|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Qui Nov 06, 2008 1:15 pm Assunto: Esterco de Coelho |
|
|
Na busca de fertilizantes alternativos, e visto a facilidade, resolvi pesquisar um pouco sobre uso do esterco de coelho...
Tenho uns coelhos em casa num viveiro, e como eles produzem mto "adubo" achei um disperdício jogar fora...
Ainda não comecei a usar nas minhas plantas mas dei uma olhada na net sobre o falam do produto
Citação: | O esterco de coelho é um dos melhores adubos orgânicos que podem ser utilizados na agricultura, se comparado com o de outros animais. Nas análises químicas, esse tipo de esterco se mostrou superior, em comparação ao de outros animais.
Seu valor como fertilizante é muito grande e o seu emprego pode ser feito, com grande sucesso, em qualquer plantação, horta ou jardim.
O esterco de coelho é muito rico, principalmente em nitrogênio, fósforo e potássio, segundo comprovam análises feitas por vários departamentos técnicos de universidades no Brasil e no exterior, e nas quais foram encontrados os seguintes resultados:
*Nitrogênio 2,48%
*Fósforo sob a forma de anidrido fosfórico 2,50%
*Potássio, como óxido de potássio 1,33%
-Além desses elementos, são encontrados no esterco do coelho, embora em menor quantidade, cálcio, sódio, magnésio, enxofre, etc.
Adubo – Esterco de Coelho - Dosagem por m2 – 10 litros
|
Como disse, tenho os bichinhos em casa, junto com perus, galinhas, gansos e até um avestruz, das aves já recolhi o esterco p/usar, embora seja mais difícil pois elas ficam soltas, agora estou pensando em tentar usar o do coelho pois parece mais prático:
-eles estão confinados, é mais fácil pegar
-o "produto" é seco, mais fácil de trabalhar
-não tem odor forte
Alguém já usou?
Abraços! _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Sex Nov 07, 2008 8:38 am Assunto: |
|
|
Olá frk, Eu já utilizei esterco de coelho como adubo, é um ótimo adubo, como você disse, não tem cheiro, etc...
Acho interessante você compostá-lo antes de colocar direto nas plantas.
Aqui em casa eu uso um minhocário, onde jogo as bolinhas dos coelhos para usar posteriormente o húmus produzido pelas minhocas.
Já utilizei o esterco recém produzido nos meus cactos, onde eu colocava as bolinhas no fundo do vaso, até hoje não tive problema algum. _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 07, 2008 9:00 am Assunto: |
|
|
Obrigado pela resposta doolombo.
É isso mesmo que eu vou fazer, fazer a compostagem antes de usar...
Está separado já em um balde todo o "produto" dessa semana...
Ainda vou pegar de um amigo a forração da gaiola dos seus porquinhos da índia, e misturar às fezes dos meus coelhos junto com algumas minhocas....depois de curtido começo a usar...
Abraços! _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Sex Nov 07, 2008 1:00 pm Assunto: |
|
|
Frk, você pode fazer o seguinte.
Faz composto nas seguintes proporções: 3 partes de "palha" (fonte de carbono) e 1 parte de esterco (fonte de nitrogênio). Montagem da pilha de composto: 1 camada de palha, 1 de esterco, você vai alternando, daí você molha todos os dias e revire a pilha de compostagem periodicamente para que entre oxigênio. A mistura vai esquentar. Quando perceber que não está mais quente, depois de uns 4 a 6 meses, está pronto para usar o composto.
Não acho uma boa idéia misturar a palha com o esterco e as minhocas, pois você pode perder as minhocas quando iniciar a decomposição, pois a temperatura chega até uns 60°C.
Abraço _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 07, 2008 1:46 pm Assunto: |
|
|
Cara, mto obrigado pelas dicas...
Assim, que começar a usar eu posto por aqui os resultados...
Abraço! _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|