Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Jun 22, 2005 9:52 pm Assunto: BOUGAINVILLEA |
|
|
Também chamada de primavera ou três marias.
É uma planta perene originária da América do sul. Ao genêro de bougainvillea pertencem cerca de 40 espécies arbustívas e trepadeiras de folhas caducas, que se convertem em folhas perenes nos climas temperados.
Será isso mesmo ???
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 22, 2005 10:47 pm Assunto: Primavera |
|
|
Ângela,
Não sabia que a Bougainvillea era uma árvore de folhas caducas, imaginava que era justamente o contrário.
Alguém poderia confirmar???
Abraços,
Fábio
Editado pela última vez por Fábio em Sex Jun 24, 2005 8:39 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jun 23, 2005 8:17 pm Assunto: |
|
|
Olá Fábio !!!!!!
Estou querendo que alguém me explique mais coisas como: MANUTENÇÃO:
- quando do transplante;
- que tipo de substrato;
- qual a adubação adequada;
- como regar;
- quando da poda das raízes;
- quando da poda de ramos;
- como se faz a propagação e qual a melhor;
- quais as pragas e enfermidades que mais atacam esta planta;
- quais os melhores estilos... enfim......
Leio tanta coisa que se mistura.......
Abraços
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 23, 2005 8:32 pm Assunto: Primavera |
|
|
Ângela,
Não tenho muita experiência com essa planta, mas pelo pouco que conheço não acredito que seja necessária uma rega muito freqüente porque lá em Pádua tem uma Bougainvillea enorme que passa por um calor sinistro no verão e nem sente muito. Já o substrato, acredito que deva ser mais argiloso porque sempre que vejo mudas à venda sempre estão em um substrato assim.
E a forma de propagação, acredito que a estaquia deva ser a melhor porque há um grupo de bonsai em Niterói (bonsai do quintal) que utiliza muito essa planta por estaquia. Se bem que acho que foi vc quem me de essa informação.
Bom, é melhor esperar alguém mais experiente pra falar sobre as outras questões e a melhor forma de propagação, não é mesmo?
Ratto,
Que tal vc nos agraciar com sua experiência nessa área, já que há pouco tempo nos expôs um lindo bonsai de primavera.
Abraços!
Fábio |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jun 23, 2005 8:49 pm Assunto: |
|
|
Pois é Fábio !!!
O sítio quintal faz várias experiências... mas li que:
- devemos regar com regularidade durante a floração; antes e depois deste período; só se deve regar quando o substrato estiver totalmente seco, ou seja, no verão as regas frequentes e abundantes, mas sem exagero; no inverno devemos espaçar bem as regas;
- o substrato deve ser 70% de terra e 30% de areia grossa de modo a formar um substrato fértil, e leve, mas com textura mediana, capaz de reter uma quantidade de água razoável;
- a propagação só se efetua através de estaquia, mas de quantos cm´´s, de ramos novos ou velhos ? Isso eu não sei.
Preciso de ajuda.
Abraços
|
|
 |
SAMI KHOZAM 2.o PASSO

Registrado: 16/06/05 Idade: 72 Mensagens: 306 Localização: Niteroi - RJ
|
Enviada: Sex Jun 24, 2005 5:28 pm Assunto: |
|
|
Oi Angela
Participei de uma demonstração do Zezão no Jardim Botanico
do Rio de Janeiro ( evento Soc. Bras. Bonsai).
O Zezão recomenda enfiar as estacas em areia (de rio),
o resto é na base de enraizador.
Sami |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 24, 2005 6:03 pm Assunto: |
|
|
e outro detalhe...
Nao pode jogar agua nas flores...
As flores morrem mais rapido!
Abraços _________________ Antonio Badu |
|
|
 |
Raijin 1.o PASSO

Registrado: 08/01/05 Idade: 46 Mensagens: 141 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sex Jun 24, 2005 8:18 pm Assunto: Oi gente |
|
|
Angela realmente são a mesma planta sim mais detalhadamente (bougainvillea glabra) ou primavera arbórea chega até 20m de altura mas demora uns bons anos para isso e tem flores rosa, existe tambem as espectabiles que são trepadeiras e tem de muitas cores.
Método de cultivo é por estaca que se reprodus mais facilmente mas tem sites na net que vende sementes principalmente na europa, substrato organo argiloso se for no saquinho, se for cultivar como bonsai usar 1 parte de pedrisco 1 parte de terra vegetal e 1 parte de terra granulada normalmente se cultiva em vasos médios, adora sol ou seja heliófita e higrófita ou seja adora agua, a arborea dificilmente perde as folhas e as trepadeiras perdem as folhas no frio do inverno coisa dificil de ocorrer no rio de janeiro, madeira delicada apodrece com facilidade.
Se tiver qqer duvida pode perguntar  _________________ Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações! |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jun 25, 2005 5:12 pm Assunto: |
|
|
Olá William !!
Muito obrigada pela dica, havia me esquecido do site.
Abraços
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Jun 25, 2005 10:42 pm Assunto: |
|
|
Ângela !
Continuando as informações todas, dadas acima, pode-se fazer estacas grossas sim. Já fiz até de 7 cm.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Jun 26, 2005 7:04 am Assunto: |
|
|
Angela,
aumentando um pouco as informações acima, como já foi dito o modo mais rápido para se fazer propagação é por estaca ou retirada do tronco do chão.
é uma planta muito resistente à transplantes ou estaquia, que podem ser de grande porte, o nickfuri retirou uma que deve ter uns 50 cm de base, é um "monstro". pede prá ele pôr a foto.
tenho duas que retirei do chão:
a primeira está há 2-3 anos no pote:
a segunda retirei há um mês e hoje(não tenho a foto) já está cheia de brotos:
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jun 26, 2005 11:40 pm Assunto: |
|
|
Oi Jackson !!!!!!!!!
Muito obrigada !!!
Aliás, muito obrigada a todos que estão me ajudando !
Abraços
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jun 28, 2005 8:21 pm Assunto: primavera |
|
|
Angela,
As informações que voce tem sobre primavera permitem ver que, ao segui-las, suas plantas certamente terão um desenvolvimento pleno e recompensador.
Como disseram varios colegas, a primavera é uma planta excelente para pegar de estaca. NÃO IMPORTA A GROSSURA DA ESTACA OU O TAMANHO.
coloquei em caixa alta para deixar isso bem claro. tenho mudas em desenvolvimento, obtidas de plantas adultas, com tamanhos os mais variados.
Um colega bonsaista aqui de Brasilia, o Francisco, tentou fazer enxertia, mas infelizmente creio que ele escolheu o periodo errado e não obteve exito. Mas isso não quer dizer que não possa ser tentado com exito.
Recentemente fizemos, um colega e eu, yamadori de duas primaveras com troncos de 60cm de espessura na base uma, e outra de 40cm. Ambas estão emitindo folhagem vistosa e vigorosa. Foram inicialmente plantadas apenas em areia grossa. dois meses depois, iniciei adubação com torta de mamona e farinha de osso, parando agora, pois é periodo invernal.
oportunamente, caso interesse a voce, postarei fotos de algumas estacas que estou desenvolvendo. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jun 28, 2005 8:26 pm Assunto: |
|
|
Oi Nickyfury !!!
Muito obrigada por ter respondido.
Claro que gostaria de ver suas fotos.
Meu sonho é possuir uma Bugainvillea grossinha e pequenina. As que possuo não têm estas caracterísitcas. As menores são fininhas e a maior também considero fina.
Abraços
|
|
 |
|