 5 cm de altura e mais de 30 cm de largura. Isto possibilita que as raízes cresçam lateralmente, o que é muito bom a não ser que pretenda o estilo raiz exposta, mas como este estilo não se adapta muito bem para jabuticabeira, minha dica pode ser útil.
Abraço fraterno |
valeu Edmilson eu tava querendo realmente tira-la do escorredor so nao sabia se era a hora certa!! |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Jul 30, 2008 10:27 am Assunto: |
|
|
Olá, boa planta vc tem aí.
Para reenvasá-la vc tem que estar seguro de que ela está um bom tempo neste escorredor, que já está bem "pega", pois vc já teve sorte o suficiente com ela e sabemos que a época não está legal ainda para transplantes, mas reenvases, ok! Sem mexer no raizame.
Acho que as raízes periféricas no qual vc mencionou, são as raízes capilares, creio eu... são aquelas fininhas responsáveis pela alimentação, retenção de água entre outras funções.
A idéia do Edson ficou muito boa, eu iria por ali!
Grande abraço e boa sorte!
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
ptklopes
|
Enviada: Sex Ago 01, 2008 11:45 pm Assunto: |
|
|
fabiano valeu! Tbm gostei da ideia do edson e é por ai mesmo que eu vou. acredito que seja melhor mecher nela a partir de setembro. com as dicas dadas aki pelos colegas acho que ja to com uma boa direçao pra mocinha
desculpe pelos "perifericos" da vida  |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Sáb Ago 02, 2008 12:58 pm Assunto: |
|
|
Amigo Lopes,
Como disse o Fabiano, tenha cautela com mais transplantes. Creio que já foi o bastante por este ano... Não abuse da sorte com esse belíssimo exemplar... No mínimo, tenha cautela.
Também concordo com o Paulo, tomaria a segunda foto com frente da árvore.
Parabéns!!!
Abraços,
Franz Lopes. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|