Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rinaldo 1.o PASSO

Registrado: 01/08/08 Idade: 58 Mensagens: 125 Localização: Brodowski-S.P.
|
Enviada: Ter Ago 05, 2008 1:55 pm Assunto: Varias mudas e pre bonsais |
|
|
Como conversado com o amigo Edson, segue várias fotos de minhas crianças
esta ganhei debilitadissima, esta em um vaso ceramico de aproximadamente 20 cm de boca por 18 de altura
cambuci, cerejeira do rio grande, pitanga, mini romã, pingo de ouro, pinha, estacas de siriguela caliandra e shinnus.
Estão com o tronco pouco mais grosso q uma caneta.
O chorão está com o caule de aproximadamente 2 cm
A castanheira está com o caule de aproximadamente 5 cm onde tem a brotação.
o caule esta com cerca de 2 cm
A castanheira teve uma queda no viveiro e fraturou feio depois da curva coloquei uma camara de ar pra ver se não aumentará.
nesta foto estão o oiti, castanha, chorão e ipê de jardim.
Caliandra 12 anos já comprei formada, estou pensando em mudar o estilo.
Minha primeira cria , não sei q estilo fazer.
O PN foi para o vaso a uns 30 dias.
A jacaré tbm está em um vaso de 20 de boca por 18 de altura.
estas estão com o caule da espessura de uma caneta ou um pouco mais, como faço pra aumentar isto com mais rapidez e pouco espaço?
Os ficus estão com tronco de +ou- 2 cm e com cerca de 70 com, posso fazer poda drastica deixando apenas os brotos mais baixos?
O Shinnusesta com o caule de 2,5 cm mas a parte de baixo ja esta com uns 5 cm deixei um pouco descoberta pois o vaso não coube as pivotantes estavam muto grossas e circulares não tive coragem de cortar muito pois tirei oq dava das q estavam para baixo.
Os vasos tem 18 de boca por 15 de autura.
Este já peguei tem 9 anos e coloquei numa base de coca cola 3 litros pra ver se aumenta o volume do tronco pois estava num vaso muito pequeno tbm plástico.
Estas são os bebês estou completamente aberto a dicas e criticas construtivas, pois estou aqui para aprender.
Agradeço desde já as dicas.
Abraço Rinaldo _________________ O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
Rinaldo 1.o PASSO

Registrado: 01/08/08 Idade: 58 Mensagens: 125 Localização: Brodowski-S.P.
|
Enviada: Ter Ago 05, 2008 5:02 pm Assunto: Pau Brasil? |
|
|
Sambarilove, peguei estas mudas as q tem uma tela de viveiro atrás, no viveiro municipal de Ribeirão Preto, me disseram lá se tratar do flamboyan mirim e comum, será q são pau brasil?
Elas tem o tronco bem lisinho se acharem melhor pra identificação posso tirar uma foto mais aproximada.
Estou gostando muito do forum pela maneira q tratam os principiantes e as nossas plantinhas queridas.
Continuem assim
Obrigado
Abraço
Rinaldo _________________ O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Ago 05, 2008 5:33 pm Assunto: |
|
|
Rinaldo, sem dúvida tens aí um abundante material. Eu também como principiante tenho arrecadado um pouco de tudo, especialmente bem no início. Agora, já com bastante material começo a selecionar um pouco mais o que levar para casa.
Digo isso porque a maior parte de suas plantas vai precisar, crescer e "engordar" bastante antes de pode trabalhar como bonsai, mas já podes ir dando algum direcionamento. Para engordar elas procure neste fórum, através da ferramenta de busca na parte superior da página, tópicos sobre "escorredor e mamadeira", sem dúvida a melhor técnica para fazer as plantas drescerem rapidamente.
Já podes trabalhar bem a Caliandra e este último ficus que está na coca cola. O chorão poderia aproveitar que ele brotou bem baixo e cortar o tronco principal logo acima desta nova brotação, assim você jávai ganhar conicidade de tronco a partir de baixo.
Bom são apenas idéias do que eu faria. Espero ter ajudado, mas também estou aqui especialmente para aprender.
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Rinaldo 1.o PASSO

Registrado: 01/08/08 Idade: 58 Mensagens: 125 Localização: Brodowski-S.P.
|
Enviada: Ter Ago 05, 2008 11:18 pm Assunto: Escorredos e Mamadeira |
|
|
Elio, e todos q acompanham o desenrrolar do forum, boa noite, eu estive mesmo pensando hj em passar algumas mudas para o escorredor e mamadeira, como vc mesmo falou tenho bastante material, estou afim de plantar algumas das mudinhas numa praça, ai terei mais espaço para poder fazer a mamadeira.
Qual a melhor opção de substrato para o escorredor e mamadeira, tenho usado nas minhas plantas uma mistura de 30% de pedra brita 3 a 5 mm com cascalho de rio tbm nesta granulometria, 40% de substrato para vasos e flores da vida verde e 30% de areia grossa misturada com caco de telha tbm 3 a 5 mm, ou terra granulada de barranco ou cupim.
Um dos meus problemas é q não encontro terra q tenha esta granulometria a terra aqui se compacta muito rapido pq tem areia demais acho eu.
Obrigado pelas dicas o chorão eu queria mesmo ter podado mais perto dos brotos mas como podei ele ainda dentro do viveiro e depois ia pegar mais de uma hr de carro fiquei com medo dele não aguentar assim q ele sair da recuperção podo o restante.
Qnt aos ficus oq acha de fazer uma poda drastica agora mesmo, podei as raizes no sabado 2/8.
Obrigado pelas dicas.
Abraço
Rinaldo _________________ O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Ago 06, 2008 9:45 am Assunto: |
|
|
Quanto ao ficus pode podar de imediato, mas não uma poda drástica no sentido literal, acho que já deves escolher o caminho e deixar os galhos principais para o que você deseja fazer com ele.
Quanto ao substrato do escorredor temque ser o mais drenante possível, com pouca (ou nada) terra. A mamadeira posteriormente deverá conter grande quantidade de "comida". Quem tem acesso normalmente usa esterco de animais em 60-70% e o restante terra. Como eu disse, pesquisando você encontrará a forma que melhor se adapta a sua situação. Não podemos usar as mesmas regras para quem mora em apartamento ou quem mora (como eu) numa chácara de vários hectares.
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Ago 06, 2008 10:55 am Assunto: |
|
|
Rinaldo, beleza de material para projetar bons bonsai. Segue as dicas d Élio, são perfeitas.
Parabéns Élio, suas colocações sã muito pertinentes. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Rinaldo 1.o PASSO

Registrado: 01/08/08 Idade: 58 Mensagens: 125 Localização: Brodowski-S.P.
|
Enviada: Qua Ago 06, 2008 8:13 pm Assunto: poda |
|
|
Peço q me ajudem a ter uma luz sobre como porceder esta poda, pois ainda bem q o amigo Élio me disse fazer uma poda menos drástica, já visando oq daria pra ser feito com ele, mas não tenho ideias ainda se puderem me ajudar agradeço, espero daqui uns aninhos tbm poder dar meus palpites para novatos.rsrs
Abraço a todos.
Rinaldo
Ficus 1
Ficus 2
Oiti
Esta paineira posso tracionar pra ver se solta galhos vi algo falando desta técnica.
 _________________ O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Ago 07, 2008 11:52 am Assunto: |
|
|
Rianldo,
sobre os ficus 1 e 2 são plantas de folhas variegatas (de 2 cores). Não é recomendável utilizar estas plantas para bonsai. Não estou dizendo que não pode. O termo é este mesmo: não recomendável. Pelo fato de não darem ao bonsai uma aparência natural de árvore. Talvez não vale a pena gastar alguns anos em cima de plantas assim, para no futuro descartar. Então eu as plantaria num jardim ou coisa assim. Elas terão um crescimento mais rápido e se no futuro ainda quizesse utilizar poderia voltar a arrancar, mas com certeza eu não as usaria.
O terceiro ficus eu tiraria aquele galhinho que nasce perto do solo e cortaria o tronco principal acima do primeiro galho, deixando este primeiro galho como o novo seguimento da planta. Dá uma leve inclinada no tronco principal e com arame um movimento no galho fino. Colocando no escorredor e mamadeira, começaria aí a haver uma conicidade de tronco para o futuro.
A paineira faz uma poda drástica uns 3-4 cm acima de onde tens apontada a primeira seta preta. Não tenha medo. Ela vai brotar. Talvez somente no futuro vais entender este procedimento drástico.
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Qui Ago 07, 2008 2:45 pm Assunto: |
|
|
Rinaldo,
como foi dito várias plantas e muito trabalho no futuro....são os primeiros élos da corrente que nunca termina.
Parabéns pelas plantas e bom futuro para élas!
Um abraço - Ivanil |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Rinaldo 1.o PASSO

Registrado: 01/08/08 Idade: 58 Mensagens: 125 Localização: Brodowski-S.P.
|
Enviada: Qui Ago 07, 2008 8:58 pm Assunto: |
|
|
Elio:
Obrigado pelas dicas, estou pensando em fazer oq vc falou mesmo plantar ele numa praça e posso tirar depois e se for o caso ir tentando dar forma nele por lá mesmo e ai então arranca-lo ou não .
O terceiro é um Oiti posso fazer a poda como falou, tem algum problema qnt a isto, ser um oiti?
Ivanil :
Esta corrente q vc citou, pelo q estou percebendo neste pouco tempo q tenho por aqui realmete não termina oq é muito bom.
Obrigado pela atenção q estão me dispensando com duvidas muito primárias penso eu, muito obrigado por dividirem suas experiência.
Abraço
Rinaldo _________________ O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Ago 08, 2008 7:51 am Assunto: |
|
|
Rinaldo, pode fazer a poda tranquilamente.
O Galho que vai ficar garante a sobrevivência da planta.
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Rinaldo 1.o PASSO

Registrado: 01/08/08 Idade: 58 Mensagens: 125 Localização: Brodowski-S.P.
|
Enviada: Sáb Ago 09, 2008 1:06 am Assunto: |
|
|
Elio, hj a tesoura comeu solto aqui,(rsrs) fiz as duas podas do oiti e da paineira como disse.
Mais uma vez obrigado pela atenção e paciencia.
Abraço _________________ O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Rinaldo 1.o PASSO

Registrado: 01/08/08 Idade: 58 Mensagens: 125 Localização: Brodowski-S.P.
|
Enviada: Qui Maio 31, 2012 8:20 pm Assunto: atualizando fotos |
|
|
Depois de 4 anos de caminhada, a maioria destas plantas já não estão comigo.rsrsrs
Este jacaré é oq aparece com o PN e a serissa ambos finados.
Fcou neste pote por todo este pempo o ano passado sofreu seu primeiro trabalho Julio e Xameu, este ano já mandamos ele pra um vaso melhorou muito mas ainda tem umas podas a serem feitas assim q vierem novas brotações.
 _________________ O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Rinaldo 1.o PASSO

Registrado: 01/08/08 Idade: 58 Mensagens: 125 Localização: Brodowski-S.P.
|
Enviada: Dom Jun 07, 2015 2:36 pm Assunto: atualizando |
|
|
Boa tarde amigos faz tempo q não posto nada por aqui, esta planta é o ficus retusa q aparece na ultima foto.
Depois de quase 8 anos de paciência e algumas intervenções.
E uma caliandra tweedii da mesma época nem tem a primeira poda, pensei q ela não resistiria.rsrsrr
RInaldo
 _________________ O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|