Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
pedro pires 1.o PASSO

Registrado: 22/06/05 Mensagens: 164 Localização: Lisboa-Portugal
|
Enviada: Qua Jun 22, 2005 3:14 pm Assunto: Oliveira: mundança de vaso |
|
|
Bom dia!
Comecei por plantar uma semente de oliveira(misho)e passei-a para um vaso maior, para que a planta se desenvolvasse(yamadori)
Gostaria que me explicacem com que idade é que eu devo mudar a minha muda de oliveira para um vaso bonsai(bandeja)
A minha Oliveira tem cerca de dois meses!
Obrigado pela vossa atenção! _________________ Abraços
Pedro
|
 |
Tecnolobo 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 22, 2005 5:58 pm Assunto: |
|
|
Saudações Pires
Cara não é especificamente uma questão de idade e sim de formação junto com estruturação do trabalho, que durante esse periodo de crescimento + envelhecimento + formação é mais aplicavel que fique no vaso de treinamento, esse muito maior que o vaso Bonsai.
Yamadori é muda colhida da natureza.
Abração. _________________ " ... Faça ou não faça: a tentativa não existe."( Yoda) ... |
|
|
 |
pedro pires 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 23, 2005 5:35 am Assunto: |
|
|
Obrigado pela resposta tecnolobo!
Esta a enriqueceu o meu conhecimento a cerca dos bonsais  _________________ Abraços
Pedro
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jun 28, 2005 8:31 pm Assunto: oliveira |
|
|
Cara, me pergunto porque não temos semente de oliveira no Brasil, para plantar, como o colega bonsaista de Portugal fez...
Obtivemos mudas, quase sempre estaquias enxertadas de maneira o mais primária possivel. e só.
O que sugiro ao colega bonsaista portugues é que, se tiver espaço, plante no chão. enterre o recipiente em que sua planta se encontra, fazendo antes um furo maior no fundo. escolha um terreno com boa drenagem. cave um buraco com o triplo do tamanho do recipiente. faça um buraco de pelo menos 50cm de profundidade, colocando no fundo uma pedra, uma laje de concreto ou qualquer outro dispositivo que iniba a ação da raiz pivotante da planta, de maneira que voce possa controlar a estrutura de raiz.
Em tres anos sua planta terá atingido um tamanho e grossura melhor do que mantendo apenas no recipiente atual.
Se não dispuser de espaço para isso, nem tiver algum colega que o auxilie, então paciencia. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Nuvem_Branca 2.o PASSO

Registrado: 20/06/05 Mensagens: 266 Localização: Santarém - PORTUGAL
|
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Jun 28, 2005 8:35 pm Assunto: |
|
|
Olá Pedro !!!!!!!!
Considero a Oliveira uma das plantas para Bonsai das mais lindas.
Ganhei uma vez uma bonitinha que acabou morrendo, me disseram que aqui na minha cidade ela não consegue sobrevier.
Soube também que o enxerto na oliveira é de Ligustrum, o Ligustrum é o "cavalo". Alguém sabe me explicar isso ??
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Nuvem_Branca 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 28, 2005 8:39 pm Assunto: |
|
|
O enxerto geralmente faz-se numa árvore mais resistente! Uma oliveira vamos imaginar que vive 20 anos (exemplo)... se for enxertada numa árvore mais resistente poderá viver 40 (exemplo). _________________
http://www.bonsaimilenar.com
http://aufauf.blogs.sapo.pt |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jun 28, 2005 8:55 pm Assunto: oliveira |
|
|
Nuvem Branca, infelizmente as azeitonas que consumimos não são "in natura". Elas passam por um processo de industrialização na cura que simplismente nao permite que, apos consumir a polpa do fruto, se possa plantar a semente e faze-la germinar.
Quanto ao cavalo usado para a enxertia, não sei se é usado ligustro. Em pesquisa na internet, soube que um técnico da Embrapa da cidade de Santa Maria, em MG, trouxe diversas mudas comuns da Europa para tentar produzir azeitonas no Brasil. Não soube do resultado desse experimento.
aliás, alguem sabe como é que se faz com a azeitona depois de colhe-la, para conservá-la? digo isso no sentido de que possuo duas arvores de azeitona preta da pérsia, cujos frutos são maiores que o da oliveira comum, e de cor escura. Não consigo colhe-los e processa-los para consumo. Dicas? _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 28, 2005 9:03 pm Assunto: Cavaleiro |
|
|
Ângela,
Quando você faz a enxertia o "cavalo" é a planta que receberá o enxerto ("cavaleiro"). Entendeu?
Abraço!
Fábio |
|
|
 |
Nuvem_Branca 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 29, 2005 5:35 am Assunto: |
|
|
Tenho aqui pessoal amigo que tem bastantes oliveira, vou informar-se se eles as costumam enxertar... relativamente as outras arvores sei que o fazem (pereira, pessegueiro, ...), mas na oliveira não sei.
As oliveiras aqui nascem com grande facilidade, já me aconteceu estar a comer azeitonas e a atirar os caroços para a terra e passado algum tempo... nasceram! Aliás, vou recolhe-las da terra para tentar fazer uns Bonsai!!!
As azeitonas aqui para se comer... apanham-se (hehe... como é obvio) e depois temos várias opções, dentro de um recipiente grande:
- Guardam-se envolvidas em sal durante uns meses
- Guardam-se em água e vai-se mudando regularmente de água.
- Britam-se (cria-se um rasgo na polpa da azeitona) e guarda-se em água.
Isto serve para tomar a azeitona mais agradavel ao paladar.
Quando for a altura de comer, vai-se retirando do recipiente principal, e temperam-se com, sal, oregão, alho e limão e geralmente em 3 dias estão capazes de comer...
depois é só guardar o caroço e atirar para a terra que eles nascem sempre!!!! hehe _________________
|
|
 |
pedro pires 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 29, 2005 7:08 am Assunto: |
|
|
Nuvem branca,
foi o que me aconteceu. estava a comer azeitonas deitando os caroços para a terra, e dai nasceram duas oliveiras!
Vou deixalas crescer para depois tranforma-las em bonsai!
Obrigado pelas respostas!  _________________ Abraços
Pedro
|
 |
pedro pires 1.o PASSO

|
|
|
 |
Nuvem_Branca 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 29, 2005 3:11 pm Assunto: |
|
|
Informei-me aqui em PORTUGAL com o pessoal que tem oliveiras e os enxertos que eles têm são feitos de oliveira noutra oliveira... ou pq uma especie é mais resistente... ou porque dura mais anos... ou porque o fruto é melhor... _________________
|
|
 |
pedro pires 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 29, 2005 5:49 pm Assunto: |
|
|
hey!
obrigado pela dica
comprimentos
Pedro _________________ Abraços
Pedro
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Jun 29, 2005 7:42 pm Assunto: |
|
|
Oi NICKY, Sônia, Fábio, Pedro !!!!!
Nicky, adorei o que você escreveu, mas a Sônia deixou todos, com certeza, BABANDO. Deve ser fantástico !!!! Por acaso a árvore é grande ? Ela não pode ser consumida imediatamente após a retirada da árvore ? (desculpe a ignorância)...
Fábio, eu sabia sim, mas a planta que ganhei, na época quem me deu, disse que o "cavalo" era de um ligustrum. E as folhas desta planta pareciam um pouco com esta planta.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
|