FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Iniciando com Jaboticaba - contribuições muito bem vindas!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
igorgomes

MensagemEnviada: Sáb Jul 26, 2008 12:40 am    Assunto: Iniciando com Jaboticaba - contribuições muito bem vindas! Responder com citação

Olá Pessoal!
Bem, sou principiante e esse é meu primeiro bonsai. Achei esse forum e já gostei muito pela ajuda que vcs disponibilizam. Já li bastante sobre adubagem, regas, aramação, desfolha, mas necessito de algumas dicas. Ganhei essa jaboticabeira da minha namorada. Ela comprou no Extra, daí vcs já sabem né. Então queria a opinião de vcs principalmente com relação a poda e momento ideal de desfolha, já que moro em João Pessoa - PB e as estações aqui não são bem definidas. Não fiz nenhuma intervensão no bonsai, portanto gostaria de opiniões, inclusive para escolha da frente.

Aí vão as imagens:

Lado A

Lado B

Obrigado a todos!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nabase
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 26, 2008 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

A sua muda é bem bonita e tem futuro, mas em primeiro lugar deve colocá-la em um escorredor e deixa-la descançar e encorpar... por uns dois anos e depois começar a trabalhar com ela.
Um abraço...

Natalino Sampaio
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 26, 2008 9:44 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Igor,

De antemão, seja bem vindo ao fórum. Very Happy

Como disse o amigo Nabase, faça um transplante para um escorredor ou vaso maior, com substrato drenante, mas com boa dose de material orgânico (as Jabus gostam muito). Em seguida coloque a planta em local mais sombreado e vá recolocando ao sol aos poucos.

Cuidado nas regas, não exagere, porém lembre-se que jabus gostam de boa umidade permanente.

No mais, deixe-a se desenvolver por um bom período e ver que caminho a seguir.

Aqui na Paraíba temos um grande bonsaista, o mestre Sergivaldo, que alem de ser uma fera no assunto é uma pessoa extraordinária que adora receber praticantes da arte em seu viveiro, recomendo entrar em contato com o mesmo.

Boa sorte. Wink

Abraços

Franz Lopes.
igorgomes

MensagemEnviada: Seg Jul 28, 2008 8:30 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas dicas pessoal! Vou coloca-la no escorredor, mas antes o que vcs indicam para composição do substrato?
Muito legal saber que aqui no forum tem conterrâneos para compartilhar informações!

abraço,

Igor
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 28, 2008 11:02 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo,

A composição varia bastante. Depende mais da preferência de cada um, mas deve seguir alguns princípios relacionados à espécie.

Jabus gostam de uma boa dose de matéria orgânica no substrato.

Portanto eu recomendaria: 30% de pedriscos (baixa granulometria, em torno de 2 a 3 mm), 30% de terra vegetal, 20% de casca de pinus e 20% de cacos cerâmicos (estes, também, com baixa granulometria).

A composição pode variar, o importante é que seja drenante, mas com boa retenção de umidade e que tenha boa dose de matéria orgânica.

Abraços e boa sorte. Wink

Franz Lopes
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 29, 2008 7:08 pm    Assunto: Boas vindas Responder com citação

Amigo Igor, seja muito bem vindo ao fórum.

Na minha modesta opinião, substituiria o escorredor por uma bacia larga e baixa, com vários furos para facilitar a drenagem.

Quando a planta em si, não sei se tem em mente um bonsai pequeno ou algo maior mas em ambos os casos começaria a planejar algo em relação a tamanho e estilo. A madeira da jabuticab é bem resistente e depois de solidificada além de demorar muito tempo para mudar de posição, dificilmente não fica marcada pelos arames.
As jabu aceitam muito bem a tecnica da desfolha, isto densifica a brotação e diminui o tamanho das folhas e pelo menos aqui no sudeste estamos na época ideal para realizar este procedimento.
Quanto ao grande mestre Sergivaldo, entre em contato com ele através de MP ou mesmo pelo site www.nativosdonordeste.com.br.

Abraço fraterno
igorgomes

MensagemEnviada: Ter Jul 29, 2008 9:30 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu novamente gente!
Franz, vc poderia me indicar algum lugar aqui em Jampa que venda esses produtos?

abraço,

Igor
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: